alt1

Verdes

Aprenda a usar o verde! Ele é tom mais desejado do momento


 

O verde é versátil! Você pode escolher as tonalidades mais luminosas, que trazem um pouco de amarelo na composição, ou as mais escuras, carregadas de elegância. Com gama tão grande de nuances, dá até para brincar de degradê. Prefere algo mais discreto? Então, aposte em um único verde, em parede e teto, construindo um ninho - para você se abrigar na cor que representa a natureza por excelência. Os jeitos de usar o tom (que foi o mais escolhido pelos arquitetos e designers da exposição Janelas CASACOR 2020) varia. Encontre aquele que fala direto ao seu coração e, se preferir, faça um teste usando o Coral Teste Fácil, antes de pintar.

Que tal um degradê?

alt2

Thay Santana (@thaysantanta_arq)
Cores: Verde Radiante, Água com Limão, Amanhecer com Neblina, Espuma Cítrica, Aquário Verde e Pedra Italiana, nas faixas em degradê da parede e do teto.  
Produto: Coral Decora Matte 
Janelas CASACOR Santa Catarina

Olhe a paleta e defina três ou quatros tons de verde que combinam com sua casa. Então, divida a parede em faixas. Neste quarto, feito para uma influenciadora digital, as escadas que levam ao mezanino também fazem parte da composição. Deixando o tom mais escuro no fundo, você cria o efeito de túnel. A divisão das faixas, antes da pintura, é feita com fita crepe. Se você precisar de um profissional de pintura para te ajudar, pode buscar nas Páginas Coloridas da Coral. Encontre alguém próximo da sua casa e compare orçamentos sem compromisso. 

alt2

Luciana Paraíso (@lucianaparaiso)
Cores: Pomar de Maçãs, Verde Real e Sálvia de Verão, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Bahia

Se sua casa tem arcos, sancas, ambientes com pé-direito diferentes, ou mesmo vigas e pilares que não estão escondidos, o uso do degradê também é uma boa opção. Mesmo que a diferença entre os tons seja muito pequena, cria-se um movimento na arquitetura que altera a percepção do espaço. Os apaixonados de verdade pelo verde podem ainda fazer como a arquiteta dessa sala: buscar na decoração mais elementos para ressaltar a intenção da escolha. Aqui, o tapete e a cortina assumem esse propósito.  

Ganhe o infinito com um verde bem escuro

alt2

Marina Diniz (@marinadinizarquiteta)
Cores: Montana Infinita, nas paredes e forro, e Areias do Marrocos, na boiserie
Produtos: Coral Decora Matte (na cor Montanha Infinita), Coral Decora Diamante (na cor Areias do Marrocos)
Janelas CASACOR Minas Gerais

Todo mundo pensa que usar cor escura diminui o espaço. Será? Esta sala mostra que não. Ao escolher o verde Montanha Infinita da Coral, a arquiteta trouxe uma sensação de vastidão para a sala que reúne estar e jantar. Esse tipo de verde, com pigmento escuro na composição, traz a lembrança de um céu infinito. Com isso, tudo que é colocado sobre ele, se sobressai. É o caso da boiserie - único objeto de decoração da parede. Ela foi pintada com um tom bem contrastante e parece flutuar. Você pode escolher uma peça bastante importante da sua casa e, para destacá-la, utilizar um verde profundo.

alt2

Fernando Brandão (@fernandobrandaoarchitect)
Cor: Bordado Indiano, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR São Paulo

Mais um exemplo de como o verde escuro pode ajudar você a fazer o espaço crescer. O grafite de elefante, feito em placa de madeira, também parece estar solto da parede. Isso porque o Bordado Indiano, da Coral, afasta o fundo. Os demais móveis também ganham relevância, quando colocados a frente desse tom mais fechado. Se você tem vontade de saber como um verde desses ficaria em sua casa, faça uma simulação com o Coral Visualizer (para Android e IOS). 

alt2

Carol Horta (@carolhorta.arq)
Cores: Infinito, nas paredes e no teto da parte mais escura do home office, Banco de Neve, na parede e teto da parte mais clara, Além da Escuridão, na fachada da loja 
Produto: Coral Decora Matte 
Janelas CASACOR Minas Gerais 

O próprio nome da cor, aqui, mostra como é possível brincar com a imensidão apenas pintando a sua parede. Ele se chama Infinito! Repare como ele fica elegante em contraste com o branco Banco de Neve, da Coral. A arquiteta quis mostrar, com as duas cores, a passagem do tempo. Essa é, ainda, uma forma inteligente de setorizar o espaço.  

Verde na cozinha, sim!

alt2

Paula Guimarães (@paulaguimaraes.arq)
Cores: Verde Artesão, na parede, e Tempero Forte, nas prateleiras
Produto: Coralit Total Acetinado
Janelas CASACOR Minas Gerais

Existem tons de verde com composição mais quentinha - com toques de amarelo. É o caso aqui. O Verde Artesão é a cor de base, mas por trazer certo calor, dialoga muito bem com o vermelho Tempero Forte (usado nos detalhes de decoração). Observar objetos de decoração e mobiliário para fazer o mix de cor pode levar a felizes combinações, como essa. A parede foi toda pintada com esmalte Coralit Total, com leve toque acetinado.

alt2

Ney Lima (@neylimaarquitetura) e Walléria Teixeira (@walleriateixeira)
Cor: Verde Real, no forro
Produto: Coralit Total Acetinado
Janelas CASACOR Brasília

O verde tem mais uma vantagem: facilidade de combinar com qualquer tom. Com cinza? Vai bem. Com terracota? Vai bem também. Se você já tem uma cozinha pronta, com todos os armários planejados ocupando sua parede, pode levar a cor para cima. O teto colorido é um recurso ainda pouco utilizado, mas que traz novos ares ao projeto. E o verde se presta bem - pois seu reflexo harmonizará com as demais cores, como num bom prato gourmet.  

Um sopro de esperança e de energia para a área de trabalho

alt2

Marau Design (@maraudesign)
Cor: Trevo Pálido, nas paredes laterais
Produto: Coral Decora Seda
Janelas CASACOR Santa Catarina

É preciso lembrar do poder de cura do verde. Ele relaxa a mente. Então, se você ainda tem medo de cor porque acha que vai “cansar" de um determinado tom, verde pode ser a solução. Comece pintando uma única parede. Ou talvez duas - como acontece nesta sala. Aqui, a cor Trevo Pálido, da Coral, foi aplicada por cima das boiseries. Você pode pensar nisso - usando molduras de gesso ou placas de madeira para dar um movimento a mais no espaço, caso não queira usar quadros. Quando você pinta a parede e os elementos que estão sobre ela de um mesmo tom, cria a sensação de bloco para a área - isso também acalma o olhar.  

alt2

Ana Bahia (@anabahiaarquitetura)
Cores: Azeitona Fresca, na parede e forro, Vaso de Cactos, dentro do círculo vazado e Branco Gatinho, na parede
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Minas Gerais

A variedade de verdes é tão imensa que você pode encontrar tons como o Azeitona Fresca, da Coral. Como é possível ser calmo e vibrante ao mesmo tempo? Ele consegue. Combina muito bem com os móveis de madeira clara e tira o ar comercial. Mais uma vez: experimente em uma única parede. Comece fazendo um detalhe em meio a base de tom neutro. Em breve, você se acostuma e vai querer mais.  

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa