Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Espaço Coral na CASACOR: segredos de uma decoração encantadora

O que é a beleza? Já parou para pensar nisso? A Coral, sim! Ao valorizar o prazer que o belo nos traz, a Coral estimula profissionais como o arquiteto catarinense Marcelo Salum a realizar lindos trabalhos cheios de emoção e poesia. Se você chegou até essa página, não perca a chance de descobrir como Marcelo desenvolveu esse ambiente memorável para CASACOR São Paulo, com uma combinação única de cores. Saiba quem foram Attilio Baschera e Gregorio Kramer, homenageados do espaço e - muito importante - entenda como adaptar os saberes abaixo para que sua casa também se transforme em templo de beleza e charme. Inspire-se, crie, emocione-se com o processo e, depois, navegue pela Loja Online da Coral para comprar, com alguns cliques, tudo de que você precisa.

Tudo começou com o vermelho

 

Essa é a história de amor por um desenho - o abacaxi icônico que mudou a estamparia no nosso país. Esse símbolo de brasilidade foi criado pela dupla homenageada no espaço, Attilio Baschera e Gregorio Kramer (que você vai conhecer logo abaixo), e tinha o tom vivo desejado pelo o arquiteto Marcelo Salum para o ambiente. Com o Color Sensor - pequeno aparelho da Coral que lê a tonalidade de qualquer superfície - foi fácil chegar ao vermelho Desfile de Carnaval. Aberto e glamouroso, ele atrai o olhar e, incrivelmente, nos faz sorrir. Fica, aqui, a primeira lição: a cor mais importante da sua sala, quarto ou home office pode estar num pequeno objeto, numa estampa adorada ou num quadro. Dentre as mais de 2000 cores da Coral, com certeza você vai achar a tonalidade certa e levar essa inspiração para a parede.

Living do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Desfile de Carnaval (vermelho), Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

A magia do Colour Futures em ação

 

Um bom arquiteto, como o Marcelo Salum, tem a sensibilidade para visualizar a combinação de cores antes mesmo de colocá-las lado a lado. Ele imaginou, portanto, um contraste entre o forte vermelho no living e os dois tons de azul, predominantes na sala de jantar. Mais uma vez, a mesma estampa - agora em outro tom - foi o ponto de partida para a escolha do forte Mistério do Oceano. Já o azul mais claro, o Melodia Suave, é a cor do ano do Estudo Colour Futures 2022. Ele foi selecionado por Marcelo para trazer leveza ao conjunto. Se você tem dificuldade para decidir que cores usar, pode apoiar-se nas paletas do Colour Futures. Ali, escolhas certeiras já estão apresentadas pelos nossos especialistas, de acordo com o estudo realizado no mundo todo. Experimente!   

Aqui, uma pequena curiosidade: sabe por que foram usadas quatro mesas de jantar nessa sala? Porque era assim que Attilio e Gregorio (sobre quem falaremos abaixo) recebiam as suas visitas - eles uniam ou separavam as mesas de acordo com as afinidades dos convidados. 

Sala de Jantar do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (Azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

Conhece a Proporção Áurea?

 

Você, certamente, já ouviu (ou sentiu) algo assim: "Nossa, como é gostoso ficar nesse ambiente". Tem muitas coisas que levam a essa sensação - entre elas, as proporções dos elementos de arquitetura. Quanto mais esse equilíbrio das formas se encaixa na Proporção Áurea, mais agradável ele parece. Está complicado? Calma. Resumindo: existe uma razão matemática nos formatos que é espontaneamente confortável para os nossos olhos. Ela se repete em muitas coisas da natureza - em plantas, em animais, no nosso próprio corpo e até no nosso DNA! Marcelo Salum é um estudioso da - também chamada - Proporção Divina, e aplicou as medidas (sim, são medidas, dimensões estudadas) nos arcos, nas aberturas, nas estantes... Você deve estar se perguntando: como eu posso usar a Proporção Áurea na minha casa? Em tudo! Até mesmo na hora de fazer uma pintura com duas cores diferentes na parede e assim mudar toda a percepção de uma sala. O próprio Marcelo indica três livros que vão te ajudar. Anote: 1) O Poder do Limite, de Gyorgy Doczi 2) Razão Áurea, a história do Fi, de Mario Livio e 3) A Divina Proporção, ensaio sobre a beleza da matemática, de Huntley.

Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Desfile de Carnaval (vermelho), Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

Luzes e molduras

 

Pouca gente repara nas finas molduras que Marcelo Salum usou nas paredes e teto. São frisos brancos que delimitam espaços compondo com as cores e com a iluminação. As arandelas, por exemplo, têm seus fachos de luz concentrados entre as molduras brancas, formando um grande desenho. Subindo o olhar, você encontra as mesmas molduras dividindo teto e parede e delimitando os vazados no forro. Onde não há moldura, como nos arcos da estante, a iluminação de baixo para cima desenha uma divisão entre planos ao alterar a percepção do vermelho. Esses sutis elementos podem estar em qualquer casa ou ambiente. E, se você não tem a moldura ou não pode mexer na instalação elétrica, que tal reproduzir o mesmo efeito usando tinta e pincel fazendo finas faixas brancas?

Living do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Desfile de Carnaval (vermelho), Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

Arcos, triunfo e simetria

 

Há dois motivos para a escolha dos arcos que marcam esse espaço. O primeiro é que esse elemento arquitetônico fazia parte da loja de tecidos Larmod - que pertencia a Attilio Baschera e Gregorio Kramer, os dois homenageados por Marcelo Salum. O segundo é a imponência triunfal dos arcos, presente em templos e outras construções antigas. Aqui, a repetição é caleidoscópica e simétrica - como, repare, em todo o ambiente - e isso causa um efeito importante em quem olha. Um detalhe aumenta o impacto visual: em alguns dos arcos, a borda interna é pintada de cor diferente da parede. Isso destaca sua silhueta. Mesmo que você não tenha arcos em casa, pode usar o mesmo recurso em vigas, vãos de escada ou batentes, usando cores distintas para ressaltar formas - e não escondê-las, como se faz normalmente.

Living do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Melodia Suave (azul claro), Mistério do Oceano (azul escuro) e Conto Infantil (na parede ao fundo, à esquerda)
Produto: Coral Decora Matte

Vestindo e aquecendo a casa

 

Olha só o tecido compondo com a parede mais uma vez. A cor Calor do Fogo, que já no nome carrega o poder de aquecer, aparece na estampa - também da dupla Attilio e Gregorio. Ao cobrir a parede com o tecido em pregas, a cuba se destacou em outro plano e ficou parecendo um altar. É quase um relicário. Pintando paredes e teto no mesmo tom e criando diferentes planos - com alvenaria e tecido - você pode fazer efeito similar no seu lavabo. E se estiver inseguro sobre como ficará o resultado final, use o Coral Visualizer para Android e IOS para simular a pintura na sua parede. Ah… apenas para aguçar a sua percepção: veja como a simetria e as molduras, sobre as quais já falamos, estão por aqui também.

Lavabo do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Cores: Calor do Fogo (Terroso) e Mistério do Oceano (Azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

O amor é a resposta

 

Bom gosto, elegância e senso de humor sempre marcaram os arredores de Attilio Baschera e Gregorio Kramer. Os dois designers foram os criadores da Larmod, estamparia e loja de tecidos para decoração, que reposicionou a criatividade brasileira no mundo.  Depois de venderem a Larmod, a dupla criou a loja AGain - ponto de encontro de arquitetos e decoradores aberta até 2012. Marcelo Salum, selecionado para fazer um espaço em homenagem à dupla, chegou a visitar a AGain e conta que nenhuma outra cidade no mundo teve uma loja tão atenta aos detalhes e empenhada em expandir o belo. Em 2019, Gregorio faleceu aos 79 anos. No processo de desenvolvimento dessa homenagem em CASACOR, Marcelo reuniu muitos elementos da casa da dupla - que havia sido o primeiro casal gay a ser aceito pela elite paulistana. São desenhos, peças de roupa e até um piano de cauda. Ao visitar o espaço na Mostra, emocionado durante a gravação de um vídeo, Attilio disse que era uma pena Gregorio não ter tido a chance de ver aquele resultado. 

Corredor lateral do Espaço Coral, com homenage a Attilio Baschera e Gregorio Kramer

Crédito: João Oliveira

Cores: Conto Infantil  (Rosa) 
Produto: Coral Decora Matte

Por que você precisa conhecer Marcelo Salum?

 

Você precisa conhecer Marcelo Salum porque esse já é um nome de destaque no cenário da arquitetura e do design de interiores nacional. O arquiteto ganhou visibilidade em CASACOR Santa Catarina por colocar em cada uma de suas criações horas de estudo. É um dos profissionais que transcende modismos e microtendências. Desde sua primeira participação na CASACOR São Paulo (em 2018), mostrou imensa capacidade de unir cores e formas. Exatamente por ter tamanha profundidade em tudo que faz, foi o escolhido para elaborar o ambiente com assinatura da Coral em 2022. Sensível, verdadeiro e comprometido, esse é um arquiteto de quem ouviremos falar muito nos próximos anos.

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também!

 

Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja Online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.