Cozinha Raízes, de Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz, para CASACOR Goias

Crédito: João Oliveira

Tetos com cor: eles são tendência na decoração

Destacar o teto com cores intensas ou efeitos especiais está na moda. Basta ver os ambientes de CASACOR em todo o Brasil para perceber. Se no passado eles eram brancos e discretos, agora eles fazem parte da decoração e atraem o olhar. Ao colorir o teto, você cria sensações novas para o espaço: pode ser mais conforto, pode ser mais alegria, pode ser uma atmosfera mais acolhedora. Se usar o Efeito Especial Velvet da Coral - que tem microesferas peroladas na sua composição - a impressão é duplicada. Olhe para cima e escolha a cor que seu teto terá, depois entre na Loja Online da Coral para comprar tintas e efeitos especiais sem sair de casa. 

 

Varanda Espaço Agô, de Gabriela Matos para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Espaço Agô, por Gabriela de Matos (@gabdematos) na CASACOR São Paulo
Cores: Encanto, na parede e no teto, Melodia Suave (cor do ano de 2022), na parede
Produto: Coral Decora Matte 

Quando um vermelho intenso como esse é aplicado no teto e em uma das paredes, a nossa relação com o espaço se altera. A vontade que se cria é a de caminhar até a área em que está o sofá para ali se deixar ficar, apreciando todo o ambiente. Embora o pé-direito tenda a parecer mais baixo, o piso mais claro e a parede azul fazem um contraponto - e o tom forte acaba por ser o elo que concentra a energia do espaço. Qual é, portanto, a sensação que você pode garantir com um teto vermelho? Uma grande concentração de força no ambiente.

 

______________________________

Studio da Bailarina, de Marcela Tiraboschi, para CASACOR Ribeirão Preto

Crédito: João Oliveira

Studio da Bailarina, por Marcela Tiraboschi (@studio_tiraboschi) na CASACOR Ribeirão Preto
Cores: Turquesa Veneziana, Pétala de Rosa, Comédia Romântica, Luar do Sertão e Sossego da Manhã, no teto
Produto: Coral Decora Matte 

O protagonismo do teto atinge o seu auge, aqui, ao ganhar um desenho pintado à mão em traços delicados, mas com cores intensas - característica da dupla de artistas @ludicoart. Criações coloridas como essas têm sido cada vez mais utilizadas para incrementar a decoração. Os murais chamam tanto a atenção que acabam por dispensar outros adornos. Aqui, por exemplo, as paredes de tijolinho não têm quadros. Se você nunca contratou esse serviço, não tema: procure pelos artistas em seus perfis de instagram e conte qual o seu desejo para o espaço. Eles vão traduzir o que você quer em arte. Mesmo que seja no teto! 

 

______________________________

Hall Abluo de Kika Tiengo, para a CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Hall Abluo, por Kika Tiento (@kikatiengo_arquitetura) na CASACOR São Paulo
Cores
: Melão Verde, no teto, e Musgo Esverdeado, na parede
Produto: Coral Decora Matte 

E se eu quiser que o pé-direito pareça mais alto? É simples: deixe o teto mais claro do que as paredes - mas não necessariamente branco. Que tal fazer um degradê como esse - as paredes num tom de verde mais escuro e o teto em verde mais claro? Por ter uma iluminação indireta, o teto se transforma em refletor gigante que espalha sua cor suave para toda a área, dando ao hall uma sensação de frescor.  

 

______________________________

Cozinha Raízes, de Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz, para CASACOR Goias

Crédito: João Oliveira

Cozinha Raízes, por Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz (@studiomedeirosarquitetura @belacruzarquitetura) na CASACOR Goiás
Cores: Vermelho Henna, no piso e no teto, Geleira Infinita, nas paredes
Produtos: Wandepoxy Base Água - piso (Vermelho Henna) e Coral Decora Matte Vermelho Henna - teto e Geleira Infinita na parede)

Olha que ideia bacana: pintar o piso e o teto na mesma cor! Qual é o resultado? Um jogo de espelho que traz leveza aos móveis - afinal, eles parecem flutuar, como se o ambiente fosse montado em uma espécie de piscina ou aquário. Como essa era uma cozinha muito comprida, o recurso também altera a percepção da proporção, achatando um pouco o volume e deixando as laterais mais claras se sobressaírem. Lembre-se de que para pintar o teto, a tinta ideal é a Coral Decora, na versão Matte, Seda ou Diamante. Já no piso, você pode utilizar o Wandepoxy Base Água.

______________________________

Living do loft Camadas Brasileiras, de Juliana Pippi, para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Loft Camadas Brasileiras, por Juliana Pippi (@julianapippi) na CASACOR Santa Catarina
Cores: Camadas Brasileiras, no teto, e Peça de Teatro, nas paredes
Produto: Textura Design

Envelopar o ambiente - usando cores similares ou iguais em teto e parede - traz aconchego porque forma a sensação de casulo, mesmo em ambientes grandes como essa sala. Para manter a percepção de pé-direito mais alto, o tom escolhido para o teto é um lançamento da Coral: o Camadas Brasileiras. E ele foi aplicado com a Textura Design. O resultado é, de fato, uma atração do olhar, reafirmando que o teto não é só um detalhe: ele merece a sua atenção.

______________________________

Atelier Lunette, de Manarelli Guimarães, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Atelier Lunette, por Manarelli Guimarães (@manarelliguimarães) na CASACOR São Paulo
Cores: Jardim Secreto, Coral Real, Licor de Whisky e  Café místico, no teto, e Tubarão Branco, nas paredes
Produto: Coral Decora Matte (Jardim Secreto, Coral Real, Licor de Whisky e Café Místico) e Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado (Tubarão Branco)

Essa é a foto de uma loja de CASACOR, mas olha só que ideia bacana para reproduzir em casa. Você pode ter uma sala de base neutra - com o cinza predominando - e valorizar o teto com essa geometria de cores. Ao fazer isso, você brinca com o olhar, e traz para o espaço dinamismo e vitalidade. E como selecionar os tons? Escolha entre as quatro paletas sugeridas para 2022 pelo estudo Colour Futures. Tem inspiração para quem gosta de ambiente versátil e alegre, suave e natural, delicada e afetiva ou arejada e luminosa. Aqui, uma moldura escura em relevo separa os triângulos. Por que esse detalhe? Por dois motivos: o primeiro é tirar o ar infantil que os tons pastel poderiam trazer. E o segundo é conferir uma ligeira profundidade aos desenhos pintados.

______________________________

Quarto Sopro Orgânico, de Caio Bandeira e Tiago Martins, na CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Quarto do Sopro Orgânico, por Caio Bandeira e Tiago Martins (@architects_mais_co) na CASACOR São Paulo
Cor: Branco Chinchila, no teto e nas paredes
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet 

Em espaços contemporâneos e neutros como esse, o Efeito Especial Velvet traz personalidade ao teto - os nossos olhos são imediatamente atraídos pela sua característica irregular. A iluminação ajuda a valorizá-lo ainda mais - já que o acabamento tem micropérolas que refletem a luz. Aqui, a sensação criada foi a de um elegante abrigo natural - com parede e teto no mesmo tom. Se quiser acertar ainda mais nessa escolha, use detalhes em pedra (como o que aparece na banheira e na penteadeira). 

______________________________

Cozinha de Ficar, de Adriana Fontana, para CASACOR Ribeirão Preto

Crédito: João Oliveira

Cozinha de Ficar, por Adriana Fontana (@adrianafontanainteriores) na CASACOR Ribeirão Preto
Cor: Extremo Sul, no teto e na parede
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet 

Parede e teto da mesma cor fazem o espaço ficar similar a uma caixa que acolhe as visitas. Neste caso, o laranja queimado trouxe um calor que, de fato, cria o desejo de permanência na cozinha. Você pode escolher o tom que mais combina com a energia de cada ambiente usando o Coral Teste Fácil, que tem embalagem de 30 ml e 240 cores. Se quiser chamar ainda mais atenção para o teto, os recursos de arquitetura ajudam muito: um deles é a instalação de estrutura semelhante a pérgolas - elas permitem que a cor seja apreciada e ainda funcionam como suporte de luminárias e objetos.

 

______________________________

Livraria, por Luciana Paraíso, para a CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Livraria, por Luciana Paraíso (@lucianaparaiso) na CASACOR Rio de Janeiro
Cores: Velho Oeste, no teto, Branco Memória, nas paredes 
Produtos: Coral Decora Efeito Especial Velvet (Branco Memória) e Coral Decora Matte (Velho Oeste)

Quando o teto é o próprio lustre, você começa a entender o poder da arquitetura. Aqui, por ser abobadado, ele se torna um difusor que espalha a claridade para toda a área. E essa claridade propaga o neutro quente que o coloriu. Neste ciclo, as paredes, que são brancas, também acabam aquecidas pelo tom que vem de cima. Uma outra dica importante: nas paredes, o branco foi aplicado com Efeito Especial Velvet e ele acaba refletindo ainda mais a luz que chega de modo indireto. Esses são truques de iluminação e cor que trazem, de maneira muito sutil, bastante conforto.

______________________________

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

Artigos relacionados