Hall Abluo, por Kika Tiengo, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Jeitos de usar o amarelo e aumentar a vitalidade da casa

Quando os profissionais do Brasil decidem usar o amarelo, o resultado é literalmente iluminado. Nestes ambientes de CASACOR, você verá como ele eleva a energia da casa e se encaixa em estilos clássicos ou contemporâneos. Em troca apenas exige atenção ao ser combinado com outras cores. O amarelo prefere andar só, mas também simpatiza com cinza, preto, branco e verde escuro. Outra dica: no teto, ele traz uma força que aquece diferentes espaços. Por isso, arrisque-se nessa cor tão alegre e depois corre para a Loja Online da Coral - lá você encontra todos os tons e produtos usados nas mostras de decoração. 

Ser Estar Ceará, de Elias Petruço, para CASACOR Pernambuco

Crédito: João Oliveira

Ser Estar Ceará, por Elias Petruço (@eliaspetrucoarquiteto) na CASACOR Pernambuco
Cores: Jangadeiro, no teto, Branco Cru, nas paredes
Produtos: Coral Decora Seda (Jangadeiro) e Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (Branco Cru)

Eis um amarelo muito distante do tom primário aberto que permeia nossa imaginação. Sua composição tem toques de cinza e de verde - por isso, ele casou tão bem com o sofá, o tapete e as cortinas. Usado no teto, ele amplia a sensação de convite à permanência no espaço. Definitivamente é uma cor que aquece - por isso é tão bem aceito em salas de estar, de jantar, cozinhas e fachadas. E você, está em dúvida sobre qual tonalidade escolher? Faça uma simulação virtual subindo a foto do seu ambiente no Coral Visualizer (para Android e IOS) e escolha a tonalidade que mais combina com a sua decoração.

______________________________

Cozinha Copa Cerrado, de Douglas Raldi, para CASACOR Mato Grosso do Sul

Crédito: João Oliveira

Cozinha Copa Cerrado, por Douglas Raldi (@douglasraldi), para CASACOR Mato Grosso do Sul
Cor: Tesouro Escondido, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte (Tesouro Escondido)

O clima desejado para essa cozinha era bastante específico: rústico, chique e colonial. Para algo tão preciso, foi necessário vasculhar as muitas possibilidades do amarelo até chegar a um tom que aceitasse bem as tonalidades acobreadas definidas para os móveis e acessórios. Ele colore todo o espaço - criando um efeito caixa para receber os móveis e objetos - e ainda está ressaltado pela iluminação - igualmente quente. Se você curte cozinha com jeitão de fazenda, pode apostar no tom também - ele é garantia de espaço alto astral.

______________________________

Estar Lugar de Reencontro, por Christiane Boris, para CASACOR Ceará

Crédito: João Oliveira

Estar Lugar de Reencontro, por Christiane Boris (@christiane_boris), para CASACOR Ceará
Cor: Celeiro Real, na parede
Produto: Coral Decora Seda (Celeiro Real)

Muitas vezes, basta um toque de amarelo para iluminar o ambiente inteiro. Então, se você tem uma pequena parede que quer chamar atenção, que tal escolher esse tom? Caso o espaço tenha cinza na decoração e madeira nos acabamentos, o amarelo é ainda mais indicado. Como a variedade de tons é muito grande, faça uma pré-seleção e teste as tonalidades escolhidas com o Coral Teste Fácil. A embalagem vem com 30 ml de tinta e um rolinho para aplicar. Muito prático e evita desperdício. 

 

______________________________

Escritório A trajetória, Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo, para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Home Office A Trajetoriah!, por Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo (@infinitahprojetos)
Cor: Rapadura Nordestina, na parede
Produto: Coral Decora Matte (Rapadura Nordestina)

Esse espaço era um corredor que chamava pouca atenção e sem iluminação natural. Como a área de passagem comportava uma mesa de trabalho, o amarelo vibrante transformou o cantinho em um alegre e descontraído home office. Esse é o poder da cor! Observe, agora, a sua casa. Será que você também não pode transformar varandas, corredores e halls com a força do amarelo? Se escolher essa cor, saiba que ela é amiga dos acabamentos amadeirados e das cores neutras como o preto, o cinza e o marrom escuro.

______________________________

 Hall do Lavabo de Casa, de Maria Helena Bertola, para CASACOR Mato Grosso do Sul

Crédito: João Oliveira

Lavabo da Casa, por Maria Helena Bertola (@mariahelenabertola), para CASACOR Mato Grosso do Sul
Cores: Ouro Monarca, nas paredes e teto, Branco Cru, como fundo do mural
Produtos: Coral Decora Matte (Ouro Monarca e Branco Cru)

Aqui, o amarelo é quase dourado. Sua função era de fato ampliar o brilho dessa ante sala, que serve o banheiro - uma espécie de hall interno da casa. Amarelos como esses pedem cores neutras de acompanhamento - como o branco e o preto. Atenção até na cor dos objetos de decoração. Repare como a arquiteta foi cuidadosa ao selecionar quadros com desenhos geométricos também dourados. O arremate final é dado pela folhagem das plantas - já que o verde escuro também é amigo do amarelo intenso.

______________________________

 Restaurante Outland, do escritório Casa Tereze, para CASACOR Minas Gerais

Crédito: João Oliveira

Restaurante Outland, por Casa Tereze (@casatereze), para CASACOR Minas Gerais
Cores: Toque de Cerejeira, na mureta dos bancos, e Navegação Tranquila, na base dos bancos
Produtos: Coral Decora Matte (Toque de Cerejeira) e Coralit Total Acetinado (Navegação Tranquila)

Imagine um cantinho como esse no fundo do quintal para reunir os amigos, comer um fondue ou tomar um chá da tarde… Embora esse seja um ambiente comercial, a ideia serve perfeitamente para terraços em casas de campo. Aqui, o banco foi feito de madeira, mas poderia ser de alvenaria também. Em sua tonalidade mais leve, o amarelo aceitou o azul suave como companheiro. Apesar de serem dois tons primários, na paleta pastel, eles não formaram uma combinação infantil. 

 

______________________________

 Quintal de casa, de AD Paisagismo, para CASACOR Mato Grosso do Sul

Crédito: João Oliveira

Quintal de Casa, por AD Paisagismo (@adpaisagismoo), para CASACOR Mato Grosso do Sul
Cor: Trilha da Chapada, nas paredes
Produto: Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (Trilha da Chapada)

Em áreas externas, o amarelo faz o fundo perfeito em muros e floreiras. Melhor ainda quando o espaço é feito com um único objetivo: festejar. Poucas cores convidam ao brinde tanto quanto essa. Se a sua intenção for levar essa vitalidade para o seu quintal, lembre-se de usar a tinta Coral Proteção Sol & Chuva, que oferece maior durabilidade à pintura, mesmo em áreas expostas às intempéries.

______________________________

 Salão Origem, de Brenda Rolim, para CASACOR Ceará

Crédito: João Oliveira

Salão Origem, por Brenda Rolim (@estudiodobem), para CASACOR Ceará
Cor: Raio de Luz, nas paredes, piso, móveis e objetos
Produto: Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (Trilha da Chapada)

O efeito Color Block é muito lúdico. Consiste em deixar o ambiente inteiro - inclusive objetos de decoração e móveis em uma única cor. Sinônimo de alegria, o amarelo se presta perfeitamente para a brincadeira, que pode ser feita em um cantinho da casa ou cobrir toda a área externa, como nesse exemplo. Esse é um conceito emprestado da moda - muito comum nos anos 80 e que esteve de volta no inverno de 2021. Como nos looks das roupas, o efeito fica mais interessante justamente se você usar cores intensas. Lembrando que para cada superfície, a Coral tem um produto específico.

______________________________

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

 

Artigos relacionados