Descubra como as cores das Tintas Coral trouxeram vida a 13 contêineres decorados, em frente ao mar de Fortaleza.

Janelas CASACOR Ceará, Av. Beira Mar, Fortaleza, de 25 de outubro a 25 de novembro de 2020.


 

A beleza tem uma energia própria que movimenta o mundo. Por isso, quando os contêineres da exposição Janelas CASACOR Ceará foram colocados, na av. Beira Mar, em Fortaleza, todo o entorno se encheu de cor. Até a estátua de Iracema, índia imortalizada no romance do cearense José de Alencar, ganhou nova pintura. Atrás de cada um dos contêineres, há obras coloridas criadas por artistas do Estado. E dentro de todos eles, a expressão do artesanato cearense. “Pensamos essa exposição como um grande presente, um sopro de vitalidade para nossa terra”, resume Neuma Figueiredo, diretora de CASACOR Ceará. Inspire-se nos tons da Coral, tinta oficial do evento, escolhidos para banheiros, cozinhas, salas e casas completas. E lembre-se que você pode comprar as tintas coloridas sem sair de casa: acesse a Loja Coral online

 

Cor da parede traz memória afetiva

Casa 3, por André Monte (@andremonte)

Cores: Celeiro Real, na parede lateral
Produto: Coral Decora Matte
Área Externa: Branco Cru + obra do artista plástico Túlio Paracampos
Produto: Coralit Total Acetinado

Antes de falar deste living, precisamos viajar na imaginação até a casa em que vive Dona Maria, mãe do designer de interiores André Monte. Ela já trocou a decoração da sala algumas vezes. Mas a cor da parede continua sempre a mesma: um tom caramelo, que remete a um quadro ganhado no dia do seu casamento. Foi essa cor, chamada Celeiro Real, da Coral, que André escolheu para paredes e teto da Casa 3, na exposição Janelas CASACOR Ceará. A tinta foi aplicada nas placas de gesso que revestem o contêiner. Os rodapés brancos e a madeira clara da estante, que invade o teto, ressaltam ainda mais o tom pleno de lembranças.

Se você tem vontade de saber como as cores ficariam em sua parede antes de pintar, experimente algumas cores direto no seu celular com o aplicativo Coral Visualizer para Android e iOs

Por meio da realidade aumentada, você aponta o celular para a sua parede e aplica a cor que quiser.

Repare como a iluminação provoca nuances na cor Celeiro Real, da Coral, escolhida por André Monte para paredes e teto. O tom idêntico ao que se encontra da casa da mãe do profissional foi escolhido para este projeto.

É a cor Celeiro Real, que atrai o olhar para as paredes e forro neste projeto. O designer de interiores André Monte preferiu uma base neutra no piso e envelopou o conjunto com o tom mais quente, aumentando, dessa forma a sensação de proteção que queria imprimir no espaço.

 

Home Office colorido para estimular a criatividade

Home Office BOX 2020, por Kel Oliveira (@studiok_keloliveira)

Cores: Vermelho Tribal, na parede lateral, e Cinza de Grife, na parede e no teto.
Produtos: Coral Renova (vermelho) e Coral Decora Efeito Cimento Queimado (cinza)
Área Externa: Branco Cru + obra do artista plástico Juca Máximo
Produto: Coralit Total Acetinado

 

Tantas Startups nascem dentro de casa e, mesmo em cenários incertos, tornam-se empresas vibrantes. Foi nessa energia colorida que a designer de interiores Kel Oliveira se inspirou para decorar o Home Office Box 2020, da exposição Janelas CASACOR Ceará. Como o escritório deveria ser pouco formal, ela procurou um carpete que tivesse um tom carmim. Depois, observou - dentre as tantas opções da Coral - qual era o vermelho mais parecido. Encontrou o Vermelho Tribal, que aplicou em uma das paredes. Além da cor instigante, ela estimula a criatividade do visitante transformando - literalmente - livros em tijolos. No centro do contêiner, há uma mesa. Kel não quis escrivaninhas tradicionais - e assim mostrou que o trabalho, como tantas outras atividades da vida, ganharam novas formas e cores em 2020. Para abraçar todo esse conjunto, uma parede e o forro receberam Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado na cor Cinza de Grife. “É um tom bem claro e o efeito fica valorizado com a luz”, explica Kel. Conheça outros efeitos especiais para personalizar seu ambiente.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
De um lado o Vermelho Tribal, que estimula a criatividade. Do outro, o Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado na cor Cinza de Grife - que também foi aplicado no forro. Essa composição de tons é valorizada pelo jogo de luz no Home Office Box 2020, criado pela designer de interiores Kel Oliveira para a exposição Janelas CASACOR Ceará.

(Fotos de Esdras Guimarães/divulgação)
Como trabalhar em casa virou sinônimo de intermináveis reuniões em vídeo, a designer de interiores Kel Oliveira se preocupou também em fazer um canto instagramável, com fundo fotogênico. Em vez de uma estante convencional, criou-se uma parede em que livros são tijolos, assentados com argamassa. Eles ficam ao lado da parede pintada com a cor Vermelho Tribal, da Coral. No detalhe da estante de madeira, uma sutil referência aos tempos pandêmicos: foto com um modelo usando uma máscara anti-gás.

 

 

Pintura que amplia o espaço no ateliê

 

Ateliê do Design, por Dora Coelho (@estudiooficina/dorahoco)

 

Cores: Mirante, na parede do fundo do contêiner, e Sombra de Cedro, no teto e parede da parte frontal.
Produto: Coral Decora Seda
Área Externa: Branco Cru + obra da artista plástica Laura Holanda
Produto: Coralit Total Acetinado

A pintura das paredes pode trazer a sensação de pé direito mais alto ou de sala mais larga. No Ateliê do Design, de Dora Coelho, em Janelas CASACOR Ceará, o ganho aconteceu na profundidade com um jogo de tons, níveis e luzes. No fundo, está a claríssima cor Mirante, da Coral. Na parte da frente, o acolhedor Sombra de Cedro. Compare com os demais contêineres da exposição e perceba como, apesar de todos terem os mesmos 5,80 x 2,30 m, o espaço de Dora parece mais profundo. O ateliê é uma grande vitrine da Associação Ceará Design e do movimento Fortaleza Cidade Criativa (título concedido pela Unesco à capital cearense). Os dois tons da Coral escolhidos para a pintura se aproximam de cores que fazem parte da comunicação visual do Fortaleza Cidade Criativa. E, coincidentemente, algumas das mais de 30 peças expostas aqui também circulam na escala cromática do rosa/salmão e azul/verde claro. É o caso das cerâmicas, da poltrona, do vestido de Marina Bitu ou mesmo do banquinho (desenhado pela própria Dora) desmontado e exposto como escultura na parede do fundo. Sua explicação para o resultado harmonioso é quase quântica: “Quando as coisa têm que dar certo, elas se atraem numa mesma vibração”.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
Mais de 30 peças de designers cearenses, de diversos segmentos, estão expostas no Ateliê do Design, de Dora Coelho, em Janelas CASACOR. Para distribuir de forma confortável todos os itens, a arquiteta multiplicou o espaço usando tintas coloridas, níveis diversos e jogo de luz. O nicho ao fundo foi pintado com o Mirante, da Coral. E a parte frontal com a cor Sombra de Cedro.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
Ourivesaria, encadernação, cerâmica, moda… São muitas as atividades dos criativos cearenses representados no Ateliê do Design, de Dora Coelho, em Janelas CASACOR. A mesa foi ligeiramente inclinada - como uma prancheta antiga - para que os acessórios miúdos desses artistas ficassem visíveis ao visitante. E o móvel foi mimetizado na mesma cor aplicada na parede: o Sombra de Cedro, da Coral.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A frase “Design é tão simples e por isso é tão complicado”, do designer gráfico norte-americano Paul Rand, aparece como uma legenda na parede. Ela resume a graciosidade desse contêiner que, depois de pronto, parece tão fácil de fazer. Mas para chegar nessa reunião das tintas coloridas Mirante e Sombra de Cedro, da Coral, com as fitas de LED e os diferentes níveis e patamares da composição, a arquiteta mesclou saberes da cenografia e intuição que os arquitetos cultivam por anos observando o mundo.  

 

Cabana pequena com tons de areia e céu do Ceará

 

Cabana ao Vento, por Brenda Rolim (@brendarolim)

 

Cores: Branco Rússia, no ripado de madeira da parede ao fundo e nos móveis da cozinha, e Vento Suave, no teto e na parte metálica da parede.
Produto: Coral Total Acetinado
Área Externa: Branco Cru + obra do artista plástico Wilson Neto
Produto: Coralit Total Acetinado

Banheiro, sala, quarto, cozinha, escritório, closet e lavanderia em pouco mais de 13 m2. Parece impossível, mas essa mágica acontece na Cabana ao Vento, de Brenda Rolim, em Janelas CASACOR Ceará. A própria arquiteta pergunta: “Será que precisamos de mais do que isso?”. Reflexões pós-pandêmicas ajudaram a consagrar a natureza como item essencial para seu trabalho. A clara areia cearense, por exemplo, desfila na cor Branco Rússia, da Coral, aplicada no painel de madeira ripada, no fundo do contêiner. O mesmo tom reveste os móveis multi-função da cozinha - onde porta de armário é painel de TV ou onde mesa de madeira se recolhe e desliza para revelar uma cuba na pia. Outra cor - o Vento Suave - foi aplicada no forro e na parte metálica da parede. A tinta utilizada foi o Coralit Total - que tem secagem rápida e não libera cheiro.

O azul leve da cor Vento Suave faz lembrar um céu descrito por José de Alencar no final do dia. E seu nome também remete à atenção que Brenda quis chamar - de forma sutil - para o kitesurf. O esporte têm se tornado muito importante para o turismo cearense. “Turistas estrangeiros com mentalidade de proteção ambiental passam a frequentar nossas praias - isso muda nosso jeito de morar”, conta a arquiteta. Soluções mais práticas e vida com menos ostentação farão parte dessa mudança e nos levarão a perceber que uma casa inteira pode, sim, caber dentro de um contêiner.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A areia clara das praias cearenses está representada na Cabana ao Vento, de Brenda Rolim, por meio da cor Branco Rússia, da Coral. O tom foi aplicado no painel de madeira ripada, que reveste o fundo do contêiner. O teto e a parte metálica receberam Coralit Total na cor Vento Suave. Para a arquiteta, essa seria a cor do céu do Ceará quando a tarde começa a cair. Nesta foto, o sofá-cama está fechado, a mesa recolhida e o armário aberto - com isso, a parte central da Cabana se transforma em living e cozinha, para uso comum. Na próxima foto, o cenário muda bastante.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
Na foto anterior, o centro da Cabana ao Vento estava preparado como sala e cozinha. Nesta foto, a mesa-balcão esconde a cuba e pode ser ocupada como um pequeno home-office, para checar os emails antes de dormir. O sofá se transformou em cama e a porta do armário é o painel da TV. Seja qual for o cenário e a hora do dia, as cores da Coral  - Branco Rússia, no painel ripado, e Vento Suave, no forro - lembram que a natureza é o elemento principal do projeto. E levam o morador a pensar na areia e no céu do Ceará. 

(fotos de Esdras Guimarães/divulgação)
Até a luminária é versátil, na proposta multi-uso desta cabana. Ela pode atender a parte da bancada ou ser a luz de leitura no sofá-cama. Seu efeito provoca sombras no painel de madeira ripada, pintado com a cor Branco Rússia. No banheiro, o tom Vento Suave aplicado diretamente no forro, traz sensação de tranquilidade.

 

Forro da varanda lembra pôr do sol com tom lilás

 

Varanda Desassossego, por Ney Filho (@neybarrosofilho/@neyfilhoarquitetura)

 

Cores: Dignidade, na parede do fundo, e Fita Violeta, nos sarrafos de madeira do forro.
Produtos: Coralit Total Acetinado 
Área Externa: Branco Cru + obra da artesã Gardênia Barroso 
Produto: Coralit Total Acetinado

Observar o tempo é atividade difícil. Mas a pandemia recalculou nossos relógios internos e um mundo de sons e cores ganhou novos significados, entrando por nossas varandas e janelas. Para Ney Filho, o pôr do Sol se coloriu de lilás e brindou o tempo de quarentena que o arquiteto passou ao lado da mãe, a artesã Gardênia Barroso. Ao fazer a Varanda Desassossego, na exposição Janelas CASACOR Ceará, ele reproduziu o degradê de cores com dois tons da Coral: o Dignidade, na parede ao fundo, e o Fita Violeta, nos sarrafos de madeira do forro. Ney tem projetos reconhecidos pela tradução de sentimentos em peças e formas, mas acredita que de todas as suas participações em mostras de decoração, essa é a mais íntima e reveladora de seus pensamentos. “Estamos a 50 metros do mar e meu contêiner fica sob a sombra de um coqueiro”, lembra ele. Por isso, a areia no chão - que convida ao pé descalço - e as folhas de coqueiro sobre os sarrafos. As duas poltronas, criadas por Ney, lembram formas de dunas e foram feitas com chapas de pedra, madeira e tecido de rede. Nas paredes laterais, estão os desenhos feitos por ele e pela mãe, no período de isolamento. Como no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, o sentimento nesta varanda é o da espera atenta e criativa: "Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero” (Livro do Desassossego, Fernando Pessoa, Cia das Letras, p.48). 

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
Quando o Sol está se aproximando do horizonte, o lilás invade o céu com nesgas de ouro. E essa pintura deslumbrante está reproduzida na cor Dignidade, no esmalte Coralit Total. O arquiteto Ney Filho deixou aparente a ondulação do contêiner fornecido por Janelas CASACOR e o usou em seu favor - criando o jogo de sombra e luz. Nos sarrafos do forro, o tom é ligeiramente mais fechado que na parede e se chama Fita Violeta, também da Coral.  

(fotos de Esdras Guimarães/divulgação)
A poltrona de pedra, desenhada por Ney Filho, é sólida, mas convidativa, com o balanço do tecido de rede. Atrás dela, na parede pintada com a cor Dignidade, está um trabalho de macramê moderno de Têa Ateliê. Os sarrafos no forro foram pintados com a cor Fita Violeta, ligeiramente mais fechado que o Dignidade justamente para simular o degradê violáceo do pôr do Sol.

 

Azul traz as riquezas do mar para a parede 

 

SEBRAE Riquezas do Mar, por Karmilse Marinho e Nicole Marinho (@karmilsearquiteta e @nicolemarinho)

 

Cores: Azul Barroco, nas paredes. 
Produto: Coralit Total Acetinado
Área Externa: Branco Cru + obra do artista plástico Mano Alencar
Produto: Coralit Total Acetinado

Os turistas estrangeiros descobriram os bons ventos cearenses para a prática do kitesurf. E, dando asas à economia local, o Estado se concentra em desenvolver as atividades dos pequenos empreendedores ligadas ao mar e tudo que o rodeia. Por isso, as arquitetas Karmilse Marinho e Nicole Marinho - mãe e filha - atenderam ao um pedido do Sebrae e criaram o contêiner que ressalta o esporte, o turismo e também a pesca, em Janelas CASACOR Ceará. A cor Azul Barroco, da Coral, dá o tom da praia que elas buscavam. “Não tivemos tempo de fazer testes, mas olhamos com atenção todos os azuis da paleta. Esse nos trazia mais paz, tranquilidade e leveza”, conta Karmilse. Como o espaço deveria ser auto-explicativo, as arquitetas optaram por usar um telão em que vídeos mostram as atividades homenageadas. Sua grande sacada foi colocar um espelho no teto. Ele duplicou o pé-direito e fez a tela parecer ainda maior. Espalhados pelo contêiner estão redes e outros utensílios usados para pesca (como o Manzuá, espécie de gaiola para pegar lagostas). Tudo foi alugado de pescadores da região.  
Escolher a cor da parede pode causar dúvidas, mas conte com Coral Teste Fácil. O tubinho vem com 30 ml de tinta e um rolinho para aplicar. Assim, você pode observar vários tons em diferentes horas do dia, antes de escolher a cor definitiva. Você compra o Teste Fácil na Loja online da Coral.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A cor Azul Barroco, da Coral, foi elogiada por vários colegas arquitetos, assim que essa parede foi pintada, dentro do contêiner. Ao escolher esse azul, a dupla de profissionais que assinam o espaço trouxe sensação de tranquilidade e paz de uma praia calma. 

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A cor Azul Barroco, da Coral, foi elogiada por vários colegas arquitetos, assim que essa parede foi pintada, dentro do contêiner. Ao escolher esse azul, a dupla de profissionais que assinam o espaço trouxe sensação de tranquilidade e paz de uma praia calma. 

 

Banheiro - sem gênero - com forro verde 

 

Banheiro, por Érico Monteiro (@ericomonteiro) 

 

Cores: Vaso de Cactos, no forro.
Produto: Coralit Total Acetinado
Área Externa: Branco Cru + obra pintada em conjunto por todos os profissionais de Janelas CASACOR 
Produto: Coralit Total Acetinado

De um dia para o outro, tivemos que abandonar escritórios. E, agora, pouco a pouco reabrimos as portas. Tiramos o pó e as folhas secas para reencontrar caminhos verdejantes. Essa imagem foi transferida para o Banheiro, de Érico Monteiro, em Janelas CASACOR Ceará. No piso, as folhas espalhadas. No forro, o verde Vaso de Cactos, da Coral. Érico não quis fazer cabines separadas de banho - mostrou o espaço de forma mais conceitual. Ele projetou um banheiro de estar, com luz reduzida, poltrona confortável e peças de design. Para acentuar ainda mais esse perfil cenográfico, Érico criou uma perspectiva inclinando o ângulo das paredes laterais, com se nosso olhar se afunilasse e fôssemos tragados pelas obras de arte sempre presentes em seus trabalhos.

(Foto de Esdras Guimarães/divulgação)
No piso, há folhas secas - com se, por meses, o espaço estivesse fechado. No forro, o verde Vaso de Cactos, da Coral - convidando a um renovar de esperança. Essa combinação, em ambiente de pouca luz, revela o clima que o arquiteto Érico Monteiro trouxe para o Banheiro, em Janelas CASACOR. Peças de designers internacionais se unem a obras de artistas locais como o tapete de Guiomar Marinho, feito com retalhos de tecido.  

(foto Esdras Guimarães/divulgação)
Nesta foto, é possível ver como o arquiteto Érico Monteiro criou uma inclinação na parede lateral usando a persiana. Ela foi encostada no forro, pintado com a cor Vaso de Cactos, da Coral. Para aplicação diretamente no metal, escolheu-se o esmalte Coralit Total, que tem secagem rápida, não libera cheiro e tem baixa emissão de carbono (por isso agride menos o meio ambiente).

(foto Esdras Guimarães/divulgação)
No forro, pintado com a cor Vaso de Cactos, da Coral, as ondulações próprias do contêiner foram assumidas. Elas fazem parte da brincadeira geométrica presente também em outros elementos deste banheiro.

Conheça as obras de arte pintadas com cores da Coral atrás dos contêineres no Ceará. Clique aqui.

 

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa