Arte democrática: cores da Coral ganham forma com a criatividade de artistas plásticos cearenses

Janelas CASACOR Ceará, de 25 de outubro a 25 de novembro, na Av. Beira Mar, em Fortaleza


 

Ao longo da calçada, 13 contêineres. Atrás deles, murais pintados por artistas da cidade. Fortaleza tem amanhecido assim, generosa, oferecendo obras de arte e muita cor a quem passa. Selecionamos as pinturas que usaram tons da Coral, tinta oficial do evento Janelas CASACOR Ceará. Todas foram feitas com Coralit Total, que tem ultra aderência, baixa emissão de carbono é sem cheiro. 

Intervenção colorida em placas de estrada convida a tantas viagens
Artista: Wilson Neto (@wilsondneto) para o contêiner Cabana ao Vento, de Brenda Rolim

Cores: Mantilha, Sopro de Neve, Passo de Dançarina, Moça Bonita, Toureiro, Nascer do Oriente, Explosão de Estrela, Ilha Deserta, Presença Masculina, Lápis Preto, Branco Rússia e Vento Suave.  
Produto: Coralit Total Acetinado

Em um empoeirado ferro-velho cearense, o artista plástico Wilson Neto encontrou placas de trânsito, avisos e letreiros desgastados pelo tempo. Ali mesmo, imaginou a colagem metálica com pintura, que se transformaria neste mural, memória de viagens em tempos pré-pandemia. Ele foi feito a pedido da arquiteta Brenda Rolim, para Janelas CASACOR Ceará. O artista, que assume o cromatismo como motivo de suas criações, divertiu-se na escolha das cores. Seu olhar se  encantou com nomes como “Presença Masculina”, “Passo de Dançarina” ou “Explosão de Estrela”. Esses e outros oito tons foram aplicados diretamente sobre o metal. Se você quiser testar cores em suas paredes, pode usar o Coral Teste Fácil - tubinho de 30 ml de tinta que vem com rolinho, pronto para aplicação. São 241 cores disponíveis para teste. 

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
Placas de estrada e letreiros de metal sofreram interferências artísticas de Wilson Neto com onze cores diferentes da Coral.

 

Cores, fotos e linhas: um jeito especial de retratar o entorno 
Artista: Laura Holanda (@lauraholanda_) para o contêiner Ateliê do Design, de Dora Coelho

Cores: Conto Infantil, Navios ao Mar, Amor, Algodão Egípcio, Lápis Preto, Rosa Exótico e Verde Riacho
Produto: Coralit Total Acetinado

A comunidade Poço da Draga, tão ligada à história de Fortaleza, pode ser vista nas famosas fotos de Txai Costa. Uma de suas imagens foi escolhida pela artista visual Laura Holanda para o mural do contêiner Ateliê do Design, de Dora Coelho, em Janelas CASACOR. A colagem,  com os meninos que voam da Ponte Velha em direção ao mar - lembrando um sonho de liberdade que roubada pela pandemia - foi feita diretamente sobre a pintura. As cores são similares às que Laura já tinha usado em outra série de trabalhos. No bloco mais escuro da obra, pintado com a cor Lápis Preto, a artista usou a técnica do String Art, com fios entrelaçados, que remetem às cordas das redes de pescadores.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A colagem com detalhes de fotos de Txai Costa foi feita diretamente sobre as cores das Tintas Coral, neste mural de Laura Holanda. Pintura, colagem e String Art se misturam no trabalho feito para o contêiner de Dora Coelho, em Janelas CASACOR Ceará. 

 

Coração cheio de cor para enfrentar os desafios
Artista: SU (@s.b.r.b) para o contêiner Cozinha Sabores da Vida, de Beatriz Miranda

Cores: Pétala de Rosa, Baía de Coral, Flor de Laranjeira, Bola de Basquete, Brocado Rico, Trufa de Hortelã, Tempero Forte, Toque de Manjericão, Olhar Encantador, Chá Dançante, Enfeite de Natal e Branco Cru.  
Produto: Coralit Total Acetinado

Se o coração é mesmo a sede da coragem, como acreditavam os antigos latinos, aqui ele pulsa colorido e anima os pedestres da av. Beira Mar, em Fortaleza. A Artista SU, reconhecida pela capacidade de  criar harmonia com tons, explorou 12 cores da Coral em um coração fértil. Como essa obra foi feita no contêiner em que a arquiteta Beatriz Miranda montou uma cozinha, a pintura tem aqui mais uma função: representar o coração da casa em tempos de pandemia. Todas as pinturas foram feitas com esmalte Coralit, que tem propriedades que facilitam a limpeza da superfície. E melhor: o branco, que aparece na moldura da obra, não amarela com o tempo.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A cozinha tornou-se o coração da casa, para a arquiteta Beatriz Miranda. E ele está representado no mural pintado com 10 cores da Coral pela artista SU, em Janelas CASACOR Ceará.

 

O claro e o escuro: um olhar por dentro das máscaras
Artista: Juca Maximo (@jucamaximoart) para o contêiner Home Office Box 2020, Kel Oliveira

Cores: Lápis Preto, Cinza Intenso e Branco Cru
Produto: Coralit Total Acetinado

A série com a temática das máscaras, realizada pelo artista Juca Máximo, já rodou o mundo e recebeu inúmeros prêmios. Mais democrática do que nunca e ainda mais atual, parte dela pode ser apreciada no contêiner de Kel Oliveira, em Janelas CASACOR. Bastaram as cores Lápis Preto, Cinza Intenso e Branco Cru, da Coral, aplicadas sobre preparação de Massa Acrílica, para dar o efeito que vem encantando os visitantes. A obra convida todos a observarem que tipo de pessoas nos tornamos por trás das máscaras que nos protegem. O uso das luminárias e as molduras de ferro (que pesam 150 kg) são parte essencial dessa instalação batizada de Absence Yourself Light I e II. Assim como foi utilizado pelo artista na moldura de ferro, o esmalte Coralit Total pode ser aplicado em superfícies de metal e madeira, como portas, janelas e portões.  

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
O artista Juca Máximo, que realizou essa instalação na parte de traz do contêiner de Kel Oliveira, tem inúmeras obras premiadas. A cor Lápis Preto, da Coral, dá profundidade à composição, junto com o Cinza Intenso e os toques de Branco Cru.

 

Janelas sobre o Bronze Tibetano: convite à meditação
Artista: Suzana Rocha (@suzana34) para o contêiner Lounge Sensações, de Claryanne Aguiar 

Cor: Bronze Tibetano
Produto: Coralit Total Acetinado

Uma enquete em redes social levou o público a escolher a cor Bronze Tibetano para o fundo dessa obra de arte, feita pela artista visual Suzana Rocha. Sobre o esmalte Coralit Total, Suzana desenhou inúmeras janelas, em todos os estilos e formas - novas, quebradas, coloniais, modernas… Elas representam nossos olhos internos em período de quarentena, no contêiner de Claryanne Aguiar, em Janelas CASACOR. Os traços delicados foram feitos a caneta em 12 horas de trabalho. 

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A artista Suzana Rocha levou 12 horas para traças as janelas com caneta, diretamente na parede do contêiner. O fundo pintado com Coralit Total está na delicada cor Bronze Tibetano - selecionada pelo público em enquete digital. 

 

Grafismo para representar os tons do céu e do mar
Artista: Gardênia Barroso para o contêiner Varanda Desassossego, de Ney Filho

Cores: Verde Lúcido, Explosão Solar, Azul Velejador, Bola de Basquete, Pimenta Ardida, Olhar Encantador e Fita Violeta
Produto: Coralit Total Acetinado

As faixas de cores desta obra estão longe das formas orgânicas. Mas quem olha com atenção vislumbra os tons pelos quais mar e céu passam ao longo do dia, em Fortaleza. A composição gráfica foi feita pela artesã Gardênia Barroso para o arquiteto Ney Filho. E foi o próprio Ney que, usando o esmalte Coralit Total, reproduziu a obra atrás do seu contêiner Varanda Desassossego, em Janelas CASACOR. O efeito final mostra bem como as cores se comportam lado-a-lado - quase como em um teste de cor. Se você tem vontade de testar tons em sua parede antes de comprar o produto, pode usar o Coral Teste Fácil  - tubinho de 30 ml de tinta que vem com rolinho, pronto para aplicação.

(foto de Esdras Guimarães/divulgação)
A artesã Gardênia Barroso pensou em um grafismo fácil de reproduzir para o contêiner do arquiteto Ney Filho, em Janelas CASACOR Ceará. O sucesso do painel foi a escolha precisa das cores da Coral, que representam céu e mar em várias horas do dia. 

Artista: Sergei de Castro para o contêiner Areias do Mucuripe, de Marçal Barros
Cores: Creme Batido, Licor de Cupuaçu, Cisne Negro, Praia, Linho Americano, Amarelo Dakota e Brisa Praiana
Produto: Coralit Total Acetinado

 

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa