Artsy Lounge, de Sig Bergamin, para CASACOR São Paulo

Cinco tendências na decoração: mergulho da Coral em CASACOR SP 2022

 

Pode apostar: depois de ver essas fotos, você vai ficar com vontade de renovar sua casa. A Coral selecionou cinco ideias de decoração que vão se firmar como tendência nos próximos meses. Entenda a volta das texturas e dos arcos - dois hits que ressurgem com força - e o uso de cores bem específicas para transformar a atmosfera dos ambientes. Azuis e verdes suaves, por exemplo, devem - pouco a pouco - ocupar o lugar dos neutros em projetos cuja pegada é a personalidade tranquila. Entram em cena, ainda, ambientes com explosão de cores mais intensas - uma busca por nova energia e tempos vibrantes. A Coral é a Tinta Oficial da CASACOR e é a tinta da sua casa também. Então, todas as cores que você vai ver agora, estão na Loja Online da Coral - entre, receba tudo com um clique e atenda a esse pedido de mudança que está batendo aí na sua porta. 

1 - Brincando com a pintura

Faixas, formas orgânicas, meia-parede: um jeito lúdico e fácil de surpreender na decoração.

Estúdios pequenos, com até 37 m2, já são uma realidade nos grandes centros do Brasil. Pouca área exige ainda mais exercício de criatividade. E, aqui, a pintura inusitada atrai imediatamente os olhares de quem entra. São duas formas orgânicas desenhadas pelo arquiteto para ocuparem o teto e a parede. Como o sofá é baixo, o desenho colorido preenche a área superior. Você pode ter um elemento simples e econômico como esse em sua casa também - e é possível escolher entre as formas arredondadas ou geométricas, de acordo com os demais itens da sua decoração. Sente insegurança? Risque a parede com giz antes para ver como ficaria. 

Estúdio Amorphous, de Wesley Lemos, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Estúdio Amorphous, de Wesley Lemos (@arquiteto_wesleylemos)

Cores: Pote de Argila (no desenho de formas orgânicas) e Pelicano (na parede e teto)

Produto: Coral Decora Matte

Ao fazer pintura em meia-parede, a principal dúvida é: como acertar na proporção? Devo dividir a parede exatamente na metade? Uma dica: use a regra de três. Divida a parede em três faixas da mesma largura. Aí, você pode pintar as duas faixas de baixo em um tom e a de cima em outro - como acontece aqui. Se você quiser aumentar a sensação de altura do pé-direito, o melhor é deixar o tom mais claro em cima. Outro princípio que garantiu resultado harmônico desse espaço foi a regra 60, 30, 10 para escolher as cores. Definiram-se três tons. Um deles foi a base em parede e tetos, ou seja 60% do total (representados pelo azul e variantes que vão até o cinza azulado). O segundo é o tom que aparecerá em móveis e objetos - neste caso, o amarelado caramelo. E o terceiro é a tonalidade de maior contraste e que aparece em pequenos detalhes - neste café, foi o vermelho.

Café Modernista, de Priscila Cox, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Café Modernista, de Priscila Cox (@priscilacoxarquitetura)

Cores: Minério Bruto (cinza escuro), Rio de Cascalho (azul) e Zepelim (cinza claro)

Produtos: Coral Decora Matte (Minério Bruto e Rio de Cascalho) e Efeito Especial Cimento Queimado (Zepelim)

Vida, representada pela cor vermelha, e introspecção, expressada pelo preto, caminham juntas nesse banheiro cheio de simbolismo. Para criar as faixas de duas cores, o arquiteto se inspirou na geometria presente em adereços e roupas do Candomblé e da Umbanda e nas imagens de antigos reinos africanos. A proporção das listras foi definida pelo tamanho das cerâmicas - colocadas na vertical e na horizontal e, depois, pintadas. A horizontalidade do conjunto ficou ainda mais evidenciada pelo teto preto - que faz o pé direito parecer mais baixo. Se você quiser testar proporções como essa em seu lavabo, mas estiver em dúvidas sobre quais cores escolher, use o Coral Visualizer (para Android) e IOS. Faça o upload da sua foto e simule a pintura do ambiente.

Baluwé Exu O'Nan, de Guto Andrade, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Banheiro Baluwé Exu O'Nan, de Guto Andrade (@gutoandradearquitetura)

Cores: Lápis Preto (teto e faixas finas), Hibisco (faixas mais largas) 

Produto: Coral Decora Matte

2 - Explosão de cores

Amarelo, Laranja, Verde Escuro, Vermelho: tons cheios de energia para um futuro sem medo de colorir.

Seus móveis são clássicos e discretos? O destaque pode ficar por conta das paredes e do teto! Ao selecionar tons vibrantes, o arquiteto Sig Bergamin - reconhecido por seu maximalismo ao sobrepor estilos, estampas, cores e tendências - deu vida a esta sala. Pode imaginar como seria se ele tivesse preferido tonalidades neutras? Repare que ele ainda usou um outro recurso já bastante citado nos textos de tendências da Coral: paredes em dois planos - a alvenaria laranja ao fundo e o painel de madeira polida à frente. Quer dar um charme ao seu painel? Emoldure-o com um filete metálico. E para pintar o metal, você já sabe: use o esmalte Coralit Total, que tem secagem rápida e não libera cheiro.

Artsy Lounge, de Sig Bergamin, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Artsy Lounge, de Sig Bergamin (@sigbergamin)

Cores: Maravilhas Gregas (teto), Licor de Laranja (parede) e Ouro (moldura dos painéis)

Produtos: Coral Decora Matte (Maravilhas Gregas e Licor de Laranja) e Coralit Total (Ouro)

Mais um exemplo de paleta com base neutra que ganhou vida com o tom quente do teto. O espaço é pequeno - 37 m2 - e tinha marcenaria escura, mas a escolha da cor trouxe alegria solar para o apartamento. Se quiser dar ainda mais destaque para o conjunto, você pode usar um dos Efeitos Especiais da Coral - Velvet, Nuage, Mármore ou Cimento Queimado. Aqui, o Efeito Velvet reflete um brilho perolado leve que aumenta a força estética da superfície.

Apê Paulista, de Weiss Arqutetura, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Apê Paulista, de Weiss Arquitetura (@weissarquitetura)

Cores: Asteca (teto) e Toque de Inverno (parede de tijolinho) 

Produtos: Coral Decora Matte (Toque de Inverno) e Efeito Especial Velvet (Asteca)

No Espaço Coral , feito por Marcelo Salum, vermelho e azul são os tons predominantes. Mas o lavabo se destaca com essa cor terrosa forte. A tonalidade foi escolhida a partir do desenho do tecido - criado por Attilio Baschera e Gregorio Kramer, homenageados do ambiente. Fica, aliás, a dica: a cor que você vai levar para a parede pode partir de algum objeto, quadro ou cortina da casa. Existe até um aparelho da Coral - muito usado por arquitetos - que lê a tonalidade de qualquer superfície e diz exatamente qual é a referência do catálogo para você acertar em cheio. Ele se chama Color Sensor. Mas você pode também baixar o aplicativo gratuito Coral Visualizer (para Android) e IOS fazer o upload de uma foto e pedir que o próprio app sugira as cores mais próximas.

Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Espaço Coral, de Marcelo Salum (@marcelosalum)

Cores: Calor do Fogo (Terroso) e Mistério do Oceano (Azul escuro)

Produto: Coral Decora Matte

3 - Textura

Movimento para paredes: com os mágicos efeitos de luz e sombra, esse acabamento conquista a decoração.

Por que a parede texturizada é tão atraente? Porque, ao longo do dia e da noite, conforme a iluminação do ambiente se altera, a parede ganha sombreados diversos - e todo o espaço se modifica com ela. Se você reparar neste quarto, perceberá que, próximo à cabeceira retroiluminada, a parede ganha pontinhos prateados. Se apenas a iluminação superior for ligada, o efeito é completamente diferente. Para conseguir essa granulação, os profissionais de CASACOR projetam a Textura Design da Coral com compressor. Se você quiser mais suavidade no acabamento, pode pedir ao seu pintor que use rolo e espátula.

Raízes, de Intown Arquitetura, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Raízes, de Intown Arquitetura (@intown_arquitetura)

Cor: Seda Damasco (Parede)

Produto: Coral Textura Design

Houve um tempo em que a textura reinava nas fachadas e áreas externas. A delicadeza da Textura Design da Coral permitiu que seu movimento migrasse também para os ambientes internos - incluindo quartos, lavabos e cozinhas. Sobretudo em apartamentos com todos os ambientes integrados, a textura cria uniformidade e permite, como já vimos, jogos de luz com iluminação indireta. Há duas maneiras de fazer sua aplicação: a primeira é com rolo e espátula, que gera um efeito mais suave. A segunda é com compressor - que foi o método usado nos ambientes de CASACOR. Para as duas, você pode contar com um pintor especialista que more próximo à sua região - basta procurar nas Páginas Coloridas da Coral. A busca é por CEP e todos os profissionais que estão lá trabalham bem com os produtos da Coral.

Estúdio Bereshí, de Bárbara Dundes, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Estúdio Bereshí, de Bárbara Dundes (@barbaradundes)

Cor: Branco Partitura (na parede)

Produto: Textura Design

Veja onde a textura chegou: no teto! Se você gosta de ambientes monocromáticos, essa é uma forma de brincar com o olhar e quebrar a monotonia. Paredes e teto texturizados podem acompanhar o suave relevo de tecidos, madeiras, pedras e outros acabamentos que você escolheu para a composição. Além disso, se optar por preencher todo o ambiente com a textura, como se vê aqui, o efeito caixa também fica garantido, ou seja, você cria a base para conter, de modo aconchegante, toda a decoração.

Espaço Verso, de Carolina Scarpelli, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Espaço Verso, de Carolina Scarpelli (@_csinteriores)

Cor: Renda Primorosa (na parede e no teto)

Produto: Textura Design

4 - Arcos

Arquitetura do triunfo: os arcos voltaram em portas, janelas e divisórias, trazendo formas brandas e monumentais, ao mesmo tempo.

No Espaço Coral, de Marcelo Salum, os arcos são uma referência à loja de tecidos Larmod - que pertencia a Attilio Baschera e Gregorio Kramer, os dois homenageados na CASACOR. Mas também representam uma busca pela monumentalidade apaziguadora dos templos antigos - e essa parece ser a semente de uma tendência universal. Repare como o efeito caleidoscópio criado por Salum se ressalta pelas cores - pois ele pinta as bordas internas em tons diferentes do que se vê na parede. A construção de arcos assim envolve obras, mas lembre-se que você pode usar a pintura para criar desenhos de arcos sobre os batentes de portas ou passagens.

Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Espaço Coral, de Marcelo Salum (@marcelosalum)

Cores: Desfile de Carnaval (vermelho), Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (azul escuro)

Produto: Coral Decora Matte

O arco também evoca ancestralidade. Lembre que as entradas das cavernas eram em arcos naturais. Como as tendências costumam chegar em ondas de elementos correlatos, junto à retomada urbana dos arcos, aparece o uso da palha, das tramas de fibra e do artesanato de povos originários. A mesma forma arredondada pode estar em espelhos, como o que foi usado neste banheiro para emoldurar o reflexo dos visitantes, ou em painéis que podem ser criados por você para gerar múltiplos planos - fugindo do convencional retângulo.

Baño Tulum, de Joe Filho Arquitetos, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Baño Tulum, de Joe Filho Arquitetos (@joefilhoarquitetos)

Cor: Branco Europeu (na parede e no teto)

Produto: Coral Decora Matte

É justamente a questão do tempo que se discute neste restaurante de CASACOR. E como se representa o tempo na arquitetura? A mistura de formas orgânicas e linhas retas pode ser uma delas. A maneira de ressaltar elementos concretos do passado - entre elas o arco -, pode ser outra. Até a presença marcante das plantas com seus ciclos contínuos também tem esse papel. Seja como for, o tempo sempre flui e, apostar nas curvas para que ele corra sem quinas, foi uma constante nessa mostra. Agora, olhe para a sua casa. Qual é o cantinho que você vai arredondar?

Restaurante 00:00, de Ricardo Abreu, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Restaurante 00:00, de Ricardo Abreu (@ricardoabreuarquiteto)

Cor: Verde Araucária (na parede e no teto)

Produto: Coral Decora Matte

5 - Verdes e azuis suaves

Continuamos sonhando com a calma que os verdes e azuis clarinhos nos trazem. Com essas cores, sabemos: dias melhores virão.

Esse azul claro tão refrescante é o Melodia Suave - cor do ano no estudo Colour Futures 2022. Mas como se escolhe a cor do ano? Pesquisadores de todo o mundo se reúnem para mostrar referências de tudo que observaram.  O que se busca são os sinalizadores de desejos coletivos. O tom selecionado para esse ano - e que está no Espaço Coral -  atende nossa vontade de olhar para o céu, respirar, iluminar-se. Entre no site do Colour Futures 2022 para compreender melhor essa escolha e conhecer as paletas que formam, com o Melodia Suave, uma combinação em resposta aos anseios do nosso tempo.

Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Espaço Coral, de Marcelo Salum (@marcelosalum)

Cores: Melodia Suave (azul claro), Mistério do Oceano (azul escuro) e Branco Cru (nas molduras e nos cantos da parede)

Produto: Coral Decora Matte

Os verdes e azuis clarinhos têm uma função importante: mostrar que não existe motivo para ter medo das cores. Muita gente opta pelo branco ou pelos neutros por achar que não conseguirá combinar paredes e móveis. Ou ainda imaginando que pode enjoar se escolher alguma outra cor. A suavidade do azul e do verde acabam com essas angústias - pois casam com quaisquer outros tons (dos contrastantes aos complementares) e criam uma atmosfera de tranquilidade que não cansa jamais. Quem quer ousar pode seguir o exemplo desse ambiente: aplicar o verde com o Efeito Especial Cimento Queimado e criar movimentos que dão dinamismo para a parede.

Casa Eté, de Todos Arquitetura, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Casa Eté, de Todos Arquitetura (@todosarquitetura)

Cor: Melão Verde

Produto: Efeito Especial Cimento Queimado

O destaque desse corredor são as plantas. Era importante deixá-las em primeiro plano, mas integradas ao todo. Por isso, o branco foi imediatamente descartado - o contraste prejudicaria a percepção das folhagens. Daí, nasce o desejo de usar o verde, mas não um tom qualquer. Dentre as várias opções, venceu o acolhimento do Silêncio de Inverno. E como a área é de intensa passagem, a tinta escolhida foi a Super Lavável Antimanchas - que tem limpeza facilitada e um aspecto final muito semelhante ao fosco. Brilho, só no piso - que foi pintado com o Renova Epóxi Brilhante.

Restaurante Badebec, de Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado, para CASACOR SP

Crédito: João Oliveira

Restaurante Badebec, de Gustavo Paschoalim (@gupaschoalim) e Frederico Cançado (@cancadopaisagismo)

Cores: Silêncio de Inverno (paredes) e Preto (piso)

Produtos: Super Lavável Antimanchas (Silêncio de Inverno) e Renova Epóxi Brilhante (Preto)

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja Online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.

Buscando os dados, aguarde...