Living do loft Meu Coração Queima, de Jeferson Branco para CASACOR Santa Catarina

Tons terrosos e muita arte: raízes do morar brasileiro nos lofts de CASACOR SC

Um filtro de barro, um pote de cerâmica ou um cesto de palha… Já reparou como alguns elementos da casa original brasileira trazem aconchego? Eles criam a sensação confortável de reencontro. As cores terrosas e os efeitos da Coral, tinta oficial de CASACOR, intensificam essa impressão, como num abraço carinhoso. Quer sentir essa experiência? Passeie pelos ambientes abaixo e depois aproveite a facilidade da Loja Online da Coral: leve para sua casa os mesmos produtos que brilham nas mostras de decoração. 

Camadas Brasileiras: uma cor personalizada para essa sala

Loft Camadas Brasileiras, por Juliana Pippi (@julianapippi)
Cores: Camadas Brasileiras, no teto, e Peça de Teatro, nas paredes
Produto: Textura Design

Living do loft Camadas Brasileiros, de Juliana Pippi para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Uma mistura de três tons gerou uma nova cor para o teto da sala. Ela se chama Camadas Brasileiras e representa a diversidade no nosso país. Aplicada com a Textura Design, Camadas Brasileiras mostra que você pode customizar o seu ambiente combinando e mesclando as mais de duas mil tonalidades que a paleta da Coral oferece.

Sala de Jantar do loft Camadas Brasileiros, de Juliana Pippi para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Quando estiver definindo a cor, atente-se para o conselho da arquiteta Juliana Pippi: a iluminação influencia muito no resultado final. Aqui, os dois tons terracota na parede e teto parecem mais rosáceos durante o dia e mais âmbar durante a noite. Por isso, é tão importante fazer um teste antes de pintar. E o Coral Teste Fácil, com 240 cores, pode ajudar nesse processo.

Paredes e teto pintados: a casa com o conforto de um abraço

Casa Meu coração Queima, por Jeferson Branco (@jefersonbranco)
Cor: Cobre Suave, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte

 Sala da Casa Meu Coração Queima, de Jefferson Branco para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

O tom intenso que sobe das paredes até o teto cria uma sensação de proteção no ambiente. Foram sete diferentes cores terrosas testadas antes de chegar nessa escolha. Aqui, a referência eram os objetos brasileiros como o filtro de barro e as cuias cerâmicas. E na sua casa? Que peças podem ser a sua inspiração para a mudança de cor das paredes?

Sala da Casa Meu Coração Queima, de Jefferson Branco para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

No teto, rodateto e paredes, a cor é a mesma, mas as texturas diferentes das superfícies criam uma percepção diversa. O Cobre Suave parece mais claro quando aplicado sobre acabamento rugoso (neste caso, feito na obra antes da pintura). Mas você pode conseguir efeito similar usando dois tons próximos. Para definir a largura do rodateto, o arquiteto teve como referência a altura da porta. 

Contato com a terra e com a cultura regional são a base desse restaurante

Restaurante Espaço Plural, por Beto Gebara e Marila Filártiga (@gfarquitetos)
Cores: Pote de Argila, na parede, e Concha Prateada, em detalhe da parede e do teto
Produto: Coral Decora Seda (Pote de Argila) e Coral Decora Seda (Concha Prateada)

Restaurante Espaço Plural, de Beto Gebara e Marila Filártiga para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Você já conhece a arquitetura regenerativa? Nesta concepção, além de minimizar impactos ambientais, os projetos devem observar o sistema vivo do entorno e integrar-se a ele - com escolhas que promovam a saúde do conjunto. Nesse restaurante, a terra é o elemento regenerativo de conexão. Uma série de testes - feitos com o Coral Teste Fácil levou à escolha da cor Pote de Argila. O nome sugestivo contou na decisão. 

Aquarela na parede: efeito de transparência na pintura 

Cosmopolitan Loft, por Mariana Pesca (@marianapescaarquitetura)
Cores: Lápis Preto, Mostarda em Grão, Branco Cru e Tradição, na parede e no teto, Jardim Misterioso, Vinho do Porto e Trilha Verde na parede
Produto: Coral Decora Matte

Image description: Cosmopolitan Loft com pintura especial, de Mariana Pesca para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Um jogo de sobreposições de cores e volumes fixa esse loft na memória. A arquiteta Mariana Pesca e a artista Camila Saavedra partiram do rosa e foram acrescentando tonalidades muitas vezes opostas na escala cromática. Todas foram aplicadas com uma técnica de transparência desenvolvida pela artista, que chegou a fazer uma maquete em papel para simular esse resultado. O segredo está em dosar a quantidade de tinta na camada superior da pintura - deixando sempre entrever as cores de baixo. 

Cosmopolitan Loft com pintura especial, de Mariana Pesca para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

No conjunto, a profusão de cores nunca será cansativa - pois a arquiteta tratou a parede em L como uma obra de arte. O resto do loft é todo neutro monocromático, em branco cru. 

Estilo Japandi: combinação minimalista convida para um café com calma

Café + Um, por Emanuella Wojcikiewicz (@emanuella.wojcikiewicz.estudio)
Cores: Zepelim, na parede e no balcão, Branco Cru, na parede e teto
Produtos: Coral Decora Matte (Branco Cru) e Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Zepelim)

Café + Um de Emanuella Wojcikiewicz para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Na arquitetura, o estilo japonês e o estilo escandinavo já são bem conhecidos. Da união dos dois, nasce o Japandi, que você pode reproduzir na sua casa unindo as cores branco, preto e cinza às madeiras claras e ao minimalismo. Neste café, o cinza Zepelim, que tem um leve bege na composição, foi aplicado com o Efeito Cimento Queimado da Coral. Repare que ele está inclusive no armário criado para incorporar a geladeira.

Café + Um de Emanuella Wojcikiewicz para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

A faixa cinza da meia-parede segue a altura do balcão - todo o conjunto recebeu o mesmo Efeito Cimento Queimado. Ele foi aplicado inclusive na parte superior do balcão de atendimento - dispensando o uso de pedras ou outro tipo de material. Para diminuir a porosidade e selar a superfície, a arquiteta utilizou uma cera incolor. Ou seja, você pode fazer mesas e bancadas com esse acabamento.

Brilho de veludo nas paredes e teto: conforto visual na sala íntima

Sala Íntima da Arquiteta, por Anna Maya (@annamaya_arquitetura)
Cor: Barco a Remo, na parede e no teto
Produto: Coral Decora Efeito Velvet

Sala Íntima da Arquiteta, por Anna Maya para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

A monocromia - uso de um só tom em todo o espaço - pode ser a base para quem ainda se sente inseguro no uso das cores. Experimente, porém, um toque que ressalte a sua escolha. Aqui, a arquiteta Anna Maya usou o Efeito Especial Velvet da Coral que trouxe sensação aveludada para a parede e para o teto.

Sala Íntima da Arquiteta, por Anna Maya para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

O brilho do Efeito Especial Velvet fica ainda mais evidente conforme a variação de luminosidade. Apesar de muito presente do ponto de vista visual, esse é um efeito fácil de combinar com os demais elementos do espaço

Composição gráfica no Rooftop integra belezas naturais e cenário urbano

Rooftop 20 - 21, por Ana Trevisan (@anatrevisan.arquiteta)
Cores: Árvore da Montanha, Pé de Moleque, Trilha da Cachoeira, Bronze Palm Springs, Algas Profundas, Jardim de Hortelã, Toque de Manjericão, Som da Natureza, Águas Calmas, Sete Lagos, Verde Pantanal e Vegetação Lacustre  
Produtos: Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total

Rooftop 20 - 21 com pintura do artista @cazao e projeto de Ana Trevisan para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Como fazer um muro ganhar vida? Com pintura e arte. A inspiração pode estar na paisagem ao redor - como aconteceu nesta fachada. O cenário de Florianópolis ativou a criatividade da arquiteta Ana Trevisan e do artista visual Cazão (@cazao). Ambos chegaram a uma paleta de verdes, amarelos e cinzas, que o artista selecionou no leque com mais de 2000 cores da Coral. Se você se empolgar para levar arte para o muro ou fachada, utilize a tinta Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total que oferece maior durabilidade e proteção às paredes externas contra os efeitos das intempéries.

Living Gourmet para descansar: um respiro neutro na casa

Living Gourmet Respiro, por Mariana Maisonnave (@marianamaisonnave.arq)
Cor: Cinza de Grife, na parede e no teto
Produto: Coral Decora Efeito Velvet

Living Gourmet Respiro, de Mariana Maisonnave CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

O Efeito Especial Velvet, que com o seu brilho lembra o toque de um veludo na parede, ressaltou a delicadeza do Cinza de Grife. A arquiteta Mariana Maisonnave, que ainda não conhecia o Efeito, descobriu que ele era perfeito para refletir a luz que entra pela janela, no final de tarde. Sua sala também é banhada pelos raios de sol? Aposte no Velvet! No site Páginas Coloridas da Coral você encontra pintores profissionais que aplicam esse efeito.

Pintura reproduz aparência metálica no bar marroquino

Wine Bar Pra Lá de Marrakech, por Alessandra Casagrande (@alessandracasagrande.arq)
Cor: Vinho Sofisticado, na parede e teto, Pitanga Madura, na boiserie, Joia da Coroa, na parede, e Ouro nos acabamentos dos arcos
Produtos: Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Vinho Sofisticado), Coral Decora Diamante (Pitanga Madura), Coral Decora Matte (Joia da Coroa) e Coralit Ultra Resistencia Brilhante (Ouro).

Wine Bar Pra lá de Marrakech, de Alessandra Casagrande para a CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Onde você se inspira? Pinterest, Netflix, Instagram e guias de viagem ajudaram a compor as referências desse bar. As cores têm traços marroquinos e perfume dos anos 70. A passagem do tempo fica marcada pelo Efeito Cimento Queimado no teto. 

Wine Bar Pra lá de Marrakech, de Alessandra Casagrande para a CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Originalmente, o Efeito Cimento Queimado é oferecido em tons de cinza, mas a equipe da Coral desenvolveu o acabamento na cor Vinho Sofisticado para o espaço. Já a cor Ouro reproduz tão bem a aparência de metal que o detalhe parece um perfil de latão.

Arte muralista: a trajetória das mudanças internas pós-pandemia

Corredores A Trajetoriah!, por Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo (@infinitahprojetos)
Principais cores: Pedra Esculpida, Concha Prateada, Rapadura Nordestina, Extremo Sul, Azul Turquia, Onda da Praia, Patê de Azeitona, Azul Mergulho, Maré, Vermelho Blefe, Lápis Preto e Pé de Jaboticaba - foram mais de 40 tons usados nas obras de arte.
Produto: Coral Decora Matte

Corredor com arte no ambiente A Trajetoriah! de Gabriela Bosco e Vanessa Buonomo para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Um corredor pode ter muita personalidade e contar histórias. Aqui, a dupla de arquitetas criou um percurso ilustrado por 11 artistas visuais. As artes coloridas - como essa de Gugie Cavalcanti (@gugie.art) apontam a importância de refletir sobre Convívio, Respeito, Descanso, Trabalho Remoto e Liberdade. E como se contrata um artista visual? Navegue pelos perfis e encontre aqueles cuja criação emociona você. Depois, defina temas e paleta de cores. Neste corredor, os artistas partiram dos tons terrosos. 

Corredor com arte no ambiente A Trajetoriah! De Gabriela Bosco e Vanessa Buonomo para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Além das artes pintadas ao longo do corredor, os cantinhos cheios de inspiração fazem parte deste ambiente de CASACOR. As paredes da área Zen para meditação e relaxamento receberam Pedra Esculpida, a Cor do Ano 2021 da Coral - tom que propõe reconexão com nossas origens. Já no espaço de trabalho, a memória afetiva está garantida com a cor Rapadura Nordestina. Você pode usar essa dica e renovar pequenos cantinhos da sua casa com cor.

A elegância refinada e profunda do cinza escuro 

Casa Yugen, por Gabriel Bordin (@studiogabrielbordin)
Cor: Nuvem Escura, na parede curva, e Branco Cru, no teto
Produto: Coral Decora Matte

Sala da Casa Yugen, de Gabriel Bordin para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Cinza escuro, quase preto, está conquistando as paredes da casa. O ar misterioso e elegante deste tom foi escolhido pelo arquiteto Gabriel Bordin para representar o conceito japonês Yugen - em que enigma e escuridão convidam a uma experiência mais profunda da arquitetura. Quer saber como sua casa ficaria se tivesse uma parede preta ou cinza assim? Simule no aplicativo Coral Visualizer Android e IOS.

Sala da Casa Yugen, de Gabriel Bordin para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Para escolher o melhor tom, o arquiteto Gabriel Bordin partiu da cor da ardósia que reveste uma das paredes. Essa é dica preciosa para você definir os tons da sua casa. Será que algum acabamento já existente te inspira? Olhar a casa com carinho, com certeza vai levar você a muitas descobertas. Conte com a Coral para te ajudar nesse processo. 


As tintas e efeitos utilizados na CASACOR Santa Catarina podem ser comprados na Loja online da Coral. E se você precisa de ajuda para pensar nas mudanças do seu ambiente, conheça também o Coral Decore Online - tenha uma decoração sob medida.


Buscando os dados, aguarde...