Cozinha de Anna Malta e Andrea Duarte em CASACOR Rio de Janeiro

Jeito carioca de colorir: 10 formas de transformar a casa com tinta  

Com pouca obra e muita cor, arquitetos e decoradores reinventaram os ambientes de um casarão tombado na edição de 30 anos da CASACOR Rio de Janeiro. A mostra tem parceria da Tintas Coral como tinta oficial e você vai descobrir, aqui, o que é tendência em tons e efeitos. Depois, pode navegar na Loja online da Coral para comprar tudo sem sair de casa. 

Pintura nos armários renovou a cozinha antiga

Cozinha dos Amigos, por Anna Malta e Andrea Duarte (@annamaltainteriores e @andreanevesduarte)
Cores: Traços de Artista, nos armários, e Banco de Neve, no teto.
Produtos: Coralit Total Acetinado (Traços de Artista) e Coral Decora Matte (Banco de Neve).

Cozinha de Anna Malta e Andrea Duarte em CASACOR Rio de Janeiro

Os armários do casarão tombado estavam em boas condições, mas a madeira era muito escura. Então, a designer de interiores Anna Malta e a arquiteta Andrea Duarte resolveram pintá-los com Coralit Total esmalte que seca rapidamente, é pronto para uso e não tem cheiro. Solução sustentável, perfeita também para casas alugadas.

Cozinha Rio

Repare que o cinza é azulado. Esse foi o truque para escolher a cor: pegar um tom com traços do azul presente na cerâmica da parede. Uma tonalidade quente foi usada nos nichos (ocupados antes por fornos).

Casa dos sonhos no meio do mato, com varanda gourmet

Loja da Casa, por Ana Cano (@anacanoarquiteta)
Cores: Cultura Grega, na sala, Extremo Sul, na varanda gourmet, e Branco, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Cultura Grega), Coral Decora Efeito Nuage (Extremo Sul) e Coral Decora Matte (Branco).

Sala da Loja da Casa, por Ana Cano, em CASACOR Rio de Janeiro

O anexo fica em meio ao verde, mas a arquiteta Ana Cano trouxe para ele uma referência urbana. É o Efeito Cimento Queimado da Coral. Se sua casa tem muitos adornos, como nesse ambiente (que abriga a Loja na CASACOR), uma parede sóbria assim é um bom recurso para valorizar as peças

Varanda da Loja da Casa, por Ana Cano, em CASACOR Rio de Janeiro

Na varanda, quem se destaca é o laranja, aplicado com o Efeito Cimento Queimado da Coral. A arquiteta chegou a testar uma cor rosada (o Muffim), mas concluiu que o Extremo Sul era mais vibrante (e não se confundiria com o tom da fachada do casarão vizinho).

Sala de banho com jabuticabeira: invasão verde

Sala de Banho, por Ouriço Arquitetura (@ouricoarquitetura)
Cores: Floresta Negra, nas paredes, Estátua Antiga, no nicho da banheira, e Sibéria, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Estátua Antiga) e Coral Decora Matte (Floresta Negra e Sibéria).

Sala de Banho de Ouriço Arquitetura em CASACOR Rio de Janeiro

O verde Floresta Negra é tão apreciado pelos arquitetos Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, que eles o aplicaram nas paredes e no tingimento da cortina. Junto com a jabuticabeira de 4 metros, a tonalidade trouxe força cênica para o banheiro. Como será que a cor ficaria em sua casa? Se quiser testar, use o aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS e simule uma nova cor no seu ambiente.

Sala de Banho de Ouriço Arquitetura em CASACOR Rio de Janeiro

No nicho da banheira - peça que pertenceu à Imperatriz Tereza Cristina - haviam azulejos. Mas os arquitetos usaram um truque para escondê-los: revestiram tudo com vinil e aplicaram massa e Efeito Cimento Queimado da Coral. Quando a CASACOR acabar, a cerâmica estará intacta.

Casa contemporânea, com boa ventilação e muito aconchego

Casa UP, por UP3 (@up3arquitetura)
Cores: Licor Doce, no cobogó, Plaza, no pórtico da entrada, e Pena Prateada, nas paredes internas.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Pena Prateada), Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (Licor Doce e Plaza).

Fachada da Casa UP em CASACOR Rio de Janeiro, por UP3 Arquitetura

Tudo é suave nesta casa - até mesmo a releitura da tradicional combinação verde e rosa. "Escolhemos o Licor Doce porque ele tem cinza na composição; cores assim facilitam na hora de misturar elementos”, ensina o arquiteto Thiago Morsh, do trio UP3 Arquitetura. Mesmo após CASACOR, essa construção permanecerá no terreno, por isso eles usaram uma tinta específica para áreas externas Coral Proteção Sol & Chuva ela protegerá o cobogó e o pórtico contra mofo, algas e fissuras.

Sala da Casa UP em CASACOR Rio de Janeiro, por UP3 Arquitetura

Na sala, a referência de um morar nórdico - com piso em dois níveis, lareira e tecidos felpudos - levou o estilo a ser batizado de escandinavo carioca. O nome brincalhão casou perfeitamente com o Efeito Velvet da Coral aplicado nas paredes. Seu toque aveludado ampliou ainda mais a sensação de acolhimento desejada pelos arquitetos. 

Cinza e dourado: a atmosfera das obras de arte sacra

Hall de Entrada, por Rodrigo Jorge (@rodrigojorgestudio)
Cores: Cinza Nobre, nas paredes, Vaso de Bronze, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Cinza Nobre), Coral Decora Matte (Vaso de Bronze).

Hall de entrada da CASACOR Rio de Janeiro, por Rodrigo Jorge

A arquitetura deste casarão tem ornamentos do barroco mineiro e era preciso preservar esse clima. Mas o arquiteto Rodrigo Jorge queria impactar com cores. Vasculhou entre os cinzas até achar os mais fortes entre eles. A decisão final levou em conta o tom que melhor faria perceber o aveludado do Efeito Velvet da Coral, pois sobre o brilho das paredes ele posicionaria preciosas obras de arte. Quer um efeito igual em sua casa? Para aplicá-lo, encontre um profissional de qualidade indicado pela Coral no site Páginas Coloridas

Hall de entrada da CASACOR Rio de Janeiro, por Rodrigo Jorge

E esse teto dourado? O arquiteto se inspirou na paixão dos antigos moradores do casarão por obras de arte sacra. O tom é um amarelo forte, que fica ainda mais ressaltado pelos efeitos de luz do espaço. 

Um canto de leitura cheio de boas energias

Livraria, por Vivian Reimers (@vroarquitetura)
Cores: Vesúvio, na parede, Pimenta Ardida, na porta, Branco, no teto, e cinza Zepelim, nas parede externas.
Produtos: Coral Decora Matte (Vesúvio), Coral Proteção Sol & Chuva (Zepelim) e Coralit Total (Pimenta Ardida).

Canto de leitura da Livraria de CASACOR Rio de Janeiro, por Vivian Reimers

A construção é toda em cimento, mas o espaço de leitura ganhou cor quente. A arquiteta Vivian Reimers queria um tom que estivesse presente na estampa do tapete oriental. E antes da escolha definitiva, fez um teste: pintou quadrados com as cores Licor de Damasco, Pimenta Malagueta e Vesúvio. Esse último foi o eleito. 

Livraria de CASACOR Rio de Janeiro, por Vivian Reimers

Na porta antiga, o vermelho é outro - como se vê nas imagens lado a lado. A peça de demolição foi pintada com o Pimenta Ardida. Como esse ambiente é a livraria da CASACOR, a arquiteta usou na porta o mesmo tom de um banco, que já estava no jardim da mostra.

Para facilitar o teste de cor na sua casa, a Coral criou o Coral Teste Fácil um tubinho que já vem com 30 ml de tinta e rolinho para aplicar. São 240 tons para você escolher. 

Home Office: tecnologia coexiste com barroco revisitado

Home Office e Games, por Caco Borges e Carolina Haubrich (@cacoborgesarquitetura e @arqhaubrich)
Cores: Pedra Esculpida (cor do ano de 2021), nas paredes menores, Onda da Praia, nas paredes maiores, e Branco, no teto.
Produto: Coral Decora Matte.

Home Office de Caco Borges e Carolina Haubrich em CASACOR Rio de Janeiro

Durante a Semana do Design de Milão, palacetes centenários italianos se alegram com mobiliário contemporâneo e objetos cheios de humor. Os arquitetos Caco Borges e Carolina Haubrich seguiram essas referências para brincar com as linhas deste casarão. Além disso, recriaram as proporções, alongando o já amplo home office com o truque de deixar a parede do fundo em tom mais escuro do que as paredes laterais.

Home Office de Caco Borges e Carolina Haubrich em CASACOR Rio de Janeiro

Como os móveis e objetos têm cor forte, os arquitetos queriam uma base neutra, mas não apagada. “Olhei várias cores e escolhi a Pedra Esculpida; só depois descobri que essa é a Cor do Ano 2021”, lembra Caco Borges. Para a parede mais clara, a seleção partiu dos batentes da porta. 

Lavabo pequeno, mas com grande efeito

Lavabo e Galeria, por Estúdio Manu + Ca (@estudiomanuca)
Cores: Mistério do Oceano, na parede e no teto, Branco, nas portas.
Produtos: Coral Decora Matte (Mistério do Oceano) e Coralit Total (Branco).

Lavabo de CASACOR Rio de Janeiro, por Estúdio Manu + Ca

O menor ambiente de CASACOR Rio conquistou o coração das arquitetas Manuela Cardim e Catarina Gouvêa pela luz natural que o banhava. Ele era branco e as duas decidiram pintar a meia parede e o teto de azul. “Eu queria um tom escuro, Catarina um tom mais claro”. Depois de fazer o teste de cor com alguns azuis da Coral, elas acharam o meio-termo no Mistério do Oceano. O teste de cor minimiza retrabalho. E gera também muita economia de tinta - sobretudo se você optar por umas das 240 cores disponíveis no Coral Teste Fácil.

Paredes com efeito lavado, depois de muitas camadas de tinta

Living Mutante, por Gisele Taranto (@giseletarantoarquitetura)
Cores: Cetim Oriental e Manuscrito, nas paredes, e Branco Cru, no teto.
Produtos: Coral Decora Matte (Branco Cru) e Coral Decora Matte (Cetim Oriental e Manuscrito) + Gel Envelhecedor (também nas cores Cetim Oriental e Manuscrito).

Living de Gisele Taranto em CASACOR Rio de Janeiro

O segredo para acertar na escolha das cores está em ampliar repertório: olhar muitas fotos de casas, observar detalhes de arquitetura e estudar referências. As chegar nesta sala, a arquiteta Gisele Taranto encontrou paredes brancas, mas seu repertório lhe dizia que o espaço pedia outro tom. Escolheu variações de neutros quentes e, quando o pintor começou a lixar a superfície, ela descobriu que tinha selecionado tonalidades bem similares à pintura original. Sinal de sintonia e grande arquivo mental.

Sala do ambiente Joia da Casa, de Murad Sarrià Arquitetura, em CASACOR Rio de Janeiro

A equipe começou, então, a pesquisar modos de reproduzir outro desejo da arquiteta: um efeito de parede lavada e envelhecida. Muitas demãos de dois tons (misturados entre si e com o branco) e o uso do Gel Envelhecedor da Coral levaram ao resultado. Se você tem vontade de fazer algo parecido, encontre profissionais de pintura experientes no site Páginas Coloridas da Coral.

Ares mediterrâneos, sofá de alvenaria e toque artesanal

A Joia da Casa, por Murad Sarrià Arquitetura (@muradsarriaaquitetura)
Cores: Branco Areia, na parede e no teto, Geleira Infinita, nas paredes curvas.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Branco Areia) e Coral Textura Rústica (Geleira Infinita).

Sala Joia Rio

Um elemento curvo abriga nichos e faz a base para um banco de alvenaria. O recurso simples, que pode ser usado também em varandas ao ar livre, trouxe a essência de casas gregas para a sala. Ao desenhar os nichos em formatos diferentes entre si e revestir o conjunto com Textura Rústica da Coral os arquitetos Jéssica Sarrià e Murad Mohamad imprimiram exclusividade artesanal ao projeto.

Parede do ambiente Joia da Casa, de Murad Sarrià Arquitetura, em CASACOR Rio de Janeiro

As paredes e o teto precisavam de um suave brilho porque o espaço seria usado como joalheria em CASACOR Rio. Por isso, os arquitetos selecionaram o Efeito Velvet da Coral. A iluminação indireta acentua o toque aveludado, muito aparente no tom Branco Areia. As fotos lado a lado mostram as diferenças de cada acabamento.


As tintas e efeitos utilizados na CASACOR Rio podem ser comprados na Loja online da Coral. E se você precisa de ajuda para pensar nas mudanças de seu ambiente, conheça o Coral Decore Online - tenha uma decoração sob medida com consultoria profissional personalizada.