Sala de Jantar da Casa Voktum, de Bárbara Nobre, para CASACOR Minas Gerais

Crédito: João Oliveira

Uma sala de jantar perfeita começa com cores e efeitos especiais

A beleza também é alimento. E, em uma sala de jantar, a decoração é o primeiro prato das visitas. Os ingredientes desse menu são uma boa iluminação, a organização da mesa e, sem dúvida, as cores e efeitos escolhidos para o espaço. Nos ambientes de CASACOR, vimos que é tendência resgatar memórias da nossa infância - com tons terrosos, verdes e vermelhos - muitas vezes aplicados com Efeitos Especiais da Coral. Que tal se inspirar no trabalho dos arquitetos, decoradores e paisagistas e, depois, usar o Coral Visualizer para Android e IOS para simular todas as cores do leque no seu ambiente? Você também pode comprar os produtos na Loja Online da Coral.

 Sala de Jantar do loft Camadas Brasileiras, de Juliana Pippi, para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Loft Camadas Brasileiras, por Juliana Pippi (@julianapippi) na CASACOR Santa Catarina
Cores: Camadas Brasileiras, no teto, e Peça de Teatro, nas paredes
Produto: Textura Design

Quando estiver definindo a cor da sua sala de jantar, atente-se para um conselho: a iluminação influencia muito no resultado final. Aqui, os dois tons terracota na parede e teto parecem mais rosáceos durante o dia e mais âmbar durante a noite. Por isso, é tão importante fazer um teste antes de pintar. Você já conhece o Coral Teste Fácil? Ele é um produto da Coral que pode te ajudar nesta etapa - a embalagem vem com 30 ml de tintas e um rolinho para aplicar. Entre as mais de 240 opções de cores disponíveis para você testar estão os tons terrosos - que são tendência na decoração porque imprimem nos ambientes uma proximidade com elementos da natureza.

______________________________

Sala de Jantar da Cozinha Raízes, de Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz, para CASACOR Goias

Crédito: João Oliveira

Cozinha Raízes, por Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz (@studiomedeirosarquitetura @belacruzarquitetura) na CASACOR Goiás
Cores: Vermelho Henna, no piso e no teto, Geleira Infinita, nas paredes
Produtos: Wandepoxy Base Água - piso (Vermelho Henna) e Coral Decora Matte (Vermelho e Geleira Infinita)

Salas de jantar multiuso como essas - integradas ao living e até à varanda (com direito a balanço) - trazem para a gente o desejo de passar o dia todo por aqui. Para aumentar a energia que um espaço como esse pede, escolha tons vibrantes, como esse vermelho - que foi aplicado com Coral Decora Matte no teto e com Wandepoxy no piso. Esse espelhamento de tons na parte superior e inferior traz um efeito curioso: a sala de jantar parece ter sido criada dentro de uma piscina. Já a parede branca ao fundo e nas laterais dá a sensação de expandir horizontalmente a área. 

______________________________

Sala de Jantar da Casa de Raiz, de Mariana Mendonça e Shoraya Canedo, para CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Casa de Raiz, por Mariana Mendonça e Shoraya Canedo (@marianamendoncaarquitetura e @paisagistashorayacanedo) na CASACOR Goiás
Cores: Pote de Argila, nas paredes, e Tubarão Branco, no teto
Produtos: Coral Decora Efeito Especial Nuage (Pote de Argila) e Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado (Tubarão Branco)

A inspiração dessa parede foram as casas de barro brasileiras - daí veio a escolha do tom terroso. Porém, como a ideia era criar um ambiente com referências tradicionais, mas com clima contemporâneo, a cor de argila avermelhada foi aplicada com o Efeito Especial Nuage. O leve brilho do efeito dá movimento à superfície. Junte outros elementos da nossa história - como as cestarias e as esculturas de madeira. Pronto! Essa é uma forma arrojada de trazer a estética das casas originais para o seu ambiente.

______________________________

Sala de Jantar da Casa Voktum, de Bárbara Nobre, para CASACOR Minas Gerais

Crédito: João Oliveira

Casa Voktum, por Bárbara Nobre (@barbaranobre.arquitetura) na CASACOR Minas Gerais
Cor: Jardim Vertical, nas paredes
Produto: Coral Decora Matte (Jardim Vertical) 

O que você pensa em colocar nas paredes da sua sala? Se a ideia é trabalhar com objetos multicoloridos - como quadros, tapetes, vasos ou esculturas - uma dica é selecionar um dos tons que aparecem nas peças para usar na parede. Neste caso, foi o verde. Na tonalidade mais fechada, ele deu sobriedade ao ambiente, e fez grande contraste com a base branca das telas.  Vale lembrar mais uma vez: como a sala de jantar costuma ser presenteada com boa dose de luz natural, faça um teste de cor e observe a variação do tom selecionado ao longo do dia. Fica fácil se você usar o Teste Fácil da Coral - sua embalagem tem a quantidade exata de tinta para pintar um pequeno trecho da parede, assim você faz o tira-teima sem desperdiçar material.

______________________________

Sala de jantar da Galeria de Arte, por Genésio Maranhão para a CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Galeria de Arte, por Genésio Maranhão (@genesiomaranhaodesigner) na CASACOR Goiás
Cores
: Orquídea Rubi, nas paredes e no teto, e Fortuna Finlandesa, nas paredes e no teto (ao fundo)
Produto: Coral Decora Matte (Orquídea Rubi e Fortuna Finlandesa)

Uma das ideias de CASACOR para você adaptar na sua casa: pintar parede e teto da mesma cor para criar esse efeito de caixa forrada. O que isso traz para a sala de jantar? Uma sensação de boas vindas para as visitas, como se todo o espaço fosse uma embalagem de presente em um monobloco de cor. Esse recurso faz também uma setorização da área dentro da casa - repare que a parte do buffet, ao fundo, ganhou o tom verde com o mesmo recurso. Para saber quais tons ficariam bem no seu ambiente, use o Coral Visualizer para Android e IOS. Já conhece? Nele, você faz o upload da foto do seu ambiente. E pinta as paredes - virtualmente - do jeito que você quiser, para definir a cor. 

 

______________________________

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

 

Artigos relacionados