alt1

São Paulo menos cinza: as cores da Coral nos contêineres pela cidade

Janelas CASACOR SP acontece entre os dias 08 de novembro e 08 de dezembro de 2020


No meio da crise, surge um arco-íris de soluções: arquitetos, acostumados a criar ambientes para uma mostra fechada, entregam seus saberes nas calçadas de São Paulo em contêineres coloridos. Eles escolheram as cores da Coral, tinta oficial da exposição Janelas CASACOR, para transformar cozinhas, home offices, suítes e salas em espaços que representam a casa dos novos tempos. Das 24 janelas espalhadas pela cidade, quatro permanecerão nas comunidades em que foram instaladas - serão apoio a projetos sociais. Nessa interação democrática ganhamos todos. E você ainda descobre os tons que são tendência para trazer sucesso à sua parede.  

Hall para se purificar - na calma do verde - e cozinha para boas conversas com vinho 
Espaço Sagrado, por Claudia Alionis (@claudia_alionis)

Cores: Calmaria Verde, nas paredes e teto do hall, e Vinho Clássico, nas paredes e teto da cozinha
Produto: Coral Decora Matte
Área Externa: Céu Californiano
Produto: Coralit Total Acetinado

Ao entrar em um santuário, assumimos uma postura de purificação e respeito. Essa mesma reverência, está proposta neste hall, do espaço de Claudia Alionis, para Janelas CASACOR. Aqui, lavamos as mãos, deixamos o sapato, a bolsa e as roupas. Sentimos a energia curativa do tom Calmaria Verde e aceitamos a limpeza dos cristais. Só então, entramos na cozinha, onde a cor Vinho Clássico esquenta as conversas ao redor da mesa de fazenda. Para Cláudia, o tom mais caloroso nesse espaço traz o prazer de um abraço de mãe. Se você tem vontade de saber como uma cor intensa assim ficaria na sua parede, você pode usar o Coral Visualizer (para Android e IOS). Por meio de realidade aumentada, basta apontar o seu celular para o ambiente e ir testando as cores.

alt2

Um tom é bem calmo - o Calmaria Verde -  e outro, bem estimulante - Vinho Clássico. Com o contrates das duas cores da Coral, a arquiteta Claudia Alionis marcou sua proposta do uso do hall como um espaço de limpeza interior e exterior. Já a cozinha é entendida como área de calor humano e deliciosas conversas.

 

Paredes escuras que simulam o infinito no escritório
ETC, por Fernando Brandão (@fernandobrandaoarchitect)

Cor: Bordado Indiano, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte
Área Externa: Bola de Basquete, nas fachadas
Produto: Coralit Total Acetinado

Ao ver o grande elefante na parede do escritório, a sensação é a de que ele flutua sobre um céu noturno infinito. A magia do tom Bordado Indiano, da Coral, foi explorada pelo arquiteto Fernando Brandão, que é um grande observador das cores. O Bordado Indiano envelopa toda a área interna do contêiner que abriga um escritório - com postos que representam três formas distintas de trabalhar. O nome do espaço - ETC - deixa claro que as possibilidades não se esgotam aí. E assim, esse ambiente de Janelas CASACOR, colocado no Largo da Batata em São Paulo, acolhe a variedade. Na parte externa, o laranja Bola de Basquete, traz vida e se destaca como ilha viva em um mar cinza.

alt3

É imperceptível, mas fundamental, a forma como Fernando Brandão brincou com a perspectiva. Ele afastou em ângulo os quadros da lateral das paredes. Além disso, elevou a parte dos fundos do piso. Assim, mesmo quem olha rapidamente consegue ter a visão do todo - incluindo a parte de cima da mesa. A cor escura - Bordado Indiano, da Coral - ajuda nesse direcionamento do olhar. 

alt4

Como Fernando Brandão mostra três modos diferentes de trabalhar, ele fechou o contêiner com um vidro que tem uma máscara com círculos. Isso ajuda a delimitar cada um dos postos de trabalho. Do lado externo, a cor Bola de Basquete, da Coral, convida os passantes a circundarem com atenção o contêiner.

 

Uma sala de banho com tons primários para atrair os olhares
Banho de Luz, por Sig Bergamin (@sigbergamin)

Cores: Índigo Profundo, no forro, e Ouro Real, na parede lateral
Produto: Coral Decora Seda
Área Externa: Rei do Mar, na cobertura, Canção Latina e Paletas Mexicanas, nas paredes laterais, e Lápis Preto nos montantes
Produto: Coralit Total Brilhante  

Essa é uma sala de banho que será observada por quem passa de carro ou ônibus em um dos bairros nobres de São Paulo. A assinatura é renomada: Sig Bergamin. Mas não é só a fama do autor que chamará a atenção aqui. São as cores o principal motor de curiosidade. E Sig, que sempre trabalhou bem com elas, aqui se apoiou na simplicidade dos tons primários da Coral, que são refletidos pelos vidros, também coloridos, e pelos espelhos, num efeito de caleidoscópio. A cada hora do dia, a sala de banho ganha diferentes nuances causadas pela incidência da luz do sol. Isso acontece também nas nossas casas - por essa razão é tão importante fazer testes de cor, antes de pintar a sua parede. Use o Coral Teste Fácil disponível em 240 cores. O tubo vem com 30 ml de tinta e um rolinho prático para aplicar.

alt5

A sala de banho de Sig Bergamin, em Janelas CASACOR, tem três divisões e ocupa o espaço equivalente a dois contêineres. Em suas fachadas, ele utilizou quatro cores. Na parte interna, o amarelo Ouro Real é o mais provocante e se reflete no espelho ao fundo.

alt6

Nesta foto, a lateral pintada com a cor Paletas Mexicanas, da Coral, está em evidência. A provocação de Sig Bergamin, profissional conhecido pelo uso intenso de cores, capta os olhares de quem passa com pressa nas ruas da sempre intensa cidade de São Paulo. 

 

Um espaço sem pandemias, com o calor do sol e a cor das montanhas
Solarium, por Helô Marques (@helomarques_arq)

Área Externa: Templo de Oração, Rosa Empoeirada, Escultura de Madeira, Café Místico e Branco Cru, na arte da fachada do contêiner
Produto: Coralit Total Acetinado

Onde mora a saúde? Para responder a essa pergunta, a arquitetura modernista precisou rever o nosso jeito de morar, no início do século XX. Estamos prontos para novas mudanças? A arquiteta Helô Marques sugere que sim. E, mais do que esconderijo, a casa pode ser o espaço de cura. Uma escada em caracol em seu projeto, por exemplo, leva à cobertura com um convite à vitamina D - entregue pelo sol, de forma gratuita. Solução igualmente econômica, a pintura, feita com Tintas Coral, que remete às cores suaves de montanhas europeias, propõe higienização mental. A referência é o romance A Montanha Mágica de Thomas Mann (de 1924), em que o personagem se refugia nos Alpes para se tratar da tuberculose.

alt7

O solarium de Helô Marques é conceitual. Ele tem os elementos de limpeza simplificada e poucas peças. Em seu exterior moram os benefícios do sol e do vento para recompor nossa saúde. A beleza rosáceas das montanhas está representada na arte que leva cinco tons, pintada com Coral Coralit Total - esmalte com secagem rápida e baixa emissão de CO2.

 

Conexão total com as plantas ao redor
A Casa Conectada, por Suíte Arquitetos (@suite_arquitetos) 

Cor: Caqui Básico, na parede
Produto: Coral Decora Matte
Área Externa: Cabaré
Produto: Coralit Total Acetinado

O significado da palavra conexão pouco a pouco se diluiu no universo digital. Mas uma casa conectada - para além de seus múltiplos acessórios que conversam via wifi - liga os moradores a desejos e a propósitos. É o caso do espaço criado pelos profissionais da Suíte Arquitetos. Uma base neutra - refletida na parede em tom Caqui Básico, da Coral -  traz todas as referências de arte que expressam o propósito de tolerância e igualdade. São peças de artistas negros, indígenas e muçulmanos. Tudo ligado pela palavra Incerteza, na obra de Fernando Arias. O desejo de se integrar a natureza está acolhido no paisagismo de Bia Abreu.

alt8

Uma moldura vermelha, na cor Cabaré da Coral, destaca o conjunto na praça onde essa Janela CASACOR foi colocada. O vermelho foi aplicado com o esmalte Coral Coralit Total, que tem alta durabilidade e baixa emissão de CO2, provocando, portanto, menor impacto ambiental.

alt9

Tons neutros fazem parte das escolhas de Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, da Suíte Arquitetos. O Caqui Básico, da Coral, aplicado na parede, conversa com todas as outras escolhas de móveis, objetos e obras de arte da casa conectada, criada para Janelas CASACOR.

 

Galeria de arte em uma das maiores comunidades do Brasil  
Galeria Fazendinhando, por Ester Carro, Verônica Vacaro e Plantar Ideias (@ster.carro @veronicavacaro @plantarideias)

Área Externa: Hibisco, Rosa Fantasia, Casa de Boneca, Jogo de Golfe, Campos Irlandeses, Folha de Palmeira, Poderoso Oceano, Céu Esplendoroso, Fada Azul, nas paredes do contêiner em fachadas de casas no entorno 
Produto: Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (nas fachadas do entorno)

Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo. E ali tantos artistas precisam se dividir entre as batalhas cotidianas e seus anseios de expressão. Um contêiner transformado em galeria de arte fará fluir uma parte dessa produção. Com projeto de Ester Carro, que mora na comunidade, Verônica Vacaro, que atua no movimento Fazendinhando e Plantar Ideias, dupla empenhada em transformações urbanas, esse espaço permanecerá no local mesmo após o final de Janelas CASACOR. Moradores ao redor foram tocados pelo poder das cores e pintaram escadas e muros, além disso, as fachadas do próprio contêiner ganharam desenhos para sinalizar que aquele espaço é um presente para todos.

alt10

A galeria de arte ocupa uma pequena praça que ficava abandonada na Comunidade de Paraisópolis. Quando ela chegou, mudou o olhar dos moradores - que também sentiram o desejo de repintar parte dos muros e mobiliários urbanos ao redor. O projeto é de Ester Carro, moradora do local, Verônica Vacaro e Plantar Ideias.

 

Aulas de culinária: cozinha ficará para sempre na comunidade de Brasilândia
Cozinha Comunitária Alimentação Saudável, por FAU + D Acolhe e Rodrigo Loeb  (@fau_mackenzie @rodrigomloeb)

Cores: Muffin, na parede, Deusa do Pêssego, no teto, Pote de Argila, Batida de Amendoim e Passeio do Parque, nas placas no teto
Produtos: Coral Decora Efeito Especial Nuage (nas cores Muffin e Deusa do Pêssego), Coral Decora Matte (nas cores Pote de Argila, Batida de Amendoim e Passeio do Parque).  
Área Externa: Extremo Sul, na parede do Sacolão, e Azul Cósmico, na fachada do contêiner
Produto: Coralit Total Semi Brilho (na cor Extremo Sul) e Coral Proteção Sol & Chua Acrílico Total Fosco (na cor Azul Cósmico)

Com a coordenação de professores do Mackenzie -  entre eles, Rodrigo Loeb - alunos de arquitetura criaram uma cozinha funcional que será doada à comunidade de Brasilândia. Em uma parceria que envolve a subprefeitura, engajamento social e os gestores de um Sacolão, esse espaço de Janelas CASACOR servirá como espaço para aulas presenciais e online depois que exposição acabar. O mote será a alimentação saudável e o aproveitamento máximo dos produtos naturais. Na escolha das cores, feita pelos alunos com ajuda da Coral, tons neutros - como o Deusa do Pêssego e o Muffin - foram aplicados com um dos Efeitos Especiais da Coral (https://www.coral.com.br/pt/artigo-decora): o Nuage. Na mesma paleta, placas hexagonais de madeira do forro receberam as cores Pote de Argila, Batida de Amendoim e Passeio do Parque. Do lado de fora, a fachada do Sacolão também foi pintado, para ressaltar ainda mais o conjunto do contêiner e a cobertura com estrutura de bambu.

alt11
alt12

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa