img1

O Parque da Cidade recebe 13 módulos decorados pelos mais renomados profissionais de Brasília. A exposição tem a Coral como tinta oficial.

Janelas CASACOR Brasília acontece no Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek, de 02 de outubro a 02 de novembro.


Imagine a planta baixa de uma casa. Agora, transporte esse desenho em escala gigantesca para o Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek. Os fãs do filme Dogville, de Lars Von Trier, vão reconhecer a inspiração dos arquitetos Eduardo e Lilian Sainz para distribuir os módulos da exposição Janelas CASACOR Brasília - que tem a CORAL como tinta oficial. Cada módulo representa uma janela nesta planta demarcada no chão. E cada janela tem um ambiente diferente: home office, sala de estar, cozinha, sala de leitura… 13 espaços para instigar sua imaginação.

Um living com patchwork de cores suaves

Caradecasa, por Zardo Arquitetura (@zardoarquitetura)

Cores: Calcário, no forro. Cultura Grega, no recorte atrás do biombo e atrás dos quadros. Templo de Oração, na frente da luminária de vidro suspensa. Estrada de Tijolos, no recorte atrás da planta. 
Produto: Coral Decora Matte.
Área Externa: Delícia de Chocolate 
Produto: Coralit Total Acetinado

O contato físico e a presença humana estão traduzidos em cores, na sala de George e Júlia Zardo, em Janelas CASACOR Brasília. A dupla de arquitetos montou uma paleta que remete a tons de pele. São seis cores da Coral usadas na área interna e distribuídas como em um patchwork. Essa referência da colcha de retalhos, metáfora para a composição de lembranças, aparece no biombo (desenhado pelo escritório), nos quadros (criados pela arquiteta Júlia Zardo) e em recortes de pintura que começam nas paredes e invadem o forro. 

Se você ficou com vontade de fazer detalhes geométricos como esses, mas precisa contar com a habilidade um pintor, procure entre os nomes das Páginas Coloridas da Coral

alt2

O biombo é feito de madeira e foi pintado com as mesmas cores da Coral selecionadas para o espaço. Repare como o espelho duplica o biombo e também a faixa cinza Cultura Grega, no módulo de George e Júlia Zardo, batizado de Caradecasa, em Janelas CASACOR.O biombo é feito de madeira e foi pintado com as mesmas cores da Coral selecionadas para o espaço. Repare como o espelho duplica o biombo e também a faixa cinza Cultura Grega, no módulo de George e Júlia Zardo, batizado de Caradecasa, em Janelas CASACOR.

alt3

Nesta visão frontal do módulo Caradecasa, de George e Júlia Zardo, é possível ver as duas faixas do cinza Cultura Grega nas paredes laterais invadindo o forro. Ao fundo, um espelho traz a sensação de que o módulo é vazado.

alt4

O tom mais escuro (foto à esquerda), Estrada de Tijolos da Coral, foi utilizado para ressaltar a presença da planta no living Caradecasa, de George e Júlia Zardo, em Janelas CASACOR Brasília. Na outra imagem, é possível como os tons, que remetem a tons de pele, interagem com a área externa, refletida no espelho.

Cor intensa no teto da sala de leitura

Refúgio do Leitor, por Albuquerque e Peres (@albuquerque_peres)

Cor: Cerâmica Mineira, no forro
Produto: Coral Decora Matte
Externo: Vinho Quente
Produto: Coralit Total Acetinado

Ao observar os múltiplos tons de laranja, os arquitetos Hélio Albuquerque e Sônia Peres, ficaram em dúvida sobre qual escolher. Todos os pré-selecionados traziam a sensação de alegria que eles buscavam. Na decisão final, o desempate foi pelo nome da cor: Cerâmica Mineira. “A Sônia nasceu em Minas - era uma forma de homenagear a sua origem. E esse tom nos remete a um outono feliz, a um parque canadense, com folhas avermelhadas”, descreve Hélio. A dupla cuidou bastante da iluminação, fazendo pontos focais apenas na estante, sem jogar luz no teto - assim o laranja não explode em reflexos.

É natural ter dúvidas na hora de escolher a cor. A sugestão para quem quer descobrir como um tom se comporta com a incidência de luz em sua casa é a utilização do Coral Teste Fácil: 30 ml de tinta, em embalagem já com rolinho para a aplicação. São 240 cores para você escolher, entre as mais vendidas e as que são tendência.

Uma curiosidade: dentre os 13 módulos da exposição, só Hélio e Sônia escolheram a cor Vinho Quente para a parte externa. "Eram quatro tons sugeridos, e nós achamos que muitos dos módulos também trariam esse mesmo bordô escuro - o que não aconteceu”, comenta Hélio.

alt5

No Refúgio do Leitor, criado por Hélio Albuquerque e Sônia Peres para o Janelas CASACOR, o teto foi pintado com Cerâmica Mineira, da Coral. O tapete com listrado étnico traz detalhes da mesma tonalidade.

alt6

A sobriedade das peças selecionadas por Hélio Albuquerque e Sônia Peres para o Refúgio do Leitor em Janelas CASACOR Brasília, ganha o contraste do teto laranja, pintado com a cor Cerâmica Mineira, da Coral.

Teto e paredes vermelhos no Wine Bar
 

Espaço Hygge, por Lez Arquitetura (@lez.arquitetura)

Cores: Delícia de Café, na parede e no forro. Branco Cru, na janela do balcão. 
Produto: Coralit Total Acetinado
Externo: Luar Misterioso
Produto: Coralit Total Acetinado

A exposição Janelas CASACOR ainda nem tinha inaugurado, mas os frequentadores do Parque da Cidade, onde ocorre o evento, já fotografavam o Espaço Hygge, criado pelas arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende. Para Gabriella, era justamente a cor Delícia de Café, da Coral, que atraía tanto a atenção. Com o efeito de luz indireta, posicionada por trás de painéis, as profissionais criaram um degradê na cor. No teto, o efeito é 3D porque a Cor Delícia de Café está tanto no forro original do módulo quanto na tela colocada sobre ele. As paredes corrugadas e o forro ripado são metálicos, por isso as arquitetas usaram Coralit Total, que tem secagem rápida, é sem cheiro e emite pouco CO2 (o que significa  baixo impacto ambiental).  

Diferentemente dos demais, este módulo não é fechado com vidro. Ele é um Wine Bar, em que se vendem cestas de piquenique pré-preparadas com vinhos, geléias, pães, queijos e outras delícias produzidas na região. Comer ao ar livre reforça a ideia do estímulo ao convívio confortável, ao clima de satisfação e à proximidade com a natureza - conceitos do Hygge, palavra nórdica, que batiza este módulo de Janelas CASACOR Brasília.

alt7

Com efeito de luz, as arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende ressaltaram a cor Delícias de Café, da Coral, no ambiente Hygge, de Janelas CASACOR Brasília.

alt8

Nestas fotos, é possível ver a inspiração nórdica das arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende para o Wine Bar Hygge, em Janelas CASACOR Brasília. A madeira clara diaogam com as paredes e o teto pintados com a cor Delícias de Café, da Coral. Como esse será um espaço funcional - ou seja, os visitantes da exposição poderão comprar vinho e kits de piquenique para apreciar no parque - as arquitetas protegem a parte interna da cozinha com janelões.

Cores para áreas externas
 

Projeto de Implantação, por Sainz Arquitetura (@sainz.arquitetura)

Opções de cores selecionadas pelos responsáveis do projeto de implantação para a parte externa de todos os módulos: Vinho Quente, Delícia de Chocolate, Verde Real, Luar Misterioso
Produto: Coralit Total Acetinado

Com o olhar cenográfico, Eduardo e Lilian Sainz criaram uma implantação única para a exposição Janelas CASACOR Brasília. Os módulos, de fato, funcionam como janelas posicionados em uma planta baixa gigante, desenhada no chão do Parque da Cidade. Além desse recurso à la Dogville (filme de Lars Von Trier), a dupla pensou em como dar uma unidade aos elementos por meio da cor. Eles selecionaram quatro tons da Coral: Vinho Quente, Delícia de Chocolate, Verde Real e Luar Misterioso “Buscamos uma proximidade com a natureza reinterpretada de um jeito que nos pareceu moderno. As cores nos trazem uma sensação de floresta, de galhos, de frutos”, diz Eduardo. Cada escritório participante da exposição deveria selecionar uma dessas quatro cores para a pintura das paredes externas dos módulos. Luar Misterioso foi o mais escolhido. Empatados em segundo lugar estão Delícia de Chocolate e Verde Real. O Vinho Quente foi escolhido para apenas um módulo. A tinta, aplicada diretamente no metal, é o esmalte Coralit Total.

alt9

A implantação da exposição Janelas CASACOR Brasília, no Parque da Cidade, foi pensada pelos arquitetos Eduardo e Lilian Sainz. No chão, é possível ver a marcação da planta baixa imaginada por eles para posicionar os módulos. A dupla criou unidade cromática entre os contêineres usando referências à natureza.

alt10

Aqui é possível ver como as quatro cores escolhidas pelos arquitetos Eduardo e Lilian Sainz foram utilizadas nas paredes externas dos módulos da Exposição Janelas CASACOR. Entre os tons, o Luar Misterioso foi o mais selecionado. Em tempo: os arquitetos participantes ficavam livres para escolherem as cores que quisessem, dentre as quatro sugeridas pelo escritório de Sainz.

alt11

Vinho Quente, Delícia de Chocolate, Verde Real e Luar Misterioso foram as cores da Coral selecionadas por Eduardo e Lilian Sainz como opção de pintura para a parte externa dos módulos de Janelas CASACOR Brasília.

Cozinha integrada à natureza, com forro verde
 

Box Gourmet, por Ney Lima (@neylimaarquitetura) e Walléria Teixeira (@walleriateixeira)

Cor: Verde Real no forro e paredes laterais.
Produto: Coralit Total Acetinado
Área externa: Verde Real
Produto: Coralit Total Acetinado

Essa cozinha tem poucos elementos e um olhar preciso para o que a natureza nos oferece - afinal, a preparação dos alimentos é uma alquimia com base em produtos naturais. Enquanto mergulhavam nessas ideias, os arquitetos Ney Lima e Walléria Teixeira observaram o que a cozinha se tornou em todas as casas durante o período de quarentena. E chegaram à conclusão de que esse era o coração do convívio familiar, local de reflexões e descobertas. Para deixar claro que o fora e o dentro são, na verdade, uma única coisa, escolheram o mesmo tom para o forro e para as paredes externas do módulo: o impactante Verde Real. “O resultado é forte, a cor impõe uma presença”, diz Ney. O verde está também na parede lateral e no pilar da estrutura metálica que sustenta a iluminação e a escultura de favas secas. “Pedi ao paisagista Mendo que trouxesse algo com galhos do cerrado, mas ele foi além e nos sugeriu essa instigante composição com as favas”, descreve Ney.

alt12

Tons terrosos dos adereços e da escultura de favas secas ficam destacados com a cor Verde Real, da Coral, utilizada por Ney Lima e Walléria Teixeira, na cozinha batizada de Box Gourmet de Janelas CASACOR Brasília.

alt13

A parte de fora e a parte de dentro do módulo transformado em cozinha por Ney Lima e Walléria Teixeira foram pintadas com a mesma cor: o Verde Real, da Coral. A tinta Coralit Total foi aplicada diretamente sobre o metal.

A bicicleta deu o tom neste home fitness
 

Home Fitness, por Denise Zuba Arquitetos (@denisezuba)

Cores: Amazônia Tropical, na parede em que está a bike
Produtos: Coral Decora Matte
Área Externa: Luar Misterioso
Produto: Coralit Total Acetinado

A bike que se exibe orgulhosa na parede do Home Fitness de Denise Zuba, em Janelas CASACOR Brasília, tem dono. Ela é do triatleta Vinícius Canhedo e, com seu verde cítrico, já viveu muitas aventuras. Denise descobriu que essa era a cor preferida do atleta, homenageado no espaço, e decidiu pintar a parede com o Amazônia Tropical. Conforme os vídeos do telão vão mostrando paisagens da Chapada dos Veadeiros, o verde compõe o clima de natureza. Denise conta que no período de quarentena seu escritório recebeu muitas demandas de clientes que queriam um espaço para praticar atividades físicas. Trazer ao cérebro a sensação do outdoor é um dos mecanismos para tranquilizar quem treina. O próprio Vinícius tem uma área similar a essa em casa - inclusive com o cantinho de home office.

alt14

Um telão gigante mostra imagens da Chapada dos Veadeiros. Essa é uma das regiões que o triatleta Vinícius Canhedo visita com sua Mountain Bike - a mesma que está na parede pintada com a cor Amazônia Tropical, da Coral, escolhida pela arquiteta Denise Zuba para o Home Fitness, de Janelas CASACOR Brasília.

alt15

Pedidos de home fitness foram frequentes no escritório da arquiteta Denise Zuba durante a pandemia. Ela reproduziu aqui, em escala menor, o que tem criado para seus clientes. O atleta homenageado no Home Fitness, de Janelas CASACOR, adora o verde - por isso, Denise escolheu o tom Amazônia Tropical, da Coral, para a parede.