alt1

Arte na Bahia com cores da Coral: arquitetos sugerem novo morar com mais vida e alegria.

Janelas CASACOR Bahia acontece de 15 de novembro a 12 de dezembro em cinco pontos de Salvador: Aeroporto, Centro de Convenções, Salvador Shopping, Corredor da Vitória e Farol da Barra.


Durante a pandemia, percebemos a falta que a arte faz. Privados de shows e museus, muitos de nós decidimos, pelo menos, trazer cores para as paredes. Essa observação levou os arquitetos da TRPC a criarem um ambiente multicolorido, como uma releitura do neoconcretismo. O desejo de dar vazão às manifestações artísticas também levou a designer de interiores Dinah Lins a fazer uma sala para cantora Daniela Mercury. A escolha dos tons partiu do trecho de uma canção. Com as cores e efeitos da Coral, tinta oficial da exposição Janelas CASACOR, esses profissionais mostraram que um revestimento simples e fácil de aplicar - como a pintura - é capaz de transformar qualquer espaço. Talvez seja esse um pedido da sua casa…e a inspiração te espera nos ambientes abaixo.  

Um manifesto artístico colorido por uma casa verdadeiramente contemporânea 
Da Cápsula para o Mundo, por TRPC arquitetos (@trpcarquitetos) 

Cores: Berinjela Profundo, Floresta Negra, Azul Mergulhador, Açafrão Indiano, Ferrugem, Lápis Preto, Descida da Duna e Azul Fresco  
Produto: Coral Decora Matte 

Abaixo o protagonismo da função! Durante a pandemia, todos os espaços da casa se mesclaram. Teve gente estudando na cozinha, tomando banho de Sol na sala ou usando o banheiro para seções de terapia. Por isso, os arquitetos da TRPC criaram um ambiente sem a rigidez do cômodos como os conhecemos. Seria um manifesto artístico colorido, que contou com a obra do artista plástico Almandrade nas paredes. Ele fez geométricos sensíveis que retomam a expressão do movimento neoconcretista, dos anos 1950. As oito cores da Coral utilizadas aqui foram escolhidas pelos arquitetos, mas elas cativaram tanto o artista Almandrade que ele levou as sobras de tintas para seu ateliê, onde continuará criando quadros e painéis com as mesmas tonalidades. Se essa explosão de cores fez você se empolgar em transformar sua parede, encontre um pintor ou pintora que possa te ajudar no processo nas Páginas Coloridas da Coral.

alt2

As oito cores da Coral que se intercalam na obra do artista Almandrade, na parede, fazem uma referência clara aos tons usados pelos neoconcretistas. No centro do espaço de TRPC Arquitetos, em Janelas CASACOR, uma peça metálica, de Bel Borba representa um Sol -  com esperança, mas torturado por desgastes e furos feitos de forma proposital.

alt3

Além do uso de pintura colorida, característica bastante nordestina, esse espaço, chamado Da Cápsula para o Mundo, traz outras referências à região, como os cactos, a rede e a composição com tons de terra seca no sofá.

alt4

Repare que a cadeira Red and Blue, criada por Gerrit Rietveld, normalmente conhecida pelas cores, aqui aparece branca. É como se, nesse espaço de Janelas CASACOR, as cores tivessem saído do móvel e explodido nas paredes, na pintura criada por Almandrade para os arquitetos do escritório TRPC.

 

Degradê de verdes em um espaço de introspecção
Origens do Morar, por Luciana Paraíso (@lucianaparaiso)

Cores: Pomar de Maçãs, Verde Real e Sálvia de Verão, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte
Área externa: Dia de Chuva, Pena Prateada, Asteca, Azul Marinho Vibrante, Branco Cru e Sálvia de Verão
Produto: Coral Decora Matte

Fotos simulam janelas com vista para as árvores. Foram elas que determinaram a paleta de verdes selecionada pela arquiteta Luciana Paraíso nesse ambientes de Janelas CASACOR. Depois de decidir o tom mais escuro - que é o Verde Real, da Coral - Luciana foi encontrando as demais cores que compõem o degradê. Elas estão nos arcos, criados pela profissional, para dar movimento de arquitetura ao contêiner. Os arcos também remetem a um portal de viagem a lembranças - revelando o motivo do nome do espaço: Origens do Morar. A memória está ativada na cortina de babados e no tapete felpudo que parece a foto aérea de um parque. Quem sonha em ter um mescla de cores e recordações em casa, mas sente insegurança na hora de escolher as cores, pode usar o aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS) Basta apontar a câmera do seu celular para a parede e fazer simulações ilimitadas de tons.

alt5

A arquiteta Luciana Paraíso evocou o poder curativo do verde e fez a seleção de três deles na paleta da Coral. Seu espaço em Janelas CASACOR ocupa a área de um contêiner, mas, com o verde e os detalhes de arquitetura, parece ser bem maior do que realmente é.

alt6

Os arcos foram construídos dentro do contêiner e estão pintados com tons diferentes de verde da Coral. Todo o espaço tem a mesma sintonia de cores - que aparece no tecido da cortina, nos tapetes e nas fotos.

alt7

Os babados da cortina, neste espaço de Luciana Paraíso para Janelas CASACOR, lembram casas antigas, em que o estilo era muito comum. Tanto o tom do tecido quanto as cores das árvores das fotos ajudaram a arquiteta a selecionar os verdes, da Coral, para paredes e teto.

 

Vai de rosa ou vai de azul na sala de Daniela Mercury? 
Estar com Elas, por Dinah Lins (@dinahlinsinteriores) 

Cores: Rosa Empoeirada, no teto e parte da parede, e Inverno Azul, na parede 
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet 
Área externa: Santa Rosa, na fachada, Romance, Cinzelado, Sombra da Noite, Preto Luminária, Branco Esfumaçado, Safira Intensa, Azul Olímpico, Rosa Angorá, Vibrato, Gelado e Visão de Inverno, na arte
Produto: Coral Decora Matte

A música foi fundamental durante o isolamento. Por isso, a designer de interiores Dinah Lins resolveu trazer uma figura importante do cenário musical baiano para o espaço de Janelas CASACOR. Quando se decidiu por Daniela Mercury, representou a sala como uma homenagem à cantora, mas também à sua mulher, a jornalista Malu Verçosa - daí o nome Estar com Elas. As cores vieram da canção Proibido o Carnaval, cantada por Daniela. Em um dos trechos, há a pergunta: "Vai de Rosa ou Azul?”. Aqui, as duas cores interagem aplicadas com o Efeito Especial Velvet, da Coral - já bastante utilizado por Dinah em outros projetos. O toque aveludado intensificou ainda mais a sensação de casa antiga, trazido pelo Rosa Empoeirada e pelo Inverno Azul. A Coral tem ainda mais três Efeitos Especiais: Nuage, Mármore e Cimento Queimado. Conheça todos para saber qual pode trazer mais personalidade para a sua parede.

alt8

Em apenas um contêiner a designer de interiores Dinah Lins criou uma sala cheia de referências e arte. Uma canção cantada por Daniela Mercury, homenageada do espaço, ajudou Dinah a definir os tons Rosa Empoeirada e Inverno Azul, da Coral.

alt9

As cores Rosa Empoeirada e Inverno Azul foram aplicadas com o Efeito Especial Velvet, da Coral. Esse efeito tem toque aveludado e já era conhecido (e admirado) pela designer de interiores Dinah Lins.

alt10

Na parte de trás do contêiner, o rosto sorridente de Daniela Mercury foi reproduzido pelo artista Muricy. A pintura foi feita sobre o fundo de cor Santa Rosa, da Coral. O trecho da letra de música que levou a designer a escolher as cores do espaço está reproduzida na fachada do contêiner também. 

 

Um estúdio itinerante em contêiner roxo
Studio Band, por Celeste Leão e Mila Peixoto (@celesteleao e @peixotoarquitetos)

Cores: Branco Areia, na parede sobre a pia e no teto, e Lápis Preto, na parede e teto da área técnica do estúdio
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet (na cor Branco Areia) Coralit Total Acetinado (na cor Lápis Preto)
Área externa: Fogo Violeta, na fachada do contêiner
Produto: Coralit Total Acetinado

Casada com um radialista, a arquiteta Celeste Leão conhece bem o universo das transmissões e dos cenários. Foi ela quem decidiu fazer, em parceria com a arquiteta Mila Peixoto, um estúdio para a exposição Janelas CASACOR. O espaço para entrevistas simula uma varanda gourmet, que tem a vista para o Forte de São Marcelo (representado na foto de Chico Diniz). O cantinho de refeição, com bancada e cuba, tem a parede no discreto tom Branco Areia, no Efeito Especial Velvet, da Coral. Mas do lado de fora, a cor é intensa: Fogo Violeta, aplicado com o esmalte Coralit Total - que tem secagem rápida, ultra aderência e baixa emissão de CO2. Quando a exposição Janelas CASACOR terminar, o estúdio será itinerante, continuando com sua função em outros pontos da cidade.

alt11

Por fora, o roxo Fogo Violeta garante a atenção para esse pequeno contêiner ocupado por um estúdio. Ele foi criado por Celeste Leão e Mila Peixoto para o Janelas CASACOR Bahia.

alt12

Na parte de dentro, o cenário foi incrementado por uma bancada com cuba - como se tudo ali fosse uma varanda gourmet. O canto recebeu Efeito Especial Velvet, na cor Branco Areia.

 

Apartamento de 25 m2: efeito aveludado garantiu aconchego nas paredes
Janelas do Bem Viver, por Gam Arquitetos (@gam_arquitetos)

Cor: Tubarão Branco, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet
Área externa: Lápis Preto, nas fachadas
Produto: Coralit Total Acetinado

Marcenaria inteligente faz render cada canto desse apartamento pequeno. Todo integrado, ele ocupa o espaço de dois contêineres colocados em linha. Ou seja, a planta é um grande retângulo, mas os arquitetos do escritório Gam fatiaram ao meio o paralelepípedo para que, da rua, as pessoas pudessem ver com facilidade o que estaria em cada parede. Recursos como o nicho que se inicia na cama e vai até a mesa de jantar ajudam a alongar o espaço. O tom cinza Tubarão Branco, da Coral, traz a referência urbana desejada para o imóvel, mas ele foi aplicado com o Efeito Especial Velvet que, com seu toque aveludado, dialoga com as demais texturas suaves das mantas, colchas e sofá. 

 

alt13

O cinza Tubarão Branco foi usado aqui no Efeito Especial Velvet, da Coral. Os arquitetos da Gam queriam um espaço urbano, mas precisavam trazer a delicadeza do toque aveludado. Segundo os profissionais, sua aplicação foi rápida - perfeito para a montagem de prazos enxutos de uma exposição como essa.

alt14

Essa foto mostra como o contêiner foi cortado ao meio. Se fosse possível encostar os dois lados novamente, veríamos o apartamento de 25 m2, com planta em formato retangular, que recebeu Efeito Especial Velvet, da Coral, em suas paredes.

 

Cimento queimado: efeito vernacular para assumir a beleza na imperfeição
Casa Cura, por Wesley Lemos (@arquiteto_wesleylemos)

Cor: Branco Suíço, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado
Área externa: Madeira Acinzentada, nas fachadas
Produto: Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado

Quando o mundo parou de repente, a inércia frenética manteve a agitação dentro de todos nós. O arquiteto Wesley Lemos encontrou calma na primeira casa que ele projetara, há 20 anos, para seus pais. Por isso, ele reproduziu aqui a atmosfera que o protegeu durante os rigorosos 120 dias de isolamento: uma sala com poucos elementos e muita arte. “A arte é o lugar da cura. Ela aponta saídas para algo novo”, diz Wesley, que reflete sobre racismo estrutural e sobre o afro-pertencimento nordestino nas peças escolhidas, como a Oríkì, de Nádia Taquary. Nas paredes e teto, Wesley usou o Efeito Especial Cimento Queimando, da Coral, na cor Branco Suíça. O efeito foi escolhido por lembrar um recurso tradicional brasileiro, muito comum em pisos de casas antigas. 

alt15

Dois contêineres unidos em linha acolhem uma reprodução de espaço múltiplo que tranquilizou as angústias do arquiteto Wesley Lemos durante o isolamento. Móveis confortáveis se destacam junto à cor Branco Suíça, no Efeito Especial Cimento Queimado. 

alt16

O ambiente tem ainda um canto de trabalho, com escrivaninha criada por Wesley Lemos, e uma área para fazer exercício físico e meditação - atividades tão importantes durante o isolamento. O Efeito Especial Cimento Queimado, da Coral, capta suavemente o olhar para as paredes.

alt17

Obras de arte fazem refletir sobre as questões da afro-descendência na Bahia e no Brasil. Com esses questionamentos, o arquiteto Wesley Lemos mostra seu desejo de se aprofundar em aspectos que realmente fazem a diferença na elaboração de um projeto. As paredes, discretas, chamam apenas a atenção necessária com o Efeito Especial Cimento Queimado, da Coral.

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa