Banner de capa Coral janelas casacor 2020 inspire-se com novas ideias para o sua sala.

Salas coloridas que acolhem todos os movimentos da família

 


Durante o isolamento, a sala virou palco de muitas atividades: de leitura a maratona de séries, de ginástica a descanso, de horas de papo a meses de aula online. Um espaço tão importante para a casa e para a vida da família merece roupa nova! Pode ser com desenhos coloridos, que trazem movimento criativo para as paredes, ou com Efeitos Especiais, que aumentam sensação de conforto no ambiente. Na hora de escolher o tom, você pode percorrer as paletas sugeridas pela Coral, como fizeram muitos dos arquitetos de Janelas CASACOR 2020. E, depois, comprar tudo na Loja Coral online - com um clique, sem precisar sair do sofá. 

Feche os olhos e lembre-se da casa da sua infância

Sala decorada com paredes Tintas Coral casacor 2020.

Dinah Lins (@dinahlinsinteriores)
Cores: Rosa Empoeirada, no teto e parte da parede, e Inverno Azul, na parede
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet
Janelas CASACOR Bahia 

A pergunta da canção Proibido o Carnaval, cantada por Daniela Mercury é "Você vai de rosa ou de azul?”. Se os dois tons te remetem a boas lembranças do passado, combine tudo na sua parede. A proporção pintada com um ou com outro vai depender da sensação que você quer passar. Aqui, por exemplo, o tom mais calmo - Inverno Azul, da Coral - ajudava a fazer a composição praiana, que captaria o olhar. No teto, entrou o Rosa Empoeirado, ligeiramente mais quente. Esses dois tons foram muito comuns em casas brasileiras do anos 60 e 70 - e aqui estão aplicados com o Efeito Especial Velvet. Será que você consegue se lembrar quais era as cores da sua casa de infância para procurar entre as mais de duas mil opções da Coral? 

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

Carolina Campos e Maria Magalhães (@carolinacamposarquiteta e @mmagalhaes.m)
Cores: Pudim de uva, na parede e no teto, e Ouro Monarca na parede lateral
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Minas Gerais

Quer mais sugestões de como escolher as cores para a sua sala?Lembre-se de roupas, sobremesas, livros, quadros e objetos que, de alguma forma, marcaram sua vida de criança. Pode ser um doce bom, com a cor do Pudim de Uva, da Coral, usada aqui em teto e parede. Repare que esse lilás claro é o protagonista e avançou inclusive no teto. Partindo dele, permitiu-se cor em toda a decoração. Isso mostra que você não precisa ter medo de errar. E conhecendo as paletas da Coral, você pode fazer seleções que te remetam a um passado repleto de coisas agradáveis.  

Sala decorada com paredes Tintas Coral casacor 2020.

André Monte (@andremonte)
Cores: Celeiro Real, na parede lateral
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Ceará

Já parou para pensar o quanto as nossas escolhas também influenciam a dos outros? Pois, veja: se você agora está admirando a cor Celeiro Real, da Coral, nesta sala, saiba que esse é o tom que sempre esteve na sala da casa do designer André Monte, quando ele morava com a mãe. E mais: a mãe escolheu essa cor porque, no dia do seu casamento, ganhara um quadro em que o tom estava presente. Como a estante é clara e avança no forro, o caramelo - apesar de intenso - fica diluído e confortável ao olhar. Você pode simular cores do passado na sua casa hoje, combinado-as com os seus móveis. Use a realidade aumentada no aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS). Aproveite e chame a família para participar da simulação - assim, ela representará melhor as memórias de todos os moradores.

Tudo ao mesmo tempo agora

Sala decorada com paredes Tintas Coral casacor 2020.

Igor Zanon (@igorzanonarquitetura)
Cores: Pedra Esculpida, na parede e forro
Produto: Coral Decora Efeito Especial Velvet
Janelas CASACOR Minas Gerais

Quem não fez aula online na sala durante o isolamento que atire a primeira almofada. Agrupar as atividades num único espaço virou rotina - e muitos escritórios ocuparam um cantinho ao lado do sofá. Mesmo que o tempo e o orçamento tenham sido restritos, uma pintura ou um novo efeito conseguem - sem bagunça ou quebra-quebra — mudar tudo. No exemplo da foto, o espaço com pé-direito reduzido foi adaptado com uma bancada para estudos. A arquitetura foi valorizada com o Efeito Especial Velvet, na cor Pedra Esculpida, eleita Cor do Ano 2021. Na sua casa, por menor que seja a sala, a parede onde fica a mesa de trabalho pode ganhar nova pintura com efeito - para se destacar durante as reuniões online.

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

MHM Estúdio (@mhmestudio)
Cores: Disco de Vinil, no teto, Cappuccino, na faixa de rota-teto, e Pedra Esculpida na parede
Produto: Coral Decora Seda
Janelas CASACOR Ribeirão Preto

Mesmo que você tenha a sorte de ocupar um homeoffice isolado, deve ter usado a sala para brincar com as crianças ou bater papo no final do dia. Um espaço que acolhe precisa de boas texturas e proporção de acolhimento. Reduzir o pé-direito pode ajudar a criar um espaço mais intimista. E, para fazer isso sem obra, a pintura é seu aliado. Preveja uma faixa de pelo menos 30 cm na parte superior da parede e pinte-a com tom diferente. Aqui, foi usado o Cappuccino, da Coral, que conversa bem com o Pedra Esculpida. Iluminação também mexe com os sentidos - e com a percepção das cores. Para hora de descontração, a melhor pedida está na luz indireta e no abajur.  

Divirta-se com as cores e seja feliz 

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

Zardo Arquitetura (@zardoarquitetura)
Cores: Calcário, no teto. Cultura Grega, no recorte atrás do biombo e atrás dos quadros. Templo de Oração na frente da luminária de vidro suspensa. Estrada de Tijolos, no recorte atrás da planta.  
Produto: Coral Decora Matte

Com fita crepe você delimita os desenhos geométricos. Pronto. O efeito de faixas, quadrados e retângulos na sua parede pede apenas atenção às proporções e mistura de cores. Você pode escolher uma paleta de tons similares - como nesse caso em que se combinam neutros e rosas. Faça um desenho para imaginar como as cores vão se comportar e, se puder, realize o teste com o Coral Teste Fácil. O tubinho vem com 30 ml de tinta e um rolinho para aplicar. A ideia aqui, de fato, é que você preencha a superfície sem a necessidade de quadros ou objetos. Se o ambiente tiver espelhos, melhor ainda - pois eles entram na brincadeira, refletindo a arte que você criou. Nas Páginas Coloridas da Coral você encontra profissionais de pintura para ajudar a realizar artes na parede.  

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

TRPC arquitetos (@trpcarquitetos)
Cores: Berinjela Profundo, Floresta Negra, Azul Mergulhador, Açafrão Indiano, Ferrugem, Lápis Preto, Descida da Duna e Azul Fresco
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Bahia

Outro jeito de escolher os tons quando você quiser criar quadros coloridos na parede é pensar em grandes artistas ou movimentos artísticos que te inspiram. Nesta sala, os neoconcretos foram revisitados. Quem já foi ao Inhotim, em Minas, e conheceu obras de Hélio Oiticica, vai se lembrar dessas cores, aqui escolhidas pelos profissionais da TRPC Arquitetos, e transformadas em arte nos pincéis de Almandrade. Se quiser outras referências, pode ficar com as cores primárias de Mondrian, com os tons fortes de Van Gogh, os tons azuis e neutros dos surrealistas e por aí vai. Depois, basta delimitar a área que cada cor ocupará. Pinte…e faça uma foto: marcando as Tintas Coral para todo mundo conhecer sua sala nova.  

Ainda tem medo de cor? Comece aos poucos e ganhe confiança

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

Albuquerque e Peres (@albuquerque_peres)
Cor: Cerâmica Mineira, no forro
Produto: Coral Decora Matte
Janelas CASACOR Brasília

Sim, você pode se manter nos neutros e ousar nos detalhes. Essa sala é um bom exemplo. A cor laranja - Cerâmica Mineira da Coral - está apenas no teto. Ao lado da madeira e de mobiliário de design tradicional, ela mantém sua discrição apesar de estar plena de energia. Na sua casa, também pode ser assim. Busque a cor de acordo com as cores neutras que hoje compõem espaço. Se tudo for cinza, você pode trazer um verde para o teto. Se tudo for branco, que tal um azul? Simule a composição no aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS). Como o teto não está o tempo todo na altura do nosso olhar, você não precisa ficar com medo de enjoar. Aliás, acredite: cor não enjoa. A falta dela é que deixa tudo mais triste.  

Sala decorada com parede Tintas Coral casacor 2020.

Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa