Ideias
Bom te ver!
Caso contrário, faça login por e-mail.
Bem-vindo ao Coral
Caso contrário, faça login por e-mail.
Termos e Condições
Obrigado!
Nossas últimas dicas e inspirações estão a caminho da sua caixa de correio
Conecte-se com o email
Esqueceu sua senha?
Por favor insira seu endereço de e-mail associado a sua conta
Esqueceu sua senha?
Senha alterada com sucesso
Esqueceu sua senha?
Para uma inspiração mais personalizada, preencha as 3 perguntas abaixo.
Obrigado!
Agora você vai ficar por dentro das nossas principais novidades e tendências.
Excluir conta
Projeto Bezalel, Parana
União, cor e vida é o resultado do Projeto Bezalel, no Paraná.
Bezalel, o personagem bíblico do Antigo Testamento, capacitado pelo Espírito Santo, para trabalhar na construção do Tabernáculo e, por meio da arte, promover mudança no seu povo. Bezalel é nome escolhido para batizar o projeto que, durante 3 meses de trabalho, trouxe à Cascavel artistas de todo o mundo para criar uma galeria de grafite a céu aberto, nas moradias do Loteamento Sanga Funda, na região norte da cidade de Cascavel, no Paraná. Desenvolvido pela Associação Cultural Além da Arte, em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, com a Associação de Moradores daquela região da cidade e apoio da Tintas Croal, o resultado é a soma de união, cor e vida no bairro.
"O projeto visa à transformação do ambiente pela arte, por isso escolhemos o nome Bezalel, que era um homem de coração sábio, que foi chamado por Deus e, por meio da arte, promovia mudança no seu povo. É isso que queremos com este projeto, resgatar a autoestima da comunidade e incentivar a mudança pela arte", conta o artista Carlos Henrique, da Associação Além da Arte, que atua junto com Anderson, o Andy Combatente, da Cufa e Edimar, da Acri, todas as associações envolvidas no projeto, que já trouxe 19 artistas da América do Sul e Europa para contribuir com a ideia.
A proposta reforça os laços da comunidade por meio da arte urbana, colorindo o cotidiano das pessoas, trabalhando a autoestima dos moradores e levando alegria às casas do bairro por meio do grafite. "Isso faz parte de uma cidade democrática e diferente", concluiu o prefeito Leonaldo Paranhos na inauguração do projeto. "A cultura tem de ser horizontal e trabalhar em todos os segmentos, chegando em todas as camadas sociais. Fizemos grafite no Teatro, agora nos bairros. Vemos o resultado na alegria das crianças, na doação das pessoas que abraçaram a causa dos artistas, nos artistas, enfim, isso nos dá incentivo para continuar a proposta".
Os artistas são voluntários. Em algumas casas também foi feita a pintura nas paredes. É feito também um trabalho social de incentivo ao cuidado do ambiente. Andy explica que o incentivo do Poder Público está sendo fundamental para atingir o objetivo da proposta. "A ideia é colorir e trazer vida para o bairro, incentivar o sentimento de pertencimento e mudar a vida das pessoas e o ambiente onde vivem. Estamos conseguindo e recebendo elogios de gente de toda parte do Brasil, que está querendo deixar aqui suas telas", comemora, contando que a médio prazo serão formados multiplicadores, ou seja, artistas da própria comunidade, com cursos, que poderão nascer do projeto, além do anseio que brota nos moradores de cuidar melhor do bairro.
E Projeto Bezalel já está fazendo diferença dentro da comunidade. "Ao que tudo indica, passará a ser mais um lindo ponto turístico da nossa cidade", disse o secretário de Cultura e Esportes, Ricardo Bulgarelli. Eles estudam meio de propagar o projeto, além das visitas, como exposições itinerantes.
Os moradores estão diretamente envolvidos na ideia. Percebe-se que passaram a cuidar do espaço, plantando grama, cuidando do quintal, recolhendo lixo e se envolvendo na proposta. Outros ajudam diretamente, servindo os artistas, como a dona Marlene, por exemplo, que faz almoço para os artistas, e o comerciante Celso Fogaça, que tem uma lanchonete no bairro, e serve o café gratuitamente. "Estamos aqui, de braços abertos, para quem vem nos trazer esta ideia maravilhosa e está ajudando a transformando a nossa comunidade. É um trabalho abençoado, que trouxe alegria e visitação de escolas e gente da cidade toda para cá. Hoje somos vistos de forma diferente", relata.
Justamente o que a ideia propõe, segundo o secretário Bulgarelli. "Tudo é uma sequência e consequência. Plantamos a semente a curto e médio prazo, com o Projeto Cores e Interiores, que já passou pelo Centro e Guarujá, somamos com os artistas, e agora chegamos ao Sanga Funda, que é uma região carente deste olhar e que, hoje, ganhou atenção da cidade e do Brasil. Mas o mais importante é o sentimento dos moradores, de pertencimento ao espaço, pois isso transforma a vida das pessoas por meio da arte".
Conheça melhor o projeto com as reportagens abaixo:
Adicionar um novo trabalho
Adicionar um novo trabalho
Editar um trabalho
Excluir trabalho
Tem certeza? Todas as notas, fotos e itens salvos serão excluídos.
Salvar cor
Salvar em Meu espaço de trabalho
Salvar produto
Salvar trabalho