Living do loft Camadas Brasileiras, de Juliana Pippi, para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Tons terrosos: eles ajudam você a se reconectar com a natureza

Ressaltar as raízes brasileiras é uma tendência. Para a casa, isso se traduz em materiais que representam nossa cultura - entre eles, está o barro dos potes cerâmicos, dos filtros e até das paredes nas casas de pau-a-pique. Na CASACOR. selecionamos ambientes que mostram como tudo isso pode ser usado de modo contemporâneo. As cores terrosas da Coral brilharam em composições originais, que você confere abaixo. O mergulho é uma volta ao passado e, para ter esses tons em casa, basta um clique: encontre nossos produtos na Loja Online da Coral e renove o seu ambiente.

Sala da Casa Meu Coração Queima, de Jefferson Branco, para CASACOR Santa Catarina com tom terroso

Foto: João Oliveira

Casa Meu coração Queima, por Jeferson Branco (@jefersonbranco) na CASACOR Santa Catarina
Cor: Cobre Suave, nas paredes e teto
Produto: Coral Decora Matte

No teto, rodateto e paredes, a cor é a mesma, mas as texturas diferentes das superfícies criam uma percepção diversa. A cor Cobre Suave parece mais clara quando aplicada sobre acabamento rugoso (neste caso, feito na obra antes da pintura). Mas você pode conseguir efeito similar usando dois tons próximos - a gama de terrosos é bem grande. Para definir a medida da faixa próxima ao teto (chamada de roda teto) você pode usar como referência a altura da porta - caso queira que ela seja mais larg -  ou fazer o padrão mais estreito de 15 a 20 cm.

______________________________

Living do loft Camadas Brasileiras, de Juliana Pippi, para CASACOR Santa Catarina

Crédito: João Oliveira

Loft Camadas Brasileiras, por Juliana Pippi (@julianapippi) na CASACOR Santa Catarina
Cores: Camadas Brasileiras, no teto, e Peça de Teatro, nas paredes
Produto: Textura Design

A Coral apresenta um tom terroso recém-criado: o Camadas Brasileiras. Ele representa a diversidade no nosso país. No teto desta sala, o Camadas Brasileiras foi aplicado com a Textura Design. Já nas paredes, a cor terrosa Peça de Teatro, ligeiramente mais escura completa - com pintura - o envelopamento aconchegante do espaço. Com esse truque de cores, tem-se a sensação de que o pé-direito é mais alto. 

______________________________

Sala de Jantar do loft Camadas Brasileiras, de Juliana Pippi, para CASACOR Santa Catarina

Foto: João Oliveira

Quando estiver definindo a cor, atente-se para um conselho: a iluminação influencia muito no resultado final. Aqui, os dois tons terracota na parede e teto parecem mais rosáceos durante o dia e mais âmbar durante a noite. Por isso, é tão importante fazer um teste antes de pintar. Você já conhece o Coral Teste Fácil? Ele é um produto da Coral que pode te ajudar nesta etapa - a embalagem vem com 30 ml de tintas e um rolinho para aplicar. São mais de 240 opções de cores disponíveis para você testar e acertar de primeira na cor.

______________________________

Sala da Casa de Raiz, de Mariana Mendonça e Shoraya Canedo, para CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Casa de Raiz, por Mariana Mendonça e Shoraya Canedo (@marianamendoncaarquitetura e @paisagistashorayacanedo) na CASACOR Goiás
Cores: Pote de Argila, nas paredes, e Tubarão Branco, no teto
Produtos: Coral Decora Efeitos Especiais Nuage (Pote de Argila) e Coral Decora Efeitos Especiais Cimento Queimado (Tubarão Branco)

As tradicionais casas de barro brasileiras também permeiam nosso imaginário. No ritmo moderno de vida, uma cor terrosa ajuda você a se conectar com essa lembrança coletiva. Para aumentar ainda mais a sensação de uma parede de taipa, você pode usar o Efeito Especial Nuage - que, por meio de leve brilho, dá movimento à superfície. Junto a isso, outros elementos da nossa história - como as cestarias e as esculturas de madeira. Pronto! Memórias afetivas ativadas.

______________________________

Varanda da Loja da Casa, por Ana Cano, para a CASACOR Rio de Janeiro

Crédito: Gustavo Bresciani

Loja da Casa, por Ana Cano (@anacanoarquiteta) na CASACOR Rio de Janeiro
Cor: Extremo Sul, na varanda gourmet,
Produto: Coral Decora Efeito Especial Nuagea

Se você gosta de tons terrosos, mas procura algo ligeiramente mais vibrante, pode encontrar nos laranjas exatamente o que você quer. Nesta varanda, por exemplo, a cor traz um destaque para a área de convivência. E como ela foi aplicada com o Efeito Especial Nuage da Coral, a parede ganhou um leve brilho. A arquiteta chegou a ficar em dúvida sobre outras tonalidades (veja só: até os profissionais passam por momentos de indecisão), mas fez um teste de cor antes da pintura. Portanto, se houver dúvidas, você já sabe: use o Coral Teste Fácil.

 

______________________________

 Restaurante Espaço Plural, de Beto Gerbara e Marila Filártiga, para CASACOR Santa Catarina.

Crédito: João Oliveira

Restaurante Espaço Plural, por Beto Gebara e Marila Filártiga (@gfarquitetos) na CASACOR Santa Catarina
Core: Pote de Argila, na parede, e Concha Prateada, em detalhe da parede e do teto
Produto: Coral Decora Seda nas cores Pote de Argila e Concha Prateada

Os tons terrosos fazem boa parceria na decoração com elementos naturais - como a palha, o vime, a cerâmica e a madeira. Esses materiais podem estar nos móveis, nos adornos ou até em detalhes simpáticos como essas molduras colocadas na parede. Veja como finas ripas de pínus dão movimento e transformam a superfície em um painel prático e econômico - que você também pode fazer em casa.

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

 

Artigos relacionados