Galeria de Arte, por Genésio Maranhão para a CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Entre o profundo e o suave: a calma elegante dos tons de azul

O azul tem seus segredos. Ele gosta, por exemplo, de caminhar de mãos dadas com tons de cobre e marrom. É muito amigo do branco também. Você vai perceber tudo isso nos ambientes de CASACOR, que selecionamos abaixo. Descubra como os arquitetos escolheram os azuis mais elegantes e sóbrios - justamente como você sempre sonhou para a sua casa. E lembre-se de que todas as cores da mostra CASACOR esperam você na Loja Online da Coral - nela, você pode renovar as cores da sua casa com um clique.

Galeria e Loja de Arte, por Jéssica de Carli para a CASACOR Rio Grande do Sul

Crédito: João Oliveira

Galeria e Loja de Arte, por Jéssica de Carli (@territorio.arquitetura) na CASACOR Rio Grande do Sul
Cores: Azul Tibet, no teto e parte da parede, Azul Prússia, nas paredes, e Biquíni Carioca, na janela
Produtos: Coral Decora Matte (Azul Tibet e Azul Prússia) e Coralit Total (Biquíni Carioca)

Repare como a pintura ajuda a ressaltar as formas dessa bela arquitetura. O azul mais escuro foi aplicado seguindo uma das linhas horizontais dos janelões do espaço. Quando quiser dividir a parede com tons diferentes, pense nisso: escolher elementos como altura das portas ou base das janelas ajuda a definir a largura das faixas de cor. Para o teto (e para a parte superior da parede) escolheu-se um azul mais claro. Com isso o pé-direito desta sala parece ainda mais alto. Aqui, serve para confirmar sua imponência. Na sua casa, pode criar um respiro em áreas de trabalho ou living.

______________________________

Quarto de solteiro Be Blue, de Fernanda Gemus para CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Quarto Be Blue, por Fernanda Gemus (@fernanda.gemusarq) na CASACOR Goiás
Cores: Tempestade de Verão, na parede, e Branco Cru, no teto
Produtos: Coral Decora Seda (Tempestade de Verão) e Coral Decora Matte (Branco Cru)

O quarto das crianças não precisa ser azul bebê. Existem azuis coringas - como esse - que podem estar em qualquer ambiente da casa. Melhor ainda se você seguir o truque da arquiteta: ela optou por cabeceira e roupas de cama no tom marrom-acobreado. Combinação certeira! Mesmo quando a criança crescer, o quarto continuará perfeito para um pré-adolescente. Esse espaço tem ainda duas ideias que você pode aproveitar: uma tatuagem de parede (frase pintada de branco por um artista tatuador) e a escada - também colorida de azul - que sustenta a escrivaninha.

______________________________

Varanda Espaço Agô, de Gabriela Matos para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Espaço Agô, por Gabriela de Matos (@gabdematos) na CASACOR São Paulo
Cores: Melodia Suave, na parede, e Encanto, na parede e no teto 
Produto: Coral Decora Matte (Encanto e Melodia Suave)

Este azul, que parece trazer para o espaço um respiro de tranquilidade, é a Cor do Ano de 2022 da Coral no Colour Futures - importante estudo internacional de cores e tendências. Convidativa, a Melodia Suave se encaixa perfeitamente a tons mais vibrantes, muito comuns nas casas tradicionais brasileiras - como o vermelho. Combina ainda com os neutros quentes - como os terrosos e o marrom, usados no tapete nesta varanda. É um azul que agrega, acalma e reflete a imensidão do céu - exatamente o que uma casa e seus moradores precisam neste momento.

______________________________

Galeria de Arte, por Genésio Maranhão para a CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Galeria de Arte, por Genésio Maranhão (@genesiomaranhaodesigner) na CASACOR Goiás
Cores: Azul Mediterrâneo, nas paredes e no teto, e cores variadas no mural
Produto: Coral Decora Matte (Azul Mediterrâneo e demais tons)

Se a ideia for criar um grande impacto no hall de entrada ou em corredores, o azul mais escuro e com profundidade é uma ótima opção - sobretudo quando aplicado na parede e no teto. Com requinte dramático, ele pode ser escolhido para áreas de permanência curta e ajuda a destacar obras de arte. O tom também vai bem com cores primárias, igualmente intensas. Por isso, pode ser uma ótima ideia completar o conjunto com um mural colorido - esse foi feito pelo artista @deneri_ .

______________________________

Lavabo azul, por Estúdio Manu + Ca, para CASACOR Rio de Janeiro

Crédito: João Oliveira

Lavabo e Galeria, por Estúdio Manu + Ca (@estudiomanuca) na CASACOR Rio de Janeiro
Cores: Mistério do Oceano, na parede e no teto, Branco, nas portas
Produtos: Coral Decora Matte (Mistério do Oceano) e Coralit Total (Branco)

Quando você descobre a infinidade de tons de azul, a dúvida passa a ser: "qual escolher?”. Olhando para essas fotos, você descobre que mesmo um ambiente bem pequeno pode receber um azul intenso. Em ambientes menores, as tonalidades mais fortes aumentam a sensação de acolhimento do espaço. Aqui, as arquitetas também fizeram uma combinação clássica: azul nas paredes e branco nos caixilhos (batentes, portas e janelas). Para reproduzir esse estilo na sua casa, use o Coralit Total na madeira. Ele é um esmalte com secagem rápida e que não tem cheiro. Na parede, nossa dica é a linha Coral Decora, disponível nos acabamentos Matte (fosco), Seda (acetinado) e Diamante (semi brilho).

______________________________

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

Artigos relacionados