álcool gel à rede pública de saúde

AkzoNobel e Dow juntas doaram 7.500 litros de álcool gel à rede pública de saúde.

Parceria para produção e doação de álcool gel no Grande ABC atendeu unidades do Sistema Único de Saúde.

A pandemia uniu as duas gigantes do segmento químico e parceiras globais, AkzoNobel e Dow, em prol do combate ao novo coronavírus (Covid-19). As empresas se organizaram para a produção e distribuição de um total de 7.500 litros de álcool gel para as cidades de Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo, municípios nos quais a AkzoNobel possui unidades fabris.
 
A doação – 2.500 litros para cada município – foi feita diretamente às Secretarias de Saúde das três cidades da região metropolitana de São Paulo, que, juntas, abrigam mais de 1,8 milhão de habitantes. Os produtos beneficiaram Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais públicos, para proteger pacientes e todos aqueles que estão na linha de frente no combate à doença.


“Vivemos um momento que exige solidariedade e superação de todos. É importante para nós podermos colaborar com o combate à proliferação do coronavírus. E isso só foi possível com os esforços de nossos colaboradores e dos nossos parceiros”, comenta Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul. 

Nessa parceria, a AkzoNobel foi responsável pelo fornecimento de etanol anidro e pela logística e transporte para distribuição dos produtos. A Dow forneceu parte das matérias-primas, tampas e rotulagem para os frascos, além da mão-de-obra e custos para a produção. A Greif doou as embalagens, e o transporte até a fábrica foi cortesia da Moromizato. 

Para a produção do álcool em gel, que não faz parte do portfólio da Dow, a companhia adequou a fábrica em Hortolândia, em São Paulo, e produziu exclusivamente para esse fim um espessante, substância que é uma das matérias-primas necessárias para a formulação do produto e se encontrava em falta no mercado.

“Acreditamos que é possível colocar a ciência a serviço da humanidade. Nossa parceria com a AkzoNobel mostra como a colaboração e solidariedade podem ser poderosas em tempos difíceis. Juntos podemos multiplicar o impacto em nossas comunidades”, afirma Charly Eid, diretor comercial para o negócio de Tintas da Dow. Para a produção do álcool em gel, que não faz parte do portfólio da Dow, a companhia adequou a fábrica em Hortolândia, em São Paulo, e produziu exclusivamente para esse fim um espessante, substância que é uma das matérias-primas necessárias para a formulação do produto e se encontrava em falta no mercado. 

Essa não é a primeira vez que as empresas se reúnem em prol do coletivo. Em novembro de 2019, AkzoNobel e Dow uniram forças para revitalizar e levar mais cor, por meio da pintura, à Casa Restaura-me, em um projeto do movimento Tudo de Cor, da Coral. A instituição atende, por dia, cerca de 550 pessoas em situação de rua, focando em necessidades básicas e primárias como alimentação e higiene, mas também realizando atendimento social, jurídico, psicológico e médico; além de fornecer cursos de capacitação, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas. 

“Ações como essa reforçam não somente nossa parceria com a Dow, mas demonstram a importância do trabalho colaborativo entre duas empresas do mercado para um negócio mais sustentável e, principalmente, para fazermos a diferença na sociedade”, comenta Elaine Poço, diretora técnica e de Sustentabilidade de Tintas Decorativas para a América do Sul da AkzoNobel. 

Em parceria com uma outra empresa terceira, produzimos álcool em gel que foram doados a 3 mil pintores e também para funcionários da AkzoNobel dos Sites de Mauá, Recife, Raposo Tavares, São Bernardo, Santo André e São Roque.