Como diluir a tinta em poucos passos

Como diluir a tinta em poucos passos

Como diluir a tinta em poucos passos

Conjunto de ferramentas para iniciar a diluição: tintas, água, dois baldes e um toco de madeira para mexer.

Ferramentas necessárias:

1.    Chave de fenda ou abridor
2.    Mexedor de madeira ou plástico retangular (em formato de régua)
3.    Dois baldes/recipientes do mesmo tamanho
4.    Água potável

A tinta vem em diferentes cores e tipos. Cada tipo perfeito para uma aplicação específica. Algumas já vem prontas para uso, como por exemplo Coral Renova, mas outras tintas precisam ser diluídas para obter o acabamento perfeito ou maior rendimento do produto. Para ter certeza, basta verificar as instruções na lata/embalagem do seu produto.

Diluir a tinta não é tão complicado, mas é preciso atenção para garantir o resultado final esperado. Siga nosso passo a passo e saiba como você pode diluir o seu produto da melhor forma possível. 

Passo 1: Abra a lata

Lata de tinta sendo aberta por uma chave de fenda

Coloque a lata de tinta em uma superfície plana! Apoie a mão aberta sobre a tampa e prenda a chave de fenda ou um abridor específico entre a tampa e a borda da lata. Um leve empurrãozinho no cabo da chave de fenda deve levantar a tampa facilmente, que deve ser guardada, durante a pintura, em um saco plástico ou ziplock. Cuidado para não danificar a embalagem.

Passo 2: Mexa a tinta.

Tinta sendo homogenizada com um mexedor

Agora, pegue um mexedor em formato retangular, seja de madeira ou plástico – esse item é muito fácil de encontrar nas lojas de tinta e materiais - e mexa levemente a tinta em movimentos circulares. Certifique-se de usar um mexedor chegue até o fundo da lata, dessa forma você terá a melhor mistura. Depois de mexer, retire o mexedor e raspe-o ao longo da borda interna da lata. Cuidado com os gotejamentos! 

E para finalizar: medir e misturar

Mulher despejando água em um dos baldes

Para cada quantidade de tinta devemos utilizar uma medida de água. Portanto, confira a recomendação no rótulo da sua embalagem. Use um copo de medida para garantir a precisão no volume de água necessário.

 

Depois misture a água e a tinta. É importante mexer bem o conteúdo com o mesmo mexedor em formato retangular, seja de madeira ou plástico. Lembre-se, também é importante fechar bem o seu produto após a pintura. Use um pano para remover o excesso de tinta das laterais e da borda da lata. Retire a tampa do saco plástico, coloque de volta sobre a embalagem e encaixe aos poucos, fazendo pressão com as mãos e o pano, para evitar respingos. Se precisar de uma forcinha, pegue um martelo de borracha e bata levemente nas bordas da tampa, fechando-a por completo. Se você não tiver um martelo de borracha, coloque um pedaço de pano sobre a tampa e pressione-o suavemente no lugar - isso também deve funcionar.

 

Dica: se você estiver usando uma tinta à base de solvente, basta seguir os mesmos passos, mas substitua água portável por aguarrás. Apenas certifique-se de usar as ferramentas adequadas ao trabalhar com esse produto.

Resumindo:

CORAL | Preparacao da Tinta

Uma dica para os interessados é testar antes de comprar. Para facilitar sua vida, é possível utilizar o Coral Visualizer, aplicativo que está disponível para os smartphones com sistemas operacionais Android e IOS. Trata-se de um simulador de ambientes, com realidade aumentada, para você experimentar a vontade antes de definir sua cor predileta. E se você já decidiu, pode comprar a tinta na loja online da Coral sem sair de casa.

Quer outras dicas? Siga a Coral no Instagram e confira as novidades.