Banner de capa Coral a Tinta Oficial da Janelas casacor 2020 Santa Catarina.

Efeitos Especiais da Coral e degradê de cores: mergulhe nas escolhas dos arquitetos catarinenses

Janelas CASACOR Santa Catarina acontece de 11 de novembro a 08 de dezembro em quatro cidades: Blumenau (Neumarkt Shopping), Criciúma (Nações Shopping), Balneário Camboriú (Balneário Shopping) e Grande Florianópolis (Continente Shopping).


 

Ambientes que podem ser visitados em quatro cidades de Santa Catarina trouxeram soluções para a vida pós-pandemia. Casas pequenas mostraram a versatilidade dos espaços com múltiplas funções - e priorizaram tons neutros com efeitos especiais da Coral, valorizando paredes e teto de forma rápida. Um quarto de blogueira, com faixas coloridas de verde, lembrou que profissões digitais - antes inexistentes - são agora bastante comuns e merecem um espaço nas moradias. A Coral, tinta oficial da exposição Janelas CASACOR, ajudou materializar as novidades. E, abaixo, você conhece as principais ideias que podem renovar sua casa também.  

Degradê de verdes no quarto da blogueira lembra o mar
Ring Light Room, por Thay Santana (@thaysantanta_arq) 

 

Cores: Verde Radiante, Água com Limão, Amanhecer com Neblina, Espuma Cítrica, Aquário Verde e Pedra Italiana, nas faixas em degradê da parede e do teto.  
Produto: Coral Decora Matte

Este quarto precisava render bons ângulos para fotos e vídeos, pois foi imaginado como cenário para produção de conteúdo de moda. A arquiteta Thay Santana criou um elemento lúdico e fotogênico com faixas de cor nas paredes, degraus e tetos. São seis verdes da Coral. Como a inspiração era a sua irmã blogueira, ela chegou a pensar em tons de rosa, mas, nos primeiros desenhos 3D achou que o efeito final era infantil. “Então, trouxe tonalidades que me fazem pensar em uma mulher mais adulta”, conta. Depois de prontas, as faixas também lembram o litoral catarinense. Se você tem vontade de mudar o tom da parede com desenhos geométricos ou faixas, pode encontrar um pintor ou pintora perto de você nas Páginas Coloridas da Coral. Compare orçamentos sem compromisso. 

Ambiente decorado com Tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

Corajosa, a arquiteta Thay Santana encarou uma obra e fez um mezanino nesta vitrine de Janelas CASACOR. O degradê de cores começa bem claro no degrau da escada, sobe pelas paredes e vai até o forro, que teve os cantos propositalmente arredondados.

 Ambiente decorado com Tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

O closet e a cama da blogueira de moda ficam embaixo. Já o estúdio, para gravação de vídeos, ocupa a parte superior do mezanino. Foi ali que os seis tons de verde ganharam destaque nas faixas pintadas nas paredes e no forro.

Casa nômade: sala multiúso para quem mora sozinho
Casa nômade, por Marau Design (@maraudesign)

 

Cores: Trevo Pálido, nas paredes laterais
Produto: Coral Decora Seda

Um boneco articulado de madeira, do tamanho de um adulto, é o personagem que mora nesta casa. Ele ganhou até nome: Oscar. Embora os visitantes não possam entrar nas vitrines ocupadas pela exposição Janelas CASACOR, toda vez que as autoras do projeto vão fazer manutenção do espaço, elas mudam o Oscar de lugar. Assim, mostram que ele pode trabalhar na mesa de jantar, no sofá ou no nicho especial da escrivaninha. Apaixonadas pela cor verde, as profissionais Linda Martins e Linda Cris Araújo, escolheram o Trevo Pálido, da Coral, para as paredes laterais com boiseries. As profissionais já sabiam o que buscavam quando abriram a paleta com mais de 2000 cores da Coral, mas, se você ainda tem dúvidas sobre quais tons escolher, pode usar o aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS). Com ele, você simula a pintura na sua parede - basta apontar a câmera do celular para ela. 

 Ambiente decorado com Tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

As boiseries na parede, recurso que encanta as profissionais da Marau Design, já estavam aí quando elas iniciaram esse projeto para Janelas CASACOR SC. Elas resolveram adaptar o legado pintando tudo no tom Trevo Pálido da Coral. Como queriam um leve brilho, usaram a tinta Coral Decora com acabamento Seda.

Sala decorada com tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

A referência clássica das boiseries se repete na outra parede lateral, também pintada com o tom Trevo Pálido, da Coral. Embora a mesa redonda seja preferencialmente para refeições, as profissionais assumiram que - com a pandemia - os espaços absorvem mais de uma função. Por isso, Oscar (o boneco de madeira) está trabalhando ali.
 

Cor do ano 2021, da Coral, transforma paredes brutas em escultura
O Idílico Morar, por Gouveia & Bertoldi (@gouveiaebertoldi)

 

Cor: Pedra Esculpida, na parede
Produto: Coral Decora Matte

Muitos dos objetos e peças que estão nesta sala contam a história dos arquitetos Marcelo Gouveia e Edenilson Bertoldi. São lembranças de viagens, presentes ou relíquias familiares. Para eles, essa é a forma de construir referências e trazer sensação de segurança para a casa. Por isso decidiram criar uma galeria de fotos feitas pelo próprio Marcelo em passeios pelo mundo. Usaram a parede com montantes à vista - ela já estava na vitrine quando eles começaram a pensar no projeto de Janelas CASACOR. Ao invés de fechá-la com gesso, deixaram tudo como encontraram - economizando em material e tempo de obra - e a valorizaram com o tom Pedra Esculpida, da Coral, que foi eleita Cor do Ano 2021 (https://colourfutures2021.com/br/).

Sala decorada com tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

Os montantes da parede, que normalmente seriam cobertos com placa de gesso, ganharam pintura. A cor Pedra Esculpida, da Coral, foi a escolhida pelos profissionais da Gouveia & Bertoldi para valorizar o ar rústico proposital.

 

Apartamento pequeno, mas completo: um morar inteligente
Hub Smart Home, por Daniela Viana e Lilian Maravai (@danielilianarquitetura)

 

Cores: Verde Líquen, na parede do living, e Cultura Grega no teto e na fachada da vitrine
Produtos: Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado (na cor Cultura Grega) e Coral Decora Matte (na cor Verde Líquen)

Em menos de 40m2, Daniela Viana e Lilian Maravai distribuíram quarto, sala, cozinha e banheiro. Os mais tradicionais talvez sentissem falta de uma lavanderia, mas elas lembram que o apartamento foi pensado para um empreendimento que oferece a área de serviço coletiva. A busca por um viver bem prático e o olhar urbano aparece também em detalhes de marcenaria planejada (nos armários de cozinha com vidro canelado e na TV que gira e serve à sala e ao quarto) e nos acabamentos como o tom cinza Cultura Grega, aplicado com o Efeito Especial Cimento Queimando, no teto. O toque de cor ficou na parede do living com o Verde Líquen - destaque para quem olha, pelo vidro da vitrine, em Janelas CASACOR. Se você quer ousar com novos tons em uma das paredes da sua casa, mas está em dúvida entre tonalidades, faça um teste de cor. A Coral tem 240 cores que podem ser encontradas no Teste Fácil - tubinho que vem com 30 ml de tinta e um rolinho para facilitar a aplicação.

Sala decorada com tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

O cinza predomina no pequeno apartamento, que propõem um modo de vida prático e urbano. Ele está inclusive no teto - em que as profissionais Daniela Viana e Lilian Maravai - aplicaram Efeito Especial Cimento Queimado da Coral na cor Cultura Grega. Na parede, elas trouxeram o Verde Líquen para dar movimento e charme ao conjunto.


Cozinha com tons claros e inspiração nórdica
Cozinha Nórdica, por Natália Xavier (@arquiteta_natalia_xavier)

 

Cor: Branco Suíço, nas paredes
Produto: Coral Decora Efeito Especial Mármore

Nesta cozinha, de inspiração escandinava, existe um jogo entre os tons bem claros (que predominam na alvenaria e nas madeiras) e os detalhes pretos (em móveis e objetos). Na parede, o Efeito Especial Mármore, da Coral, aplicado na cor Branco Suíço, dá as boas vindas e conduz o olhar até a área de refeição. O Efeito Mármore tem um leve brilho - que era o desejado pela arquiteta - mas a Coral tem mais três Efeitos: o Velvet, o Nuage e o Cimento Queimado. Conheça todos e descubra novos modos de dar personalidade para sua parede.

Cozinha decorada com tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.

Madeiras clara e a mistura do branco e do preto evidenciam a inspiração nórdica de Natália Xavier para essa cozinha. Como ela queria um leve brilho na parede, escolheu o Efeito Especial Mármore da Coral, que foi aplicado na cor Branco Suíço. Madeiras clara e a mistura do branco e do preto evidenciam a inspiração nórdica de Natália Xavier para essa cozinha. Como ela queria um leve brilho na parede, escolheu o Efeito Especial Mármore da Coral, que foi aplicado na cor Branco Suíço.

Cozinha decorada com tintas Coral casacor 2020 Santa Catarina.cor 2020 Santa Catarina.

A arquiteta aproveitou a possibilidade de fazer um espaço conceitual e criou um hall de entrada para a cozinha - com cuba para lavar as mãos. Ele fica atrás desse biombo semi-transparente. A estante, com linhas sutis, é preta para contrastar com a parede que recebeu o Branco Suíço, da Coral, aplicado no efeito Mármore.


Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa