Decoração com Tintas Coral em contêineres mostra a força criativa dos pernambucanos.

Janelas CASACOR Pernambuco acontece de 07 de novembro a 20 de dezembro em 13 pontos do Estado.


 

 

A comunidade de Brasília Teimosa, em Recife, ganhou um presente colorido. O contêiner - oferecido pelas Tintas Coral - é um exemplo de criatividade, integração com o entorno e  sustentabilidade. Assinado pelo escritório Studio Costa + Azevedo e posicionado entre o mar e rio, ele faz parte da exposição Janelas CASACOR e vai ficar no local mesmo depois que o evento acabar. Outros 12 contêineres estão espalhados em Recife e Caruaru. Selecionamos os espaços que melhor fizeram uso das cores, efeitos e tintas - assim, você pode adaptar ideias inovadoras para sua casa também.

Projeto Social traduzido em cores entre o rio e o mar
Dentro do Mar tem Rio, por Studio Costa + Azevedo (@studiocostaazevedo)

 

Cores: Chá Dançante, Ouro Monarca, Jardim da Meia Noite e Olho Grego - nas paredes internas e externas, no forro e nos objetos
Produto: Coralit Total Acetinado

No Brasil inteiro, as tintas têm poder transformador - elas trazem poesia, beleza e resgate de identidade. Neste contêiner, que fica na Comunidade de Brasília Teimosa, em Recife, os arquitetos Josemar Costa e André Azevedo se apoiaram nessa importância da cor para criar os blocos uniformes - com vermelho, amarelo, azul e verde. As referências são simples, mas estão dentro de uma paleta adulta. Como o contêiner será doado aos moradores, os arquitetos se uniram à associação local de pescadores que recolhe o lixo jogado no rio. Foram os objetos descartados - todos muito comuns no universo residencial - que revestiram as paredes. Eles estão pintados com o esmalte Coralit Total - produto com baixa emissão de CO2 e, portanto, menor impacto ambiental.

À noite, o contêiner batizado de Dentro do Rio tem Mar parece um farol colorido na Comunidade Brasília Teimosa. Chá Dançante, Ouro Monarca, Jardim da Meia Noite e Olho Grego aparecem nessa ordem e são cores da Coral que fazem parte do cotidiano das casas ao redor. Todas os tons selecionados fazem parte da paleta do estudo Colour Futures 2021

Usar as peças encontradas no rio e recolhidas por moradores foi a melhor forma de dar uma voz concreta ao trabalho realizado na Comunidade Brasília Teimosa. Em parceria com o poder público, esse material é encaminhado para reciclagem e reúso. Os arquitetos do Studio Costa + Azevedo escolheram e pintaram as peças e, também, quatro móveis para deixar em destaque: uma poltrona, duas cadeiras e uma mesa.

Os arquitetos do Studio Costa + Azevedo se surpreenderam com os itens que são descartados no rio: imagens de santos, eletrodomésticos, brinquedos, teclados, roupas, peneiras e toda sorte de coisas que temos em casa. Depois da seleção e montagem, feita em parceria com pescadores e líderes da comunidade, eles pintaram tudo com o esmalte Coralit Total, que seca rapidamente, não tem cheiro e emite pouco de CO2. 

 

Diagonal em dois tons dá movimento para a sala com home office
Home Office do Segundo Jardim, por Ju Nejaim (@ju.nejaim.arq)

 

Cores: Branco Chinchila, na parede e no teto e Calcário, na parede
Produto: Coral Decora Matte
Área Externa: Pedra Esculpida
Produto: Coralit Total Acetinado 

Se você também precisa de um home office, mas não tem um quarto sobrando, o conselho da arquiteta Ju Nejaim pode ser sob medida. Ela recomenda que você transforme com facilidade a sua sala para receber uma mesa de trabalho. Cores calmas, segundo Nejaim, ajudam a tranquilizar a mente, então ela escolheu o Branco Chinchila e o Calcáreo, da Coral - com eles, fez uma divisão diagonal que cria movimento atrás do sofá. Um recurso simples e muito econômico que você pode adaptar e reproduzir. Se precisar de um pintor ou pintora para ajudar, busque nas Páginas Coloridas da Coral (LINK https://www.paginascoloridas.com.br/). Encontre alguém perto da sua casa e compare orçamentos sem compromisso.

Nesta vista noturna, o efeito da diagonal de duas cores na parede fica bastante evidente. A arquiteta Ju Nejaim usou dois tons bem claros - o Branco Chinchila e o Calcário, da Coral - porque queria pouco contraste e muita calma nesta sala com home office, de Janelas CASACOR.

Desenhos com linhas retas são fáceis de fazer com a tinta. Essa solucão rápida e de baixo custo foi aproveitada pela arquiteta Ju Nejaim para transformar a sala em home office neste contêiner. Ela selecionou dois tons pouco contrastantes: Branco Chinchila e Calcário, da Coral.

Os visitantes contemplam o contêiner - em exposição na Praia de Boa Viagem até 20 de dezembro - e o contêiner contempla o mar. Sem intenção de concorrer com a natureza ao redor, a ideia da arquiteta Ju Nejaim foi trazer poucos elementos para o espaço interno da sala com home office. Além da pintura com duas cores em detalhe diagonal, ela usou os quadros com fotos da escultura do Leão de Mestre Nuca, as cabeças de Dona Cida e o terço de Seu Jair de Tracunhaém - peças do artesanato pernambucano. 

 

Coworking vermelho: energia jovem para escoteiros de Recife
Coworking Entra Apulso, por Luiza Nogueira (@luizanogueiraarquitetura)

 

Cores: Chá dançante, nas paredes internas, Vermelho Henna, no forro
Produto: Coralit Total Acetinado
Área Externa: Vermelho Henna, nas paredes, e Pedra Esculpida, nos muros e fachadas dos prédios ao redor.
Produto: Coralit Total Acetinado (na cor Vermelho Henna) e Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (na cor Pedra Esculpida)

Este é mais um espaço que será doado para a cidade. Instalado na saída de um shopping, os dois contêineres servirão como base de trabalho dos escoteiros da Comunidade de Entra Apulso. O Vermelho Henna, da Coral, selecionado pela arquiteta Luíza Nogueira, representa a energia dos jovens que o ocuparão. Desenhos do artista Derlon unem-se à cor forte da fachada. O contêiner ficou ainda mais destacado na cidade porque as construções ao redor foram pintadas com o neutro Pedra Esculpida, Cor do Ano 2021 (https://colourfutures2021.com/br/). Na área interna térrea, móveis plásticos fáceis de manter ajudam a organizar os materiais das reuniões. Dois tons de vermelho se revezam: o Vermelho Henna, no forro, e o Chá dançante, nas paredes metálicas. No contêiner superior, ficará um depósito para peças mais pesadas, como barracas, por exemplo.

Os rostos pintados pelo artista Derlon e a cor Vermelho Henna atiçam a curiosidade de quem passa por esse contêiner. O efeito era desejado pela arquiteta Luíza Nogueira neste coworking de Janelas CASACOR Pernambuco. Para aumentar ainda mais a força dessa composição, ela solicitou a pintura das fachadas ao redor com um tom neutro: o Pedra Esculpida, aplicado com Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total, que possui maior cobertura, resistência às intempéries e ação antialgas.

Era preciso pensar em algo muito simples de manter neste coworking, criado por Luíza Nogueira, pois sua gestão ficará a cargo dos jovens escoteiros da Comunidade Entre Apulso. Nas paredes e no teto, o esmalte Coralit Total Acetinado, nas cores Chá Dançante e Vermelho Henna, da Coral, tem alta durabilidade. Planta desidratadas, móveis plásticos e piso vinílico completam o conjunto fácil de limpar.

Era preciso pensar em algo muito simples de manter neste coworking, criado por Luíza Nogueira, pois sua gestão ficará a cargo dos jovens escoteiros da Comunidade Entre Apulso. Nas paredes e no teto, o esmalte Coralit Total Acetinado, nas cores Chá Dançante e Vermelho Henna, da Coral, tem alta durabilidade. Planta desidratadas, móveis plásticos e piso vinílico completam o conjunto fácil de limpar.  Os pufes de corda, neste coworking de Janelas CASACOR Pernambuco, foram criados pela arquiteta Luíza Nogueira e desenvolvidos pelos próprios escoteiros - que ficarão com o contêiner quando a exposição acabar. As peças poderão ser compradas na loja do Sebrae na CASACOR.

Cimento queimado é a referência urbana no quarto de estudos
Quarto de Estudo Online, por Lenira de Melo com a colaboração de Deivison Santos, Mateus Cruz, Júlia Amorim e Adrianne Menezes (@lenirademeloarquitetura @soberato @mateuuscruz @alo_jubs @um_pequeno_girassol_) 

Cores: Granito Molhado, nas paredes e no teto, e Cheiro de Chuva, no painel sobre o sofá, na porta e na parede lateral 
Produtos: Coral Decora Efeito Especial Cimento Queimado (na cor Granito Molhado), Coralit Total Acetinado (na cor Cheiro de Chuva, na porta e na parede lateral) e Coral Decora Seda (na cor Cheiro de Chuva no painel sobre o sofá) 
Área Externa: Pedra Esculpida
Produto: Coralit Total Acetinado 

Alunos de arquitetura da Uninassau foram colaboradores da arquiteta Lenira de Melo neste contêiner que tem um quarto de estudos. Eles viveram na pele (e estão vivendo ainda) os percalços do ensino à distância. Por isso, juntos, discutiram os elementos fundamentais para ajudar a aprender remotamente. Além da ergonomia de uma cadeira gamer e o monitor para plugar ao laptop na área da escrivaninha, a professora e os alunos escolheram um sofá confortável em que o estudante pode descansar nas pausas. Nas paredes, a referência jovem fica por conta do Efeito Especial Cimento Queimado, da Coral, na cor Granito Molhado. Conheça todos os Efeitos Especiais da Coral (https://www.coral.com.br/pt/artigo-decora) e saiba como eles podem personalizar a sua parede.

As luzes de neon com os símbolos do vídeo game deixam claro que o quarto para estudos online é um espaço para jovens. A cor Granito Molhado, aplicado com Cimento Queimado traz a referência urbana, escolhida pelos universitários que colaboraram com arquiteta Lenira de Melo neste projeto.

O Efeito Cimento Queimado, da Coral, na cor Granito Molhado, cobre toda a parede. Mas a setorização da área de descanso neste quarto de estudos online se faz pela luz rebaixada, pelo painel fofinho e o forro acima do sofá.

A combinação branco e cinza foi selecionada pela sua elegância despojada. A parede lateral foi pintada com o tom Cheiro de Chuva e os móveis de apoio também são todos brancos. Mas é o cinza Granito Molhado que predomina - ainda que com a discrição proporcionada pelo Efeito Cimento Queimado.

 

Uma sala neutra para apaixonados por plantas
BioLiving, por We Arquitetos (@wearquitetos) 

Cores: Castelo do Deserto, nas paredes e teto, e Marrom Havana, na estrutura metálica do painel atrás do sofá 
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (na cor Castelo do Deserto) e Coralit Total Acetinado (na cor Marrom Havana) 
Área Externa: Cobre Suave 
Produto: Coralit Total Acetinado 

Se a biofilia apareceu tanto antes da pandemia, imagine depois do isolamento. Acompanhar a passagem do tempo por meio do desenvolvimento das plantas é a proposta deste living, projetado pelas arquitetas do escritório We. Como o destaque deveria estar na vegetação, Camila Horta, Eduarda Jungman e Isis Almeida escolheram um tom neutro, proposto pela Coral: o Castelo do Deserto. Ele foi aplicado no Efeito Especial Velvet. Esse acabamento com sensação de textura suave, já conhecido pelas arquitetas, dialoga com todas as referências naturais que elas usaram, como palha, madeira e linho. Se você procura um tom para combinar com a decoração da sua casa e gostaria de saber como ele ficaria em sua parede antes da pintura definitiva, pode fazer uma simulação no aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS). Você sobe a foto do seu ambiente e o app faz o resto.

É possível ver a delicadeza do brilho do Efeito Especial Velvet nestas fotos. Aplicado na cor neutra Castelo do Deserto, ele conversa suavemente com outros elementos do Bioliving, espaço do escritório We Arquitetos para a exposição Janelas CASACOR Pernambuco.

Uma bancada com múltiplos usos incorporou uma cuba, assim é possível manipular os vasos e higienizar as mãos com facilidade. O contêiner já tinha essa abertura no fundo - em formato de janela. Que foi aproveitada pelas profissionais. Nas paredes, o tom Castelo do Deserto traz um ligeiro brilho pois foi aplicado com o Efeito Especial Velvet da Coral.

Uma escada falsa cria a sensação de que há mais por ver no contêiner. De fato, há, mas não está disponível para a visitação. Trata-se de um rooftop com grana artificial, mas sem acesso. Ele pode ser observado das janelas dos prédios ao redor, já que o contêiner fica no centro de Recife. Dentro, em parede e teto, o Efeito Especial Velvet, no tom Castelo do Deserto, traz tranquilidade quentinha para os apaixonados por plantas.  


Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online - com um clique, sem você precisar sair de casa