casacor 2020

Desenhos, faixas e instalações artísticas: jeitos inovadores de colorir as paredes


Durante o isolamento, uma descoberta: a casa é o ponto alto da nossa expressão. Ali cabe o humor, cabe a arte, cabe a fuga do convencional. Com a coragem de apresentar propostas coloridas, rápidas e econômicas, arquitetos e designers de interiores de Janelas CASACOR firmaram parcerias com artistas plásticos. Juntos, criaram obras que foram reproduzidas com as Tintas Coral em paredes e tetos. Algumas delas, são geométricas - faixas, retângulos, quadrados e círculos. Outras são desenhos de plantas e paisagens estilizadas. Teve ainda degradê e uma instalação com blocos de cores. Pense sua casa como uma grande tela à espera dos seus lampejos criativos. Inspire-se nas fotos dos ambientes abaixo e veja também as fachadas cheias de arte nos contêineres cearenses.

Murais com natureza morta enaltecida pelas cores

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Minas Gerais

Mutabile Arquitetura (@mutabilearquitetura)
Cores: Verde Gramado Perfeito, Espetáculo Natural, Cascatas da Floresta, Turquesa Veneziana, Azul Pequim, Navegantes, Blues, Nascer do Oriente, Laranja Revelação, Asteca Coral, Licor de Damasco, Solário, Amarelo festival, Pimenta Malagueta, Vermelho real, Lilás Claro - todas usadas na obra de arte na parede. Lápis Preto, no teto. Tubarão Branco, na parede. 
Produtos: Coral Decora Matte (cores da obra de arte e Lápis Preto), Coral Decora Efeito Cimento Queimado (na cor Tubarão Branco).

A natureza está representada em vários momentos nesta varanda. Ela aparece no espelho, que lembra uma lâmina d’água no chão, e no teto escuro, que remete a um céu estrelado. Mas é o desenho colorido com 16 cores da Coral que preenche os olhos de quem passa por aqui. A obra foi feita a quatro mãos pelos artistas plásticos Helena Campos e Altino Caldeira. Muitos designers de superfície e artistas visuais oferecem o seu talento para elaborar arte que pode contar histórias na parede. Escolha pelas redes sociais aqueles que trazem traços mais sintonizados com seu estilo, indique as cores que prefere e converse sobre os esboços antes que a pintura seja feita. Ou explore o seu próprio potencial criativo iniciando com desenhos mais simples. 

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Espírito Santo

Renata Tristão (@renatatristaoarquiteta)
Cores: Pena Prateada, na parede e no forro, Bronze Tibetano, Esgrima, Pedra Esculpida e Ouro Monarca, no desenho geométrico da parede, Pedra Esculpida, Pote de Argila, Floresta do Congo, Folha de Louro e Ocre Profundo, no desenho floral
Produtos: Coral Decora Nuage (na cor Pena Prateada), Coral Decora Matte (na arte geométrica e na arte floral).

Como trazer para o banheiro o frescor permanente de flores e folhagens? A arquiteta Renata Tristão pediu à artista visual Ayla Roveda que elaborasse um desenho com cinco cores da Coral - entre elas o tom Pedra Esculpida, eleita Cor do Ano 2021. Ele foi pintado em um tecido, fundido posteriormente em uma placa de vidro. Ela usou a técnica porque queria que o desenho ficasse na área do box. Obras pintadas em local sem incidência permanente de água - como próximo à cuba, por exemplo -  podem ser feitas diretamente na parede. Tenha em mente a escala cromática que combina com o ambiente e o tema do desenho. Você pode até despertar o artista que mora no seu coração, rendendo-se ao faça-você-mesmo. Que tal?  

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Ribeirão Preto

Juliana Affini e Patrícia Makhoul (@affiniarquitetura @patimakhoul)
Cores: Pedra Esculpida, nas paredes, Branco Natural, no teto e na arte da parede, Vermelho Blefe, Presente Romântico, Bronze Tibetano e Luxo Moderno
Produto: Coral Decora Seda

A primeira escolha, nesta sala de banho, foi a paleta. As arquitetas observaram as sugestões da Coral e chegaram a um conjunto de cores expressivas, ligadas ao conceito de Autoconfiança, do estudo Colour Futures 2021. Só então convidaram as artistas do estúdio Lúdico Arte para imaginar um conjunto de flores e ramos - eles deveriam ser delicados, mas intensos, como o nome da paleta sugeria. Esse é um bom percurso a ser seguido por quem deseja desenhos nas paredes de seus ambientes. Delimite também o espaço que os artistas deverão ocupar com a arte. É possível salientar com eles elementos da arquitetura, como vigas e pilares.

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Bahia

Mônica Costa (@monicacosta_paisagismo)
Cores: Pedra Esculpida, como fundo da obra, Jardim da Meia Noite, Mica Negra, Branco Barbante e Presente Romântico, no desenho
Produto: Coral Decora Matte

Eis um recurso simples, econômico e rápido para transformar os quintais. Em geral, esquecemos o potencial que os desenhos têm de iluminar os muros. Aqui, os ramos criados pelas artistas da Lúdico Arte foram fundamentais para dar profundidade à área pequena. Evite os desenhos infantis. Prefira os abstratos e elementos estilizados, com cores neutras para trazer a elegância de que você precisa no jardim. 

Linhas retas e geométricos: formas coloridas com recados de beleza

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Brasília and Desenhos criativos

TRPC arquitetos (@trpcarquitetos)
Cores: Berinjela Profundo, Floresta Negra, Azul Mergulhador, Açafrão Indiano, Ferrugem, Lápis Preto, Descida da Duna e Azul Fresco
Produto: Coral Decora Matte

A parede precisa ser prioridade quando o assunto é decoração porque, nela, infinitas mensagens podem ser impressas. Neste caso, o que vemos é o manifesto de um olhar neoconcreto para o momento pandêmico. Ou seja, os retângulos e suas oito cores da Coral, não estão ali aleatoriamente. São a tradução do artista Almandrade para o mundo em transformação. Se quiser algo tão forte como essa arte, é preciso imaginar no espaço quais as cores falam diretamente ao seu coração. Aqui, o próprio Almandrade executou a obra, mas há casos em que o artista apenas faz a criação e, depois, um profissional de pintura a reproduz. Se precisar de um pintor ou pintora, busque na plataforma Páginas Coloridas da Coral. Mas se preferir colocar a mão na massa, veja os segredos de como usar a fita crepe para delimitar as áreas de pintura.

Janelas CASACOR Santa Catarina

Zardo Arquitetura (@zardoarquitetura)
Cores: Calcário, no forro. Cultura Grega, no recorte atrás do biombo e atrás dos quadros. Templo de Oração na frente da luminária de vidro suspensa. Estrada de Tijolos no recorte atrás da planta.
Produto: Coral Decora Matte

Dois elementos dessa sala foram fundamentais para definir como seriam os desenhos geométricos das paredes e teto: o biombo e o espelho. O primeiro, criado pelos arquitetos do escritório Zardo Arquitetura, faz as vezes de quadro multicolorido pintado com Tintas Coral. Partindo dele, os retângulos migraram para a alvenaria - como numa expansão de volumes. O segundo duplicou os quadriláteros pintados. Então, as formas foram feitas de propósito pela metade e, depois, ganharam o tamanho devido com o reflexo. O ponto de partida para a definição dos desenhos na sua casa pode ser um objeto de decoração ou um móvel importante para você. Aproveite para emoldurar esculturas, plantas ou luminárias com as faixas e retângulos pintados. E suba com a obra até o teto - fazendo uma ocupação mais completa do espaço.

Degradê potencializa o poder das cores

Desenhos criativos - Janelas CASACOR Ribeirão Preto

Thay Santana (@thaysantanta_arq)
Cores: Verde Radiante, Água com Limão, Amanhecer com Neblina, Espuma Cítrica, Aquário Verde e Pedra Italiana, nas faixas em degradê da parede e do teto.
Produto: Coral Decora Matte

O degradê é um recurso que dá profundidade ao ambiente ou faz o pé-direito do cômodo parecer mais alto. As faixas podem ocupar a parede de modo vertical ou horizontal, de acordo com o efeito desejado. Neste quarto, a arquiteta aproveitou a escada do mezanino para aplicar as cores. O recurso ficou jovial, como pedia a moradora - uma influenciadora digital - imaginada por Thay Santana. Aqui foram seis tons de verde da Coral que simulam um mar bem claro. A escolha e quantidade das cores vai depender da área que você deseja cobrir. Opte por uma transição de cor bem delimitada, como foi feito pela arquiteta, ou esfumaçada, criando uma gradação mais suave. E use o Coral Teste Fácil  se quiser descobrir como os tons se comportam em sua parede. A embalagem do Coral Teste Fácil vem com 30 ml de tinta pronta para uso e um rolinho, que facilita sua aplicação.


Cores, tintas e efeitos que renovam a sua parede podem ser escolhidas e compradas na Loja Coral online  - com um clique, sem você precisar sair de casa.