Essa cor ganha a simpatia de muita gente. É a preferida de mais da metade das pessoas no mundo e dá um toque de leveza a qualquer espaço.

Estamos falando do azul, a cor associada ao poder de acalmar e relaxar. Por isso é uma tonalidade encontrada frequentemente em dormitórios, salas de estar e banheiros.

Culturalmente, o azul é uma tonalidade que traz vários significados. No Islã, é a cor da proteção, razão para a decoração das mesquitas serem de ladrilhos turquesa ou azul; no hinduísmo, é uma cor sagrada. Repare que Krishna algumas vezes é retratado com a pele azul.

A tonalidade também está relacionada à sofisticação: muitos tesouros arqueológicos do Egito são ornamentados com uma rica borda de azul sobre turquesa; no passado, quase ninguém, a não ser a realeza, os nobres e o clero, tinha recursos para obter o pigmento azul; as porcelanas chinesas, de estampa azul e branca, eram muito apreciadas pelos comerciantes holandeses.

Psicologicamente, o azul tem o poder de modificar o nosso estado de espírito, pois além de tranquilizar, tem a capacidade de aumentar a nossa produtividade, por isso a cor também é ideal para fábricas, escritórios e salas de estudo.

Para a decoração de ambientes, é uma tonalidade que traz uma sensação de amplitude, causando a impressão de que um ambiente é muito maior.

Se você também admira a cor do céu e do oceano, inspire-se nestes ambientes decorados com a cor azul

SALA DE ESTAR

Azul - Sala

QUARTO AZUL

Azul - quarto

SALA DE JANTAR

Azul - Sala Jantar

HOME OFFICE

Azul - home office

BANHEIRO

Azul - Banheiro