"Estou cansada(o) da minha casa, mas não posso me mudar agora. O que posso fazer para dar uma nova vida à minha casa?”

Não subestime o poder das tintas! Mais de 50% dos entrevistados em uma pesquisa feita pela AkzoNobel concordou que uma boa pintura é a melhor maneira de dar um ar de coisa nova para um espaço familiar. E o melhor de tudo é que é uma opção mais em conta, com resultados instantâneas e fáceis de alcançar.

Independentemente se você preferir redecorar um quarto de cada vez ou fazer uma grande ação na casa toda de uma vez só, veja aqui como algumas tintas podem fazer você se apaixonar por ela de novo.

Se sua cozinha tem paredes com cor marrom escura, mas o que você realmente quer é uma cozinha arejada e bem família, por que não mudar esse marrom para um amarelo brilhante e ensolarado?
  1. Pense na função

Antes de pegar a paleta de cores, entre em cada cômodo de sua casa e pergunte-se: qual é a função desse cômodo; e em seguida, a cor atual do quarto exerce essa função? Se não, pense com cuidado sobre a atmosfera e a função que você gostaria que o cômodo tivesse e escolha suas cores para atender tal necessidade.

Por exemplo, se sua cozinha tem paredes na cor marrom escura, mas o que você realmente quer é uma cozinha arejada e bem família, por que não mudar esse marrom para um amarelo brilhante e ensolarado?

Quais tintas? Cor Amarelo Otimista Cor Bege Pergaminho

Certifique-se de usar uma cor que atenda a função principal, mas que também reflita a quantidade de luz necessária. Maçã-verde é um tom alegre para uma sala de estar ensolarada, já o rosa-escuro é uma cor convidativa e opulenta para uma sala de jantar.
  1. Mude as coisas de lugar. Por que não mudar de vez e inverter a função de dois cômodos?

Por exemplo, se o melhor sol da casa bate na sua sala de jantar, por que não invertê-la com a sala de estar? Você ganhará uma sala de estar linda e cheia de luz, enquanto a sala de jantar, que geralmente é mais usada à noite, ficará super feliz em uma parte mais escura da casa.

Certifique-se de pintar os cômodos com cores que atendam a função principal, mas que também reflitam a quantidade de luz necessária. Maçã-verde é um tom alegre para uma sala de estar ensolarada, já o rosa-escuro é uma cor convidativa e opulenta para uma sala de jantar.

Quais tintas? Cor Malva Rosa Cor Lima Suave

Tons apagados são eternamente populares, mas cores ousadas são uma forma certeira de dar vida a esquemas de decoração já cansados.
  1. Aposte na ousadia

Tons apagados são eternamente populares, mas cores ousadas são uma forma certeira de dar vida a esquemas de decoração já cansados.

Se você gostaria de iluminar sua casa, mas têm receio de errar feio logo de cara, faça um teste com tons mais apagados em um cômodo que você não usa com tanta frequência. Closets são ótimos para isso, já que são pequenos e utilizados apenas durante alguns minutos por dia.

Se sua casa não tiver um espaço desse para você fazer seus testes, experimente pintar uma única parede, ou até mesmo uma parede que fica atrás de um móvel grande, e veja se o visual te agrada.

Quais tintas? Cor Natureza Mágica

Analise o que você já tem, escolha os itens que você realmente adora e, em seguida, use-os como base para seu novo esquema de decoração.
  1. Deixe tudo bem amarrado

Depois de morar em um mesmo lugar por muito tempo, é comum juntarmos coisas que não combinam muito bem. Analise o que você já tem, escolha os itens que você realmente adora e, em seguida, use-os como base para seu novo esquema de decoração.

Se você tiver um bonito vaso azul, por exemplo, por que não usá-lo como ponto de partida para um novo esquema de cores sofisticado? Pinte as paredes com um azul fosco e aplique variações desse azul nos demais itens de decoração e acessórios, por exemplo.

Você fica incomodada(o) ao ver que sua casa não tem características arquitetônicas interessantes? Pois então crie-as com tintas.
  1. Crie novas características

Você fica incomodada(o) ao ver que sua casa não tem características arquitetônicas interessantes? Pois então crie-as com tintas.

Para recriar uma moldura de parede tradicional sem utilizar propriamente uma moldura em gesso, pinte a parte inferior de suas paredes com um tom mais profundo e aplique um tom mais leve à parte superior. Não há rodapés nem molduras de teto em sua casa? Pinte uma faixa na parte inferior e outra na parte superior de suas paredes e enquadre-as para dar um visual inteligente e delineado. Prefira tons profundos e escuros para dar um ar mais clássico.

Quais tintas? Cor Eclipse

Dica campeã Quer ter uma ideia de como sua casa ficará depois de pronta? Baixe o app Coral Visualizer para ter uma impressão digital instantânea de seu novo esquema de cores antes de derramar uma gota sequer.