A alguns dias do Natal, os brasileiros já começam a desencaixotar a árvore e a decorar a casa com os tons típicos desta época. Ao lado do verde e do vermelho, o dourado reina nos enfeites, trazendo um toque extra de brilho ao período. Esse tom, aliás, vai ultrapassar o mês de dezembro e será tendência em 2016, segundo o Colour Futures, o estudo de tendências de cores da Tintas Coral, marca da AkzoNobel. A empresa elegeu a tonalidade “Ouro Monarca”, um ocre-dourado, como o tom do próximo ano. Para quem gosta de diversificar nos detalhes da casa, as dicas da marca podem ser aplicadas também na decoração de Natal. Abaixo, a Tintas Coral listou cinco formas de usar o dourado com outras cores, que vão desde as clássicas vermelha e verde, até as inusitadas, como azul.

Dourado com Azul

Natal 4

O azul é considerado uma cor que acalma e inspira, por isso, sua combinação com o ocre-dourado dá um toque de leveza e sofisticação ao ambiente. Aposte na combinação de “Ouro Monarca” com azuis suaves, como as cores “Mirante” e “Folha Cinzenta”, presentes no leque de cores da Tintas Coral.

Dourado com verde

Os verdes de 2016, segundo a Tintas Coral, estão mais cinzas e apresentam uma nuance pálida, por isso são boas opções para se combinar com o quente do ocre-dourado. Abuse das tonalidades verdes suaves como as cores “Estuque Envelhecido” ou “Bege Mineral” para deixar a combinação harmoniosa.

Dourado com amarelos e laranjas

Essas tonalidades por si só trazem vivacidade e energia para o espaço. Ao usá-las com o ocre-dourado, a sensação é de bem-estar e aconchego pelo calor das cores. Nessa combinação, opte por amarelos com toque de mostarda, como “Açafrão Indiano” ou “Armazém do Interior”, e laranjas suaves em tom de pele, como a cor “Castor Suave”.

Dourado com tons de neutros quentes

Os tons que lembram a terra criam um ambiente sofisticado e dão a sensação de tranquilidade. Quando combinadas com o ocre-dourado, deixam o espaço ainda mais acolhedor e ao mesmo tempo moderno. As cores “Chocolate Leve” e “Lado Negro” vão bem com “Ouro Monarca”.

Dourado com vermelho

O Colour Futures aponta vermelhos mais suaves em 2016, com uma versão diferenciada da clássica combinação entre dourado e vermelho vibrante, muito usada inclusive nas decorações de Natal. De acordo com o estudo da Tintas Coral, a tendência é usar o ocre-dourado com a cor “Executivo”, vermelho suave apetitoso e de fácil convivência.