Avalie o seu espaço

Cores diferentes são adequadas para ambientes diferentes, portanto, o primeiro passo é avaliar o seu espaço. Se o seu ambiente parece frio com frequencia, cores brilhantes em tons víbrantes e saturados irão aumentar a luz a fazê-lo parecer mais quente. Se o seu ambiente recebe bastante luz naturalmente, você pode lançar mão da maioria das cores – incluindo escuras ou dramáticas.

Pense em como você usa o ambiente. Para comer, trabalhar ou dormir? Use as cores para criar o clima que você deseja. Tons calmos e frios, como verde suave e azul-água, trazem calma, enquando os intensos e vibrantes, como vermelhos e roxos, são energizantes e estimulantes.

A inspiração está em tudo

A natureza é uma fonte maravilhosa de combinações de cores. Dê uma volta pelo mundo natural e explore os espaços ao ar livre. Quais paisagens fazem seu coração bater mais forte?

Faça uma lista dos principais tesouros que tem em casa. Você tem uma almofada ou colcha que anima qualquer espaço instantaneamente? Escolha cores de um acessório estampado favorito e inclua-o no seu ambiente finalizado para um visual coordenado e pessoal.

A arte também pode inspirar combinações de cores deslumbrantes. Selecione algumas cores-chave de uma pintura que você ama para um look que estimule sua veia criativa.

A mágica do painel de ideias

Após escolher suas cores, reúna amostras de tintas, tecidos e papéis de parede com as diferentes nuances das cores escolhidas. Use um espaço plano ou um grande pedaço de papelão branco como fundo para a sua nova combinação que está para surgir. Organize e reorganize até ficar satisfeito. Não tenha pressa. Depois, deixe um pouco de lado e saia para tomar um ar. Você saberá quando estiver perfeita.

Experimente antes de comprar

Amostras de tinta são um jeito maravilhoso de garantir que a cor que você ama vai ficar tão perfeita na sua parede como ficou no seu painel de ideias. Pinte locais com iluminações variadas ou pendure folhas de revestimento no formato A4 em paredes diferentes para ver como as cores ficam sobre a luz natural e artificial nos diversos períodos do dia.