Um jeito maravilhoso de começar suas aventuras na decoração é compreender como as cores funcionam - tudo o que você precisa são algumas dicas profissionais.

Conheça sua escala de cores

A escala de cores tradicional é uma forma útil de organizar cores-chave e pode ajudar a criar combinações de cores para qualquer ambiente ou projeto.

Existem três categorias principais de cores:

As cores vermelho, amarelo e azul são consideradas cores primárias. Esses são os três ingredientes básicos a partir dos quais todas as outras cores são criadas.

As cores laranja, violeta e verde são consideradas cores secundárias. Cada uma delas é criada a partir da combinação de duas cores primárias. Assim, vermelho e amarelo criam o laranja, azul e vermelho criam o violeta e azul e amarelo criam o verde.

Cores terciárias são criadas a partir da mistura de uma cor primária com uma cor secundária ou misturando duas cores secundárias. Por exemplo, verde-limão (verde e amarelo) e magenta (roxo e vermelho).

Crie sua combinação de cores

Assim que você tiver uma escala com essas cores básicas organizadas dentro dela, será possível criar três tipos principais de esquemas para decoração, usando três combinações de cores que não falham:

Combinações monocromáticas ou de tonalização usam tons da mesma cor em tonalidades variadas. Essas combinações funcionam muito bem em espaços onde se deseja criar ambientes calmos e tranquilos. Experimente pintar o teto com um tom de azul bem claro, as paredes com um azul médio e as madeiras com um azul marinho intenso.

Combinações harmônicas ou análogas destacam cores próximas na escala de cores. Juntas elas funcionam perfeitamente na decoração de um ambiente. Misture azuis com roxos ou laranjas com vermelhos.

Combinações de cores complementares ou contrastantes usam tonalidades diretamente opostas na escala de cores. Elas sempre ficam bem juntas, apesar de serem contrastantes. Essa combinação oferece um jogo de cores instigante e, dependendo da força das cores selecionadas, o visual criado pode ir do divertido ao dinâmico. Por exemplo, azul fica incrível com laranja e amarelo funciona perfeitamente com roxo.

Após compreender a escala de cores e dominar estas regras básicas, você poderá experimentar e criar uma incrível variedade de combinações de cores com confiança.