Porém muita gente fica apreensiva ao receber hóspedes e por este motivo compilei alguns lembretes para tornar esta tarefa mais fácil.

Vamos conferir as 10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa?

1.A regra fundamental é deixar o hóspede à vontade, mas ciente das regras da casa. No momento da chegada, explique a rotina da casa de uma forma leve e o funcionamento dos equipamentos básicos, como TV e DVD. Esta também é a hora mais adequada para “estabelecer as regras”, como fumar ou não, onde colocar as toalhas molhadas e informar os horários das refeições. A melhor forma de conviver bem é combinar tudo com antecedência.

2.Não é necessário ter um quarto de hóspedes em sua casa para poder receber, mas é importante ter um espaço dedicado ao visitante onde ele possa se sentir confortável. Uma cama previamente arrumada e um jogo de banho à disposição do convidado são itens básicos. Um cobertor e um travesseiro extra também são bem vindos para que o convidado tenha uma boa noite de sono. Lembre-se de disponibilizar um espaço para acomodar as malas e as roupas dele.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

3.Ao lado da cama é sempre bom ter uma garrafa de água com copo – ou uma moringa – para que o hóspede possa servir-se durante a noite sem precisar incomodar o dono da casa.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

4.Outro item de conforto é uma luz auxiliar, como a de um abajur, à mão do convidado. Este item facilita muito o deslocamento de uma pessoa que não está habituada com a localização dos interruptores do local.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

5.Deixe um aviso indicando a voltagem da casa – o que pode evitar desgostos de aparelhos queimados. Um adaptador de tomada também é de grande ajuda.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

6.Como a vida moderna é uma vida 100% conectada, disponibilizar a senha do wi-fi da casa para seu convidado é um facilitador e tanto durante sua estadia. Também deixe à disposição da visita um bloco de notas e uma caneta para pequenas anotações

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

7.Deixar algumas revistas à mão e um relógio com iluminação noturna são atitudes simpáticas para receber bem. Pense que a função despertador do relógio pode ser bem útil ao convidado.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

8.O banheiro que o hóspede vai utilizar deve estar limpo e ter alguns rolos extras de papel higiênico. Uma boa pedida é providenciar também uma cestinha S.O.S contendo sabonete, creme dental, shampoo e condicionador, algodão, hastes flexíveis, analgésicos e curativos. No caso de receber mulheres vale deixar também alguns absorventes e um secador de cabelo.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

9.Para uma estada mais longa, ou mesmo para quando você não estiver disponível ao longo do dia, disponibilize uma cópia da chave de sua casa para o hóspede, para que ele tenha autonomia para entrar e sair.

10 dicas de ouro para receber hóspedes em casa.

10.Pesquise os hábitos alimentares do convidado e planeje as refeições baseadas neles. Também deixe alguns petiscos disponíveis para que ele possa se servir (alguns chocolates como sinal de boas vindas são sucesso garantido)!

Com este pequeno roteiro, receber, com certeza, torna-se mais simples e prazeroso.

Quem disse que as cores também não são uma bela dica para receber bem?

Um beijo,

Flávia

P.S.: As fotos desta postagem foram tiradas do meu quarto de hóspedes, que tem como protagonista a parede verde piscina, pintada com a cor Calça Capri (ref. 50GG 43/213) da Coral.