Swell 1

Morador da comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, Swell gostava de se expressar nas ruas. Começou, aos 16 anos, pichando. Sofreu algumas represálias, até que descobriu a arte do grafite e não parou mais. Mais de dez anos depois, hoje ele realiza o sonho de viver do trabalho como grafiteiro.

Swell 2

Ele já foi convidado pelo projeto Tudo de cor para você, da Tintas Coral, para pintar um mural que representasse a favela. No começo de 2013, fez a primeira intervenção, pintando um grande painel com os principais atrativos da comunidade: a estátua do Michael Jackson, a vista do Cristo Redentor, as brincadeiras das crianças e outros ícones culturais. Depois de pronto, o trabalho do grafiteiro virou atração turística no local. "Acho que cor é vida. E o grafite leva cor e vida para as pessoas. Ele tem essa função, de mudar quem passa por ele, de fazer a pessoa refletir ou até mesmo mudar o humor", conta.

Swell também tem murais na Lapa e na Tijuca, principalmente. "Hoje eu já vivo do trabalho com o grafite. Faço trabalhos por encomenda e também dou aulas particulares", diz. Além disso, ele ainda encontra tempo para dar aulas voluntárias, ensinando tudo que aprendeu sobre o grafite para crianças da comunidade.

Swell 4

O projeto sociocultural “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, criado em 2009 com o propósito de melhorar a vida das pessoas a partir da transformação de casas e cidades por meio da cor, amplia o apoio a artistas e coletivos urbanos de todo o Brasil. Iniciativas foram realizadas em dezenas de cidades brasileiras e levaram para as ruas a arte e as cores de artistas urbanos conhecidos e outros que estão consolidando seus trabalhos.

Saiba mais sobre o projeto