Home > Imprensa > Press Releases
- Agosto de 2006

-
Voluntários da Tintas Coral promovem ações de educação ambiental e cidadania em escolas públicas adotadas pelo programa, em Mauá e Recife.
São Paulo, agosto de 2006 - “Educar a criança de hoje para que se torne o adulto ecologicamente consciente e responsável de amanhã.”. Com essa missão, o Clube da Terra, programa de voluntariado dos funcionários da Tintas Coral, já beneficiou cerca de 1.400 crianças desde 2005, quando um grupo de funcionários solicitou à diretoria da empresa que fosse colocado em prática um projeto desse tipo. Atendendo a esse pedido, foi criado, então, o Clube da Terra, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Também foi escolha dos funcionários trabalhar com a educação ambiental – já que a empresa possui forte compromisso nessa área - assim como realizar ações com a comunidade do entorno das duas fábricas.
Em 2006, cerca de 500 alunos de 1ª a 4ª série da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, da cidade de Mauá, na região metropolitana de São Paulo, vêm participando de atividades que unem educação ambiental e diversão. Cada encontro entre os funcionários da Coral e a criançada é regido por um tema, que pode ser Uso Consciente da Água, Reciclagem de Lixo ou Desmatamento. Esses encontros são marcados por jogos lúdicos, peças de teatro, caminhadas pela Mata Atlântica e filmes que ensinam, de maneira fácil e gostosa, lições básicas de ecologia e preservação do meio ambiente. Queimadas, poluição, fauna e flora são outros assuntos abordados por esses filmes, produzidos especialmente para o projeto e que fazem as crianças ficarem de olhos grudados na tela.
As mesmas atividades ocorrem, mês a mês, do outro lado do País, na capital pernambucana. No Recife, são 250 crianças da Escola Municipal Orlando Breno que participam do Clube da Terra. Assim como em Mauá, a programação inclui brincadeiras educativas variadas, além da pintura das escolas adotadas, com participação direta das crianças, através de concurso de desenhos e estampagem dos mesmos nos muros das escolas.
Em Mauá e no Recife, já virou rotina aprender e praticar o respeito ao meio ambiente. As famílias também acabam sendo envolvidas, já que as crianças transmitem o aprendizado em casa. E mais: as mães dos alunos são convidadas a participar de Oficinas de Eco Artesanato oferecidas pela Coral. Nessas aulas, aprendem a criar peças de decoração com lixo reciclado, que inclusive podem ser vendidas, gerando uma bem-vinda renda extra. Já os pais, recebem treinamento na profissão de pintor – tudo isso com a intenção de promover o incremento da renda familiar e conseqüente melhoria da qualidade de vida de todos.
Ao final de cada encontro, é possível ver alegria e satisfação no rosto tanto dos pequenos aprendizes como dos 110 voluntários da Coral. E, também, ansiedade pela próxima atividade mensal do Clube da Terra. As ações são realizadas nas escolas ou até mesmo na Tintas Coral, quando são organizadas as caminhadas ecológicas na Mata localizada na fábrica de Mauá, com a supervisão da Polícia Militar local. Em todas as atividades, são três horas preciosas juntos, da mais rica troca de experiência. Os funcionários deixam seu posto (eles são dispensados do seu horário de trabalho para realizar as ações) para doar, além da educação ambiental, dedicação e carinho. As crianças substituem livros e cadernos pela cartilha do Clube da Terra e aprendem brincando como cuidar melhor do seu planeta.
Algumas informações sobre outras ações de Responsabilidade Social da Tintas Coral:
>> Oferece, gratuitamente, aulas de circuito (educação física) a 80 mulheres da comunidade e, ainda, escolinha de futebol a 45 meninos cadastrados em sua Associação Desportiva de Mauá;
>> Conserva uma área de 700.000 metros quadrados de Mata Atlântica na fábrica paulista;
>> Promove a coleta seletiva de lixo entre seus funcionários e destina o dinheiro arrecadado à compra de material escolar para os filhos dos próprios funcionários;
>> Utiliza embalagens de PET (polietileno tereftalato) na composição de matérias-primas de seus produtos – em apenas dois anos, foram usadas mais de 30 milhões de garrafas recicláveis – contribuindo com o trabalho de quatro cooperativas de catadores de lixo, além de reutilizar um material altamente poluente que demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza;
>> Possui um programa rígido de controle de resíduos, não poluindo, de nenhuma maneira, o meio em que atua.
>> Realiza doação de tintas para entidades sem fins lucrativos. Só em 2005, foram doados mais de 20.000 litros de tinta.
>> Trata e reutiliza a água antes de devolvê-la ao meio ambiente e estimula o consumo consciente da água e da energia;
>> Pratica a produção sustentável e realiza constantes trabalhos de pesquisa para desenvolver produtos cada vez mais amigáveis à natureza;
>> Promoveu a inclusão digital das crianças atendidas pelo Clube da Terra, em 2006, através da doação de computadores, em parceria com a Cooperativa de Crédito de seus funcionários.
>> É parceira da ONG SOS Mata Atlântica e associada do Instituto Ethos.
Sobre a Tintas Coral – Fundada em 1954, passou a integrar o grupo britânico ICI, em 1996. Suas atividades estão concentradas no negócio de Tintas Imobiliárias e Protective Coatings. A empresa possui duas unidades industriais: em Mauá (SP) e no Recife (PE). Atualmente, produz cerca de 1.500 itens, num total de 160 milhões de litros/ano, exportando para aproximadamente 13 países. Com a Alba, na Argentina, a Inca, no Uruguai, e a Pinturas Coral, na Bolívia, a Tintas Coral compõe a ICI Paints América Latina.
Novembro de 2006-
Livro de tendências chega à 4ª edição e se firma como ferramenta para ajudar o consumidor a escolher a cor que combina com seu momento de vida.
Outubro de 2006-
Criada pela Leo Burnett, comunicação convida consumidor a mudar sua vida através das cores da Coral.
Setembro de 2006-
Investimento agilizará todas as operações internas de carregamento e descarregamento.
Agosto de 2006-
Voluntários da Tintas Coral promovem ações de educação ambiental e cidadania em escolas públicas adotadas pelo programa, em Mauá e Recife.
Agosto de 2006-
Clube da Terra, programa de voluntariado da Tintas Coral, promove inclusão digital para as crianças atendidas em 2006.
Junho de 2006-
Nova versão da tinta acrílica Coralatex pinta 20% mais, graças à fórmula e à consistência exclusivas.
Janeiro de 2006-
Tintas Coral lança nova cartela de cores inspirada nas sensações.







































