Semana da primeira casa: o que evitar em ambientes pequenos
No segundo post da série sobre a primeira casa, continuamos a falar sobre formas de valorizar ambientes pequenos. Desta vez, porém, vamos abordar os erros mais comuns – para que você não os cometa no seu querido lar! Mais uma vez é o arquiteto Diego Revollo quem dá as quatro dicas do que evitar. Veja só:
1. Fuja do forro de gesso. Forros diminuem o pé-direito dos apartamentos, que já não costumam ser altos, piorando a sensação de aperto. “O ideal é tentar manter o pé-direito de 2,60 m”, diz Diego.
2. Tome cuidado com as mesas de centro. Na hora da escolha de mesas de centro, pense em peças que não atravanquem o caminho. Segundo Diego, a mesa deve permitir espaços de no mínimo 60 cm para circular entre os móveis.
3. Evite poluir a parte de cima das paredes. Não use muitos enfeites nas partes altas, nem móveis com grandes superfícies lisas (por exemplo, estantes altas ou armários profundos). “Essas peças parecem pesadas e tornam o apartamento mais apertado. Troque-os por peças delicadas, como quadros e fotos ampliadas. Ou deixe o espaço vazio”, recomenda o arquiteto.
4. Atenção aos espelhos. Os espelhos são ótimos aliados em dar sensação de amplitude, mas apenas se usados da maneira correta. A sugestão de Diego é cobrir superfícies inteiras, como uma parede ou porta de armário. “Espelho bem usado desaparece no ambiente: você precisa olhar uma segunda vez para perceber que a peça está lá. Fica muito bacana em salas de jantar ou halls”, conta Diego. Portanto, nada de espelhos com formatos inusitados e com bisotês (os chanfros cortados no vidro).
Você já leu o post de segunda-feira, com as ideias para ampliar o ambiente? Confira também clicando aqui! Amanhã a gente volta com mais um texto para ajudar você a montar sua primeira casa. Tudo de cor para você!




